“Nada é. Tudo está.”

31/03/2016

Benefícios do Óleo Essencial de Camomila



Camomila - Anthemis nobilis

Tipo de Planta: Pequena planta perene com e flores brancas aromáticas.
Óleo Extraído de Flores e folhas por destilação a vapor. 
O óleo varia de um amarelo pálido até uma tonalidade verde/azulada bem escura.

Nota: Média          Aroma: Herbal, perfumado com um toque floral. O óleo da Camomila Alemã é mais forte, quente e amargo, parecido com o cheiro das flores secas usadas para chá. O óleo da Camomila Romana é mais suave e adocicado e tem um aroma que lembra maçãs.
Classe terapêutica: Calmante    Diluição: Normal (puro)
Qualid: Yin    Planeta: Lua

Propriedades: Calmante, anti-inflamatório, antiespasmódico, sedativo nervoso, antidepressivo, hidratante, digestiva, sudorífero, antisséptico, febrífugo, adstringente, emoliente, estimulante do sistema linfático, analgésico, bactericida, cicatrizante, hipnótico e carminativo.

Principal Utilização:

Pele: A camomila é poderosa como calmante e anti-inflamatória para a pele. Trata queimaduras, cortes, ferimentos, eczemas, dermatites, acne, irritação da pele, pele seca, madura, alergias, furúnculos, urticária, feridas, pele sensível e irritada. 
Outras Utilizações:

Sistema Digestivo: Trata flatulência, diarreia, gastralgia, gastrite, vômitos, dores estomacais, má digestão, prisão de ventre e cólicas.

Sistema Muscular e Locomotor: A camomila tem um ótimo efeito analgésico e anti-inflamatório para dores musculares, rigidez muscular, articular, inflamações nas articulações (artrite) e reumatismo. O óleo é usado em todos os inchaços duros, dores, câimbras ou dores nas juntas, ou em qualquer parte do corpo. 

Sistema Hormonal e Geniturinário: É um fito-hormônio, tratando problemas como TPM, irregularidade menstrual e problemas hormonais. É boa para muitos desarranjos femininos, incluindo menstruação escassa, irregular, dolorida, perda excessiva de sangue, hemorragia uterina, vaginite, pruridos e menopausa. 

Sistema Nervoso: Calmante, antidepressivo, antiestresse, sedativo nervoso.  Neutraliza a agressividade e a raiva, eliminando mágoas do coração. Alivia dor de cabeça, enxaqueca, insônia, ansiedade e TPM.  É útil tanto em incômodos e dores mentais, como físicas. Sendo indicada quando há inquietação, irritabilidade nervosa ou impaciência.

Uso espiritual: Facilita a ligação à Criança Interior, levando-lhe cura, perdão e conforto. Ajuda também no fortalecimento do amor entre pais e filhos. Excelente auxiliar da meditação, ajudando a libertar iras e ansiedades e aflorando a paz interior.

Cuidados: Pode ser usado em crianças. Possui um aroma forte, deve ser usado em baixa concentração.

Combinações: Lavanda, Neroli, Bergamota, Jasmim, Rosa, Palmarosa, Ylang-ylang, Petitgrain, Sândalo, Sálvia, Laranja, Tangerina, Cedro, Vetiver, Hortelã.


Benefícios do Óleo Essencial de Alecrim


Alecrim - Rosmarinus officinalis

Tipo de Planta: Arbusto sempre verde com folhas pontiagudas e flores azuladas.
Óleo Extraído de Folhas e galhos por destilação a vapor.
Nota: Médias        Aroma: Fresco, canforado, herbal e perfumado.
Classe terapêutica: Energizante Estimulante   Diluição: Baixa
Qualidade: Yang    Planeta: Urano   Chacras: 4, 6 e 7 (limpa todos)

Propriedades: Antisséptico, antiespasmódico, analgésico, adstringente, carminativo, cefálico, colagogo, colérico, cicatrizante, digestivo, hipertensor, estimulante da circulação local, rubefaciente, expectorante, emenagogo, relaxante muscular, diurético e descongestionante.

Principal Utilização:

Pele: Pele oleosa, acne, celulite, caspa, queda de cabelo. Evita flacidez e envelhecimento da pele.

Sistema Muscular e Locomotor: Seu principal componente, a cânfora, é um ótimo analgésico. Sendo, portanto muito útil para tratar dores musculares, torcicolo, tensão muscular, gota, cansaço ou fadiga muscular, artrite e reumatismo, lumbagos, fibromialgia, dor ciática, câimbras, e problemas dolorosos em geral.

Sistema Circulatório: Má circulação, arteriosclerose, palpitações, pressão sanguínea baixa, membros frios. É estimulante da circulação local.

Sistema Nervoso: O óleo essencial de alecrim é excelente estimulante dos nervos, e pode ser usado em todo distúrbio em que haja redução ou perda da função nervosa. Nos nervos sensoriais e no caso dos nervos motores, em paralisia, perda de fala, e outros distúrbios nervosos como a histeria e epilepsia. Revigorante e estimulante do ânimo. Alivia o cansaço mental, a fadiga, o stress e a letargia.
Estimula a concentração e acalma estados de pânico e fobias.

Sistema Linfático: Estimula a drenagem dos restos metabólicos, alivia edemas e retenção de líquidos.

Sistema Respiratório: Tosses, resfriado e gripes, asma, bronquite, nariz congestionado, catarro.

Sistema Digestivo: Infecções intestinais e diarreia, tônico estomacal, colite, dispepsia atônica, flatulência e dores de estômago.

Limpeza de Ambiente: Ótimo para limpar o ar e retirar odores indesejáveis do ambiente.

Uso Espiritual: No Antigo Egito era usado nos rituais de purificação. Hoje em dia, é muito usado para proteção contra magias negras e para proteger os espaços da energia da inveja, colocando-se 7 gotas à entrada do espaço (casa, loja ou outro).

Combinações:
Olíbano, Lavanda, Citronela, Hortelã, Petitgrain, Tomilho, Manjericão, Cedro, Canela, Bergamota, Laranja, Eucalipto, Vetiver, Capim-limão, Gengibre, Pimenta Preta, Pinho, Limão.
Curiosidades:
O alecrim há muito é considerado planta sagrada. Foi usado na magia, medicina e culinária das mais antigas civilizações.
O Alecrim é uma das mais antigas e renomadas das ervas medicinais inglesas, apesar de não aparentar ser nativa desse país. Na França, era tradicionalmente usado para queimar como fumigador em quartos com pacientes.
Os antigos costumavam usar ramos de Alecrim para espantar maus espíritos e para queimar como incenso.

Cuidados:
Usar bem diluído e evitar em crianças e grávidas.
Por conter Cânfora em sua composição é hipertensor, portanto nao deve ser usado por pessoas que possuam Pressão Alta.

Os óleos essenciais herbais/frescos, são mais voláteis, tendo validade de 06 meses a 01 ano aproximadamente, desde que guardado corretamente (em frasco de vidro escuro, bem tampado e protegido da luz e calor).

Benefícios do Óleo essencial de Bergamota


Bergamota - Citrus bergamia

Tipo de Planta: Subespécie de Citrus enxertada com árvores de laranja amarga.
Óleo Extraído de Casca do fruto por prensagem a frio.
Nota: Alta             Aroma: Fresco e cítrico, com um toque floral e perfumado.
Classe terapêutica: Calmante Tranquilizante  Diluição: Normal
Qualidade: Yang        Planeta: Sol

Propriedades: Antisséptico, antibiótico, antiespasmódico, carminativo, tônico estomacal, antidepressivo, sedativo, antitérmico, vermífugo, cicatrizante, expectorante, estimulante imunitário.

Principal Utilização:

Sistema Circulatório e Linfático: Estimulante para a circulação e principalmente o sistema linfático. Elimina toxinas, acúmulo de líquidos, gorduras localizadas e a celulite.

Sistema Digestivo:Tem ação calmante sobre o estomago, especialmente em estados de tensão nervosa, trata distúrbios gástricos como diarreia, prisão de ventre, indigestão, cólica e flatulência. É estimulante do apetite.

Pele: Trata à pele mista e oleosa, acne, cicatriz, infecções, psoríases, eczema nervoso, herpes, dermatite, rachaduras e fissuras, seborreia, é desodorizador da pele.
Tem efeito de aumentar a capacidade fotossintética da pele, tornando o bronzeamento mais rápido quando é hidratada com cremes que contenham o óleo da bergamota, vitiligo. Nesse caso, deve ser usado sem expor a pele aos raios solares por pelo menos 6h, pois como todo óleo cítrico, pode causar manchas.

Sistema Digestório: Desinfetante bucal, usado como tônico da gengiva e útil no tratamento de aftas e inflamação de garganta e mal hálito.

Sistema Geniturinário: Cistites e infecções do trato urinário. Infecções e inflamações na área genital. Tem ampla ação antisséptica e é eficaz contra gonococos, estafilococos, cólica, meningococos, vibrião Nasik, bacilo da difteria e muito mais.

Sistema Respiratório: É eficaz também contra o bacilo da Tuberculose e é indicado para todos os tipos de infecção do trato respiratório, especialmente a bronquite, e nesse caso é mais eficaz ainda quando misturado com o óleo de Limão.

Sistema Imunológico: Ótimo imunoestimulante, benéfico para casos de resfriado, bronquite, febre e doenças que atacam as defesas do organismo.

Sistema Nervoso: Estimula e acalma o sistema nervoso ao mesmo tempo, alivia ansiedade, stress, insônia, tensão nervosa e fobias. Estimula o ânimo, bom humor, vigor mental e físico. É um dos mais poderosos óleos contra a depressão, tristeza e apatia. Reanima e levanta o astral.

Uso espiritual: Dizem os místicos que este óleo possui uma vibração espiritual muito alta, facilitando uma sintonia rápida com os reinos celestiais e a aproximação do Arcanjo Jofiel, dos anjos da alegria e da iluminação. Auxilia no afastamento dos véus que nos separam dos seres de altas vibrações de amor e harmonia de outras dimensões. Em algumas religiões usa-se para ungir os participantes nos rituais de iniciação e como proteção contra os perigos, usando-se muito por isso, como protetor contra os azares e perigos físicos ou espirituais.

Curiosidades: É uma das essências mais usadas na indústria da perfumaria e o principal componente da receita clássica da Água de Colonia (Eau de Cologne) além da Lavanda, Rosa, Néroli, Cedro e Alecrim.
O óleo também é usado para aromatizar o chá Earl Grey.
O óleo essencial de Bergamota foi usado na medicina popular italiana durante muitos anos, basicamente contra febres e vermes.

Combinações: Combina bem com praticamente todos os outros óleos essenciais, dando um aroma fresco e perfumado a mistura.
É um ótimo ingrediente para óleos de massagens antiestress e relaxantes. Deve ser usado em baixa concentração devido ao aroma intenso.

Cuidados: * Jamais deve ser usado puro sobre a pele na presença da luz solar ou da ultravioleta. Mesmo quando diluído em óleo vegetal ou cremes, lembre-se que ele não protege a sua pele da queimadura dos raios solares. Não se expor ao sol depois do uso na pele, por no mínimo 6 horas, como todo óleo cítrico.
Usar diluído, e evitar na gravidez.

Como todos os óleos essenciais cítricos, esse tem validade de 06 meses a 01 ano aproximadamente, desde que guardado corretamente (em frasco de vidro escuro, bem tampado e protegido da luz e calor).

26/03/2016

FUNÇÃO ENERGÉTICA DAS ERVAS




Alecrim - Ajuda a perdoar mágoas

Alfazema - Aumenta a autoconfiança

Anis-estrelado - Ajuda com os sentimentos e na liberação de emoções

Arnica - Promove a concentração de pensamentos

Artemísia - Estimula a ação e a manifestação das ideias

Arruda - Limpa a aura das sujeiras astrais

Babosa - Ajuda no desligamento mental

Camomila - Ajuda a cultivar a paciência e a confiança

Cânfora - Promove o desprendimento material

Capuchinha - Promove o sentimento de integridade e equilíbrio

Carqueja - Limpa o corpo das velhas emoções

Confrei - Estimula o sentimento de segurança pessoal

Dente-de-leão - Traz coragem para enfrentar os obstáculos

Erva-cidreira - Ajuda na tomada de decisões importantes da vida

Guiné - Limpa o corpo de energias negativas

Mil-folhas - Purifica o corpo de traumas e sentimentos negativos

Sabugueiro - Ajuda na tomada de rápidas decisões

Sálvia - Dá ânimo para colocar em movimento todas as energias do corpo

Tanchagem - Estimula a iniciativa.

24/03/2016

A palavra Ho'oponopono significa reparar ou corrigir um erro.


Ho'o significa causa e ponopono quer dizer perfeição.
Resumidamente é uma técnica para resolver os problemas que vivenciamos em nossas vidas, assumindo a responsabilidade por estarmos expostos a aquela situação e curando através de nós mesmos, entrando em sintonia com Deus, universo, o criador, para que qualquer memória dolorosa do passado seja apagada pelo seu poder.
“Quando vivencio problemas de memórias reencenadas, tenho uma escolha. Posso permanecer envolvido com elas ou posso pedir a Divindade que as liberte por meio da transmutação, devolvendo assim a minha mente ao seu estado original de vazio, de ser livre de memórias. Quando estou livre de memórias, sou o meu Eu Divino como a Divindade me criou à sua exata semelhança”. Dr. Hew Len.

Onde surgiu o Ho oponopono de identidade própria? 
O Ho'oponopono de identidade própria nasceu no Havaí, através da atualização de um método onde as pessoas que vivenciavam os problemas, se reuniam e cada um abordava o que sentia, sua percepção do problema, para que fosse resolvido junto. 
MORRNAH NALAMAKU SIMEONA atualizou o método entendendo que os problemas não precisariam ser compartilhados para serem resolvidos, e que cada um em si mesmo poderia curar os problemas através da extinção de memórias e programas do subconsciente que levaram a aquela situação.

O terapeuta e a cura
Dr. Hew len é um terapeuta havaiano que ficou famoso por curar uma ala de criminosos com distúrbios mentais através de uma filosofia chamada: Ho'oponopono de identidade própria. 
O fato exótico é que a cura foi realizada sem nenhum tipo de consulta com os pacientes, apenas com o método executado em si mesmo. 
Dr. Hew len foi um aprendiz da MORRNAH NALAMAKU SIMEONA, Mestre Principal de Ho oponopono, criadora do Hooponopono da Identidade Própria nomeada um Tesouro Vivo do Parado do Havaí em 1983 pela Hongwanji Mission of Honolulu e pelo Legislativo do Estado do Havaí.

Qual o método mais utilizado de Ho'oponopono?
O método mais utilizado por Dr. Hew Len é simplesmente dizer quatro expressões direcionadas a Deus quando você é exposto a qualquer situação da sua vida, inclusive todas as situações que você presencia e até hoje, achou que não era responsável. 
Lembre-se: Toda a situação que vivenciamos, somos 100% responsáveis e devemos nos libertar de qualquer memória ou programa que tenha-nos levado a vivenciar aquela situação.
As quatro expressões de purificação são: Eu sinto muito, Por favor, me perdoe, Eu te Amo, e Obrigado. No momento que você se cura (Deus apaga a memória dolorosa do subconsciente), você ajuda o mundo ou aquela situação a se curar através da ação do Divino.
Eu sinto muito: você compreende que aquela situação que foi vivenciada por você precisa ser resolvida  (reconhecimento).
Por favor, me perdoe: você pede a Deus que cure (apague) o que está acontecendo dentro de você que se manifesta como um problema na sua vida (Deus dentro de você lhe ajudará a se perdoar).
Eu te amo: você não rejeita aquele problema e expressa amor, pois sabe que a sabedoria de Deus é capaz de transmutá-la, basta amar (o amor Transmuta a energia negativa, apagando-a).
Obrigado: você agradece a Deus pela sabedoria divina que atuará nas suas memórias, que fizeram você vivenciar aquela experiência (a fé no poder maior do Criador).

Por que o livro se chama limite zero?
Para sermos libertos das memórias nocivas de nosso subconsciente, limitações de nossas experiências, precisamos apagá-las, mas o consciente não tem essa capacidade. 
A única forma de apagarmos nossas experiências, memórias que nos condicionam a situações e problemas da mesma natureza, é o poder de Deus.
Quando dizemos as expressões: Eu sinto muito, Por favor, me perdoe, Eu te amo e Obrigado. Estamos nos entregando ao poder de Deus por qualquer ato, memória que nos tenha levado a viver determinada situação em nossas vidas. 
Quando limpamos nossas memórias, purificando as situações que vivenciamos, chegamos ao limite zero, onde agimos por inspiração divina.
Deus não precisa ouvir o que temos a dizer para agir, mas nós precisamos ouvir para darmos espaço à inspiração divina que é a sabedoria do criador.

Você age por inspiração ou intenção?
Segundo o Dr. Hew Zen, nós temos duas maneiras de viver a vida, vivemos pela intenção ou pela inspiração:
Intenção – A intenção surge primeiramente no subconsciente, e não no consciente como imaginávamos. 
Uma experiência realizada pelo neurocientista Benjamin Libet através do aparelho de eletroencefalograma, prova que existe um surto de atividade cerebral antes de termos a intenção consciente de fazermos alguma coisa. O que indica que nossas intenções surgem no inconsciente.
Quando vivemos pela intenção, agimos condicionados por memórias e expostos aos mesmos problemas e situações que foram armazenados durante a existência desde a criação. 
Inspiração – Quando ouvimos Deus através de uma intuição. A inspiração só pode ser conseguida quando nos libertamos das memórias que regem nossas vidas desde a criação. 
Quando limpamos as memórias e voltamos ao Vazio, chegamos ao Limite Zero, onde vivemos com a inspiração de Deus sem interferência de nossos condicionamentos adquiridos por situações, experiências, emoções e julgamentos armazenados em nosso subconsciente.  

Você e o livre arbítrio
Nós vivemos a vida tomando decisões, fazendo escolhas, e tudo isso está relacionado com o livre arbítrio, mas o que o Dr. Hew len diz que na verdade, obedecemos ou não aos impulsos de nossas memórias, e que na verdade a liberdade em nossas decisões é questionada, já que o nosso consciente não é o criador e sim o manifestador do que já foi pré-determinado pelo subconsciente.

“A sua escolha é fazer ou não a limpeza. Se você estiver purificado, quando a inspiração chega, você simplesmente age. Você não pensa no assunto. 
Se você pensar, você estará comparando a inspiração com alguma coisa, e essa coisa é a memória. Limpe a memória e você não tem escolha. Você tem apenas a inspiração e age de acordo com ela, sem pensar. Ela apenas existe.” Dr. Hew len.

Quem está no controle da sua vida
Muito se falou sobre a lei da atração e como podemos criar nossa realidade através do que pensamos e sentimos. 
Mas aí que está o problema, quando você tem memórias ou programas negativos em seu subconsciente, você não conseguirá ter sentimentos positivos e prósperos em sua vida. Somente ao se libertar das memórias que te condiciona, você será próspero.
E quem pode apagar essas memórias através da sua consciência? Deus. Portanto, por mais que achávamos que tínhamos o controle da nossa vida, existe uma força divina que nos liberta dos nossos carmas ou memórias através do amor. 
Lembrando que somos parte de Deus, do todo, e quando estamos puros, livres de memórias, no limite zero, agimos por inspiração divina.

Como curar as pessoas curando a si mesmo
Para se ter uma ideia de como estamos interligados, é o fato de sentirmos incomodados por certas atitudes, enquanto uma outra pessoa pode não sentir nada. Será que somos mais detalhistas ou observadores? Ou será que no momento que enxergamos nossas falhas, coisas que não gostamos em nós, pontos a desenvolver espelhadas nas pessoas, isso nos faz sentirmos mal? Reflita sobre isso.
É difícil aceitar que nós nos incomodamos com as coisas, e não, as coisas nos incomodam. Isso acontece pelo fato de que existe aquilo em nós, e reprimimos, e quando vemos fora, em alguém, nos irritamos, queremos nos afastar. 
Resumindo, colocamos para debaixo do tapete o que não gostamos, o que não nos faz bem em nós, mas quando somos expostos a aquela mesma vibração, nos sentimos mal. 
Isso explica o fato de que as memórias, experiências, nos levam para determinada situação, onde o amor deve agir para curar aquele sentimento, enquanto isso não acontecer, esse círculo vicioso permanecerá.
Dr. Hew len ensina que a cura para a experiência que vivenciamos, está em nós. Quando libertamos essa memória com o amor, pedimos intervenção de Deus para a solução daquela situação e a dissolução das memórias do subconsciente. 
Realizando esse processo, curaremos ao outro também, pois estamos vibrando amor para aquela situação, não estamos alimentando-a com ódio ou repulsa.
Onde há amor, não tem espaço para mais nada. Sejamos amor em tudo, entendendo que não vivemos separados e que para tudo evoluir e progredir devemos amar uns aos outros como a si mesmo como o Mestre Jesus disse.

O livro sobre Ho’’oponopono - a descoberta de Joe vitale
Joe vitale é autor renomado de vários livros de autoajuda e teve uma participação no premiado filme O segredo.
Ele soube da existência de um terapeuta havaiano através de seu amigo Mark e resolveu investigar o assunto com o próprio terapeuta chamado Hew len. 
Através de encontros, Joe tenta questionar Hew len sobre como seu método aparentemente simples, foi capaz de curar uma ala de criminosos com distúrbios mentais sem dar nenhum tipo de consulta a eles.  A partir dessa descoberta, Joe se impressiona tanto que pensa em refazer seus livros anteriores, mas Hew len o convence a não fazê-lo. 
Ambos decidem junto criar o livro para divulgar ao mundo este método divino onde a simplicidade do amor é a característica principal do Ho’oponopono de identidade própria. 

O Glossário falante criado por Dr. Hew len
Identidade Própria: Sou a Identidade Própria. Sou composta por quatro elementos: a Inteligência Divina, a Mente Superconsciente, a Mente Consciente e a Mente Subconsciente. A minha base, Vazia e Infinita, é uma réplica exata da Inteligência Divina.

Inteligência Divina: Sou a Inteligência Divina. Sou o Infinito. Crio Identidades Próprias e Inspirações. Transmuto memórias em Vazio.

Mente Superconsciente: Sou a Mente Superconsciente. Supervisiono a Mente Consciente e a Mente Subconsciente. Examino e efetuo as mudanças apropriadas na petição do ho’oponopono à Inteligência Divina iniciada pela Mente Consciente. Não sou influenciada pelas memórias que se repetem na Mente Subconsciente. Sou sempre uma com o Divino Criador.

Mente Consciente: Sou o Mente Consciente. Tenha o dom da escolha. Posso permitir que memórias incessantes determinem a experiência para a Mente Subconsciente e para mim mesma ou posso dar início à liberação delas por meio do incessante ho’oponopono. Posso peticionar à Inteligência Divina pedindo orientação.

Mente Subconsciente: Sou a Mente Subconsciente. Sou a repositório de todas as memórias acumuladas desde o início da criação. Sou o lugar na qual as experiências são vividas como memórias que se repetem ou como inspirações. Sou o lugar onde o corpo e o mundo reside como memórias que se repetem e como Inspirações. Ou o lugar na qual os problemas vivem como memórias que reagem.

Vazio: Sou o Vazio. Sou o alicerce da Identidade Própria e do Cosmo. Sou o lugar onde as Inspirações brotam da Inteligência Divina, o Infinito. As memórias que se repetem na Mente Subconsciente tomam o meu lugar, mas não me destroem, impedindo o influxo das Inspirações da Inteligência Divina.

Infinito: Sou o Infinito, a Inteligência Divina. As Inspirações fluem de mim como rosas frágeis em direção ao Vazio da Identidade Própria, facilmente desalojadas pelas espinhas das memórias,

Inspiração: Sou a Inspiração. Sou uma criação do Infinito, da Inteligência Divina. Eu me manifesto a partir do Vazio no Mente Subconsciente. Sou vivenciada como uma ocorrência nova em folha.

Memória: Sou a memória. Sou um registro na Mente Subconsciente de uma experiência passada. Quando sou desencadeado, reenceno experiências passadas.

Problema: Sou o problema. Sou Uma memória que reencena uma experiência passada uma vez mais na Mente Subconsciente.

Experiência: Sou a experiência. Sou o efeito de memórias que se repetem ou de inspirações na Mente Subconsciente.
Sistema Operacional: Sou o sistema operacional. Opera a Identidade Própria com o Vazio, a Inspiração e a Memória.

Ho’oponopono: Sou o ho'oponopono. Sou um antigo processo havaiano de resolução de problemas atualizado para ser utilizada hoje em dia por Marrnah Nalamaku Simeona, Kahuna Lapa’au, reconhecida como um Tesouro Vivo do Havaí em 1983. 
Sou formada por três elementos: o arrependimento, o perdão e a transmutação. Sou uma petição iniciada pela Mente Consciente e dirigida à Inteligência Divina para anular memórias e restabelecer a Identidade Própria. Começo na Mente Consciente.

Arrependimento: Sou o arrependimento. Sou a início do processo da ho oponopono principiado pela Mente Consciente como uma petição à Inteligência Divina para transmutar memórias em Vazio. Comigo, a Mente Consciente reconhece a sua responsabilidade pelas memórias que são reencenadas como problemas na sua Mente Subconsciente, tendo-as criado, aceitado e acumulado.

Perdão: Sou o perdão. Ao lado do Arrependimento, sou uma petição da Mente Consciente ao Divino Criador para que transforme memórias na Mente Subconsciente em Vazio. Não apenas a Mente Consciente está triste, ela também está pedindo perdão à Inteligência Divina.

Transmutação: Sou a transmutação. A Inteligência Divina me utiliza para neutralizar e liberar as memórias para o Vazio na Mente Subconsciente. Estou disponível para ser usada apenas pela Inteligência Divina.

Prosperidade: Sou a prosperidade. Sou a Identidade Própria.

Pobreza: Sou a pobreza. Sou as memórias que se repetem. Tomo o lugar da Identidade Própria, impedindo que a Inteligência Divina introduza as Inspirações na Mente Subconsciente!
Reflexão

Não temos todas as respostas, não sabemos tudo e por mais que avançamos em descobertas, o único conhecimento capaz de transmutar nossos sentimentos inferiores é o Amor. A nossa resistência em aprendermos isso, nos leva a somatizar memórias e situações que nos l1evam para esse amadurecimento: pelo amor ou pela dor. Paz de Deus!



10/03/2016

3 Óleos Essenciais que Aliviam Enxaqueca e Dor de Cabeça


É cada vez mais comum ver pessoas que sofrem de enxaqueca e dor de cabeça, e muitas vezes, acabam recorrendo aos medicamentos alopáticos convencionais.

O grande problema são os efeitos colaterais que essas substâncias sintéticas podem causar, como por exemplo, o efeito hepatotóxico (sobrecarga no fígado) que substâncias como o Paracetamol ou Ácido Acetilsalicílico podem causar. Além disso, eles não tratam a raiz do problema, somente o sintoma “final”.


Algumas das causas mais comuns para tantas pessoas sofrerem com este problema são: estresse, alergias, fadiga, alimentação, entre outros.

A boa notícia é que os óleos essenciais podem auxiliar (e muito!) no alívio e controle das dores de cabeça e enxaquecas. De quebra, podem trazer equilíbrio e agir na origem do problema, como por exemplo: aliviando o estresse, melhorando a circulação e equilibrando a parte emocional da pessoa.


Na verdade, muitos princípios ativos utilizados nos medicamentos convencionais que você compra nas farmácias, estão disponíveis naturalmente nos óleos essenciais.

Os óleos essenciais funcionam no tratamento de dores de cabeça e enxaquecas pois irão agir no “gatilho”, na origem, chegar à raiz do problema em vez de minimizar a dor temporariamente. 


Utilizando óleos essenciais para dores de cabeça, não existem efeitos colaterais desagradáveis ​​e você pode controlar a quantidade a ser usada, regulando a dosagem para o nível de dor de cabeça que você está sentindo.

Conheça agora 3 óleos essenciais que podem ser a solução natural para seu problema:



 Hortelã Pimenta (Mentha piperita)

Um dos efeitos mais interessantes do Óleo Essencial de Hortelã Pimenta é sua capacidade de “resfriar” por um longo período. Além disso, inibe contrações musculares e quando aplicado na região frontal da cabeça, ativa a circulação sanguínea.

Um estudo realizado em 1996 mostrou que aplicar topicamente o Óleo Essencial de Hortelã Pimenta na região frontal da cabeça e nas têmporas efetivamente alivia dores de cabeça causadas por tensão.

Inclusive existem medicamentos convencionais para alívio de dor de cabeça onde o princípio ativo é o Mentol, componente majoritário do óleo essencial.

Com o objetivo de melhorar a circulação sanguínea, reduzir a dor e aliviar a tensão, dilua duas a três gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta com seu Óleo Carreador predileto. Aplique na nuca, na testa, nas têmporas e nos ombros.



Lavanda (Lavandula angustifolia)

A variedade de efeitos e aplicações do Óleo Essencial de Lavanda é realmente incrível.

Alguns são a indução ao relaxamento e alívio da tensão, fadiga e estresse.

Esta ação sedativa, que age em nosso Sistema Límbico, tem como resultado o alívio de dores de cabeça relacionadas a estados de ansiedade, agitação e outros estados emocionais relacionados.

Por isso, alivia sentimentos de inquietação, auxilia em estados de sono perturbado e regula os níveis de serotonina, que estão relacionados com ataques de enxaqueca.

Um estudo de 2012 publicado na Neurology Europeia descobriu que o Óleo Essencial de Lavanda é uma forma eficaz e segura no tratamento da enxaqueca.

Para elevar o humor, melhorar a qualidade do sono e aliviar o stress, coloque cinco gotas de Óleo de Lavanda nos ambientes que você mais passa seu tempo durante o dia, seja em casa ou no trabalho. Você pode fazer isso com o auxílio de um difusor ou ainda diluir em álcool de cereais e borrifar no ambiente.


Aplique o  Óleo Essencial de Lavanda topicamente na parte de trás do pescoço, têmporas e pulsos para alívio do estresse ou tensões causadas por dores de cabeça. 

Para relaxar o corpo e a mente, adicione 5 gotas para um banho de água quente na banheira ou escalda pés. Respire profundamente o vapor para que as propriedades sedativas comecem a ter efeito.



Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Talvez o efeito mais conhecido do Óleo Essencial de Alecrim é seu potencial estimulante.

Além disso, possui efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, que auxiliam no alívio da dor de cabeça, na melhora da circulação e estado de alerta.

O Alecrim pode reduzir o estresse e combater os “gatilhos” que ocasionam os ataques de enxaqueca.

Use uma gota de Óleo Essencial de Alecrim Orgânico internamente, adicionando-o ao chá, água ou sopa quando estiver com dor de cabeça ou enxaqueca. 

Para reduzir a dor de cabeça, misture duas gotas do óleo com duas gotas de óleo de hortelã-pimenta e uma colher de chá de óleo de coco, e esfregue-o no templos, testa e nuca.



FORMAS DE USO

Depois de descobrir alguns Óleos Essenciais que irão aliviar a Enxaqueca e Dor de Cabeça, você deve estar se perguntando: Como utilizá-los?

Eu costumo dizer que a Aromaterapia é incrível até neste aspecto: Não existe uma regra ou procedimento padronizado para utilização dos óleos.

E se você observar, isso é muito legal, pois trabalhará em você também a criatividade e autoconhecimento.

Mas mesmo assim podemos dar algumas dicas:

Sempre inspire o óleo essencial ou Blend antes de aplicá-lo na pele. Isso faz com que nosso Sistema Nervoso já reconheça as substâncias que iremos aplicar. Além de ativar as importantíssimas funções emocionais e energéticas que recebemos através da inalação dos óleos essenciais.

Já que neste caso estamos buscando uma ação para aumento de atividades cerebrais, as têmporas podem ser um bom lugar para aplicação. Pingue 1 gota do óleo desejado, espalhe nos seus 2 dedos indicadores e aplique na região entre a orelha e os olhos (têmporas).

Cuidado para não esquecer e encostar seus dedos nos olhos, ok? Pode arder um bocado.

E por último: Use os óleos essenciais no seu Difusor de Aromas. É uma das melhores e mais eficientes formas de receber estes benefícios!

Sândalo – Sabedoria do corpo – Espírito do sagrado


Um dos óleos essenciais mais antigos e certamente um dos mais impressionantes, o Óleo Essencial de Sândalo foi usado por milhares de anos na Índia antiga, com propósitos ritualísticos.


Ele ajuda a arrefecer e energizar o corpo.

Seus efeitos são percebidos principalmente no sistema nervoso e na pele, embora ele também influencie de forma positiva a respiração, a digestão e a circulação.


O Óleo Essencial de sândalo purifica o sangue e é um bom agente anti-inflamatório, especialmente para os órgãos urogenitais.


Acelera a velocidade do funcionamento metabólico, ajuda na digestão da gordura e na transformação dos depósitos de gordura em açúcar (celulite), e aumenta a produção hormonal em homens.


O Óleo Essencial de sândalo diminui febres e torna mais fácil suportar calor e sede.

Atua como um sedativo suave e pode ser utilizado para aliviar a dor.


Em casos de eczema, dermatite, herpes e outros problemas de pele, mas também na revitalização e nutrição da pele, revela suas energias “cosméticas” milagrosas.


Em um sentido espiritual o Óleo Essencial de sândalo transforma as energias sexuais  e abre o coração para a Inteligência Divina. Ele tem sido tradicionalmente usado em oração e meditação.


04/03/2016

PINEAL: COMO CUIDAR BEM DA GLÂNDULA QUE FAZ A PONTE ENTRE O CORPO E A ALMA

Uma glândula, endócrina, do corpo humano - a pineal. Uma pequena ervilha no meio da cabeça. Outra glândula, também endócrina - a hipófise ou pituitária. Outra pequena ervilha, na frente da pineal. As duas fazem uma ponte e esta é a ponte que te permite transitar entre os mundos, o físico e o espiritual. Parece crença, mas é ciência, veja aqui.

Desde tempos antigos,  no século XVII, René Descartes afirmava que a pineal era o ponto de união entre o corpo e a alma - o olho da mente - ou seja, um órgão com funções transcendentes. Após Descartes, muitos outros se dedicaram ao estudo desta que é considerada, modernamente, o local do corpo físico dos seres vivos onde se dão as transformações da consciência.

Dos nove hormônios que a glândula pineal produz um deles se chama melatonina. A Melatonina é um hormônio que regula o sono, entenda-se os ciclos de atividade-repouso, o sono-vigília, e a regulação do sistema imunológico. A glândula pineal funciona enquanto está escuro, portanto é muito importante que, ao se preparar para o sono, apague luzes e sons, se afaste de equipamentos emissores de ondas, que também perturbam a função da pineal (computador, celular, geladeira, forno de microondas, enfim, todo aparelho elétrico ou eletrônico emite algum tipo de ondas que perturbam a pineal), refresque o ambiente (o calor também prejudica o adormecer) e elimine até fontes aromáticas que podem excitar seu cérebro.

A pineal também é responsável pela liberação, no seu cérebro, de dimetiltriptamina (DMT) que é o precursor da serotonina, aquela tal que não deixa você ficar deprimido.
Quando somos crianças, a pineal é maior, uma pinha grande que ocupa uma boa porção da parte de trás do nosso hipotálamo. Conforme envelhecemos, esta e outras glândulas vão encolhendo - acontece também com o timo, a glândula da alegria.

Mas não só a pineal diminui de tamanho. Ela também se calcifica e se torna mais lenta, e aí é que mora o perigo, pois a calcificação da pineal tem uma correlação forte com a ocorrência do Mal de Alzheimer e, segundo os estudiosos, o fluoreto é um dos principais causadores desse processo de calcificação assim como na redução da produção de melatonina.
Uma dieta pobre de alimentos naturais e rica em alimentos industrializados, conservantes, açúcar branco, refrigerantes, transgênicos, químicos e pesticidas é um passo direto para a calcificação extrema da pineal, portanto, do seu envelhecimento precoce.

Por outro lado, o bom funcionamento da pineal, aparte de nos garantir um “terceiro olho” mais luminoso e aberto, também nos garante ampla saúde do nosso organismo por conta da boa produção da melatonina, hormônio que previne e combate insônia, nervosismo, estresse, envelhecimento precoce, depressão, doenças cardíacas, câncer, catarata, impotência masculina e frigidez feminina, além de epilepsia, hipertrofia da próstata e doenças de pele.


O que fazer, então, para manter a saúde da glândula pineal?
* Reduza o flúor
A redução do flúor das águas tratadas pode-se lograr filtrando adequadamente a água da torneira (não use filtro por osmose reversa que, na verdade, mata a água): mude sua pasta de dentes para uma que não contenha flúor e, no limite, use água mineral não fluoretada em sua casa.
* Tome vinagre de maçã diariamente 
2 a 3 colheradas de vinagre de maçã por dia é um excelente desintoxicador do nosso organismo.
* Coma alimentos ricos em iodo 
O iodo é abundante nas algas marinhas, frutos do mar, banana, oxicoco (cranberry), couve, brócolis, feijão verde, outras folhagens verdes e muitos outros alimentos.
* Cacau cru 
A semente do cacau é uma delícia, e também a polpa do fruto quando fresco. Com o cacau cru se combate os radicais livres e se mantém o cérebro saudável,estimulando e desintoxicando a pineal.
* Óleo de coco extra-virgem
Prensado a frio é um ótimo nutriente para nosso organismo, é rico em triglicérides de boa qualidade que, no fígado, sob a forma de cetonas, restauram os neurônios e a função dos nervos no cérebro.
* Centelha asiática, brotos de alfalfa e de salsinha
Também dá esse efeito desintoxicante e energizante da glândula pineal. Estas são ervas que podem, facilmente, ser incorporadas à sua alimentação em saladas, chás ou temperos.
* Privilegie alimentos ricos em:
Ácido fólico, cálcio, magnésio, selênio, omega 3 e vitamina B6
* Incorpore à sua alimentação diária:
Mel, banana e jabuticaba.
* Ah, e deixe seu óculos de sol meio de lado
Isso é importante porque a pineal reage à quantidade de luminosidade que nos entra pela retina como uma célula fotossensível.

INTESTINO E DEPRESSÃO: UMA QUESTÃO DE LIMPEZA

Talvez você ainda não saiba, mas o principal órgão do nosso corpo que tem a ver com a  nossa saúde tanto física quanto emocional é o intestino. Recentemente o médico americano Michael D. Gershon, da Universidade de Columbia, em Nova York, confirmou que o intestino tem um sistema nervoso autônomo com uma vasta rede de 100 milhões de neurônios e neurotransmissores de montão.

Uma coisa muito interessante é que 90% de toda a serotonina que anda pelo nosso corpo é produzida lá, nos intestinos. Também é nos intestinos que nós produzimos 80% de todo o nosso potencial imunitário, para além do hormônio do crescimento.

Então, uma conclusão direta é: trate bem do seu intestino, mantenha-o trabalhando sem atravancos, alimente-se saudavelmente que você terá saúde tanto emocional quanto física.
“Uma noite mal dormida, excesso de bebida, fumo e muito açúcar podem interferir no funcionamento do intestino, já que estes fatores modificam o PH intestinal e aceleram o envelhecimento, a falta de vitalidade e podem ainda agravar os quadros de depressão”, afirma a psicoterapeuta Adriana Splendore, que também é terapeuta ortomolecular e contou essas coisas em um artigo seu.

Sabendo disso, uma vez mais falamos aqui que você tem mesmo de cuidar de ter uma alimentação rica em água de boa qualidade e fibras orgânicas, que ajudam na limpeza do intestino, fora aportarem com vasta gama de minerais e vitaminas essenciais.

ALIMENTOS QUE FAZEM BEM AO INTESTINO
Alimentos fundamentais para a saúde do intestino são a aveia, o inhame, o arroz integral e a linhaça.
E, “para aumentar os níveis cerebrais de serotonina precisamos ingeriralimentos que contenham os minerais Cálcio e Magnésio, os quais estimulam a produção de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina”, diz Adriana Splendore.

Ai é que entram as boas fontes de cálcio: requeijão, queijos magros, brócolis e gergelim.
E as fontes de magnésio: tofu, soja, caju, salmão, espinafre, aveia e arroz integral.

Mantenha seu intestino limpo assim
* Comendo de 8 a 10 porções de frutas por semana - escolha frutas com fibra, mas não só.
* Grãos integrais 2-3 vezes por semana.
* Alimentos que limpam o cólon e são ricos em fibras e proteínas.
* Comendo menos doces e gorduras.
* Use sementes de linhaça polvilhada em todo lado.
* Fazer atividade física diária é fundamental - caminhe, pelo menos 30 minutos, ou jogue bola, ou dance, ou ande de bicicleta. Escolha o que mais gosta, e faça.
* Beba água, água pura, chá, suco e, de novo... água.