Dr. Sérgio Teixeira *
Até há pouco tempo muitos médicos consideravam a osteoporose uma carência de cálcio no organismo. E receitavam remédios para repor esse cálcio.
Mas, infelizmente, essa teoria se mostrou inútil, e pior ainda, contra producente, pois surgiam outros sintomas indicando excesso de cálcio em outros locais do organismo: bursite, tártaro nos dentes, cálculos renais e, tragicamente, infartos e acidentes vasculares cerebrais.
Hoje, já se sabe que a osteoporose, que é uma forma mais grave da osteopenia, representa apenas uma má distribuição do cálcio no organismo, faltando nos ossos e sobrando em outros lugares. Tomar mais cálcio, assim, representa um verdadeiro DESASTRE.
E, mais desastroso ainda, nem todos os médicos já sabem disso... Ou querem saber.
Para aqueles que indicam tomar suplementos concentrados de cálcio, o excesso vai se depositar nas paredes dos vasos sangüíneos, reduzindo seu calibre e endurecendo-os, o que vai produzir a arteriosclerose e a hipertensão arterial. A obstrução dos vasos pelo cálcio determinará as isquemias cerebrais, cardíacas e até genitais, provocando perdas de memória, infartos e incapacidade sexual. Estas são conseqüências indiretas da osteoporose assim equivocadamente tratada.
Quais seriam, então, as verdadeiras causas dessa doença que aflige milhões de pessoas de ambos os sexos e não apenas da terceira idade, pois nadadores e astronautas jovens são também vítimas da osteoporose?
Na verdade, algo que faz uns 20 anos estava concentrado entre as mulheres acima dos 35 anos, hoje atinge homens e mulheres e, cada vez mais jovens... Ah! os laticínios, o açúcar e refrigerantes... Bem, vamos deixar este assunto - o que acelera a osteoporose - para putro momento.
São cinco os fatores de ALERTA da osteoporose:
O tratamento via medicina ortomolecular, um casamento da homeopatia e da alopatia, pode facilitar a eliminação do excesso dos metais pesados do organismo e ajudar na reposição das vitaminas e minerais que faltam, através de fórmulas aviadas em farmácias de manipulação. Além disso, existem medicamentos, como o alendronato de sódio, que estimulam a fixação do cálcio nos ossos.
Hoje, por exemplo, é possível evitar a operação da ponte de safena mesmo em casos de obstrução adiantada das coronárias, pois as medidas acima podem desobstruir as artérias em curto prazo, restabelecendo o metabolismo adequado do cálcio no organismo.
Viva o estar De BEM com a Natureza, atividades físicas, sol, ar livre,
alimentos do reino vegetal, idealmente orgânicos, leites, iogurtes e queijos VEGETAIS, digestão fácil, vitalidade em alta...
Estes tratamentos certamente irão ajudar na cura, mas um Estilo de Vida Alimentação VIVA, que nutre, desintoxica e vitaliza, irá cuidar de MANTER o ambiente metabólico sano e evitar processos agudos ou crônicos deletérios dos ossos e outras estruturas.
Ossos e dentes são nossas ESTRUTURAS em todos os níveis de consciência. Por que com o avançar da idade, quando temos tudo para crescer em maturidade e sabedoria, temos que encolher e nos permitir dissolver nossas estruturas? Pense nisso!
Leia também o que penso sobre o consumo de suplementos, multivitamínicos: DISFARCES da indústria farmacêutica AQUI.
E sobre Os perigos dos Metais Pesados!
Para fechar com chave de ouro LEIA: O espírito vive de vitalidade, enquanto que o corpo vive de energia
(*) Dr. Sérgio Teixeira - Clínico Geral Homeopata Ortomolecular
http://www.velhosamigos.com.br/autores/teixeira/teixeira2.html
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário