Os egípcios utilizavam a hortelã pimenta para temperar o vinho e Culpeper defendia esta erva como sendo a ideal para distúrbios digestivos. Bastante usado contra diarreia, náusea, vômito,cólicas estomacais. Emprega-se contra bronquite, resfriados, acne e pele congestionada. É útil para alivio de dor de cabeça.
Aromaterapia no dia a dia
Sistema respiratório: Gripes e resfriados, e expectorante elimina o catarro, benéfico nos casos de congestão nasal e sinusite. Aroma ambiental, inalação a vapor, banho, massagem suave. Aliviar a pressão na cabeça em casos de constipação e febre.
Sistema imunológico: é antiséptico, protege nosso corpo contra resfriado, gripes, infecções, epidemias e catapora. Banhos, loção corporal , aroma ambiental.
Sistema nervoso: Dores de cabeça, enxaqueca e fadiga mental e física. Principalmente quando a pessoa está com dificuldade para se concentrar e pensar com clareza. Usar no ambiente, no colar aromático e no Banho.
Limpa a pele congestionada.
Gargarejo sem engolir para eliminar mau hálito com Hidrolato de Hortelã.
Cuidados com a pele: congestão e irritação na pele. Ação: alivia a coceira e a irritação, mas deve se usado a diluição de 1% para evitar agravamento da situação.
Circulação, músculos e juntas: dores e fadiga musculares, circulação pobre, , benéfico paar veias varicosas e hemorroidas. Usado em compressa ou aplicação diluído em óleo vegetal. Banho de banheira.
Propriedades
Estimulante, refrescante, descongestionante, desodorizante,depurativo, expectorante, analgésico, anti-nevrálgico, anti-séptico, antiespasmódico, antiviral, bactericida, adstringente, diurético, anti térmico, hepático, vaso constritor, vermífugo.
Combina bem com:
Manjericão, cipreste, limão, lavanda, manjerona, alecrim, eucalipto globulus e tea tree.
Curiosidades – Usos através dos tempos
Hortelã pimenta é usado para baixar a febre e conter doenças contagiosas.
É utilizando em muitos produtos farmacêuticos, em especial massagens vaporizadores e outros produtos para o peito, na medicina veterinária e na odontologia.
Cuidados e precauções: Usar sempre diluído. Manter fora do alcance de crianças. Evitar durante os primeiros 3 meses de gravidez. Deve-se usá-lo sempre diluído.
Nenhum comentário:
Postar um comentário