“Nada é. Tudo está.”

28/11/2012

Vitamina C: o corpo pede mais

Artigo americano propõe aumentar a recomendação diária do nutriente. Entre os benefícios, estão maior proteção contra derrame, infarto e até câncer
Uma goiaba - é o que basta para ingerirmos a quantidade diária de vitamina C preconizada por órgãos americanos e válida também aqui, no Brasil. Ou seja, 75 miligramas para mulheres e 90 miligramas para homens. Porém, para Balz Frei, pesquisador do Instituto Linus Pauling, nos Estados Unidos, esse valor não é apropriado. Em artigo publicado na revista Critical Reviews in Food Science and Nutrition, ele defende que a dose do nutriente para um adulto salte para 200 miligramas - nas imagens que acompanham esta reportagem, você vê como é fácil atingir a cota. "A vitamina C age como um potente antioxidante no corpo, além de interferir na produção de óxido nítrico. Essas propriedades são importantes para o controle da pressão arterial, evitando infarto e derrame", alega Frei. "Se a recomendação aumentar, essa ação seria otimizada", defende. Desvendamos por que a vitamina C merece tanto destaque no cardápio e qual o limite para não cair em armadilhas.
Cientistas da conceituada Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, divulgaram uma revisão de 29 estudos que avaliaram a pressão dos voluntários e também o consumo de ácido ascórbico - a alcunha mais formal da vitamina C. Eles perceberam, ao final da análise, que a ingestão média de 500 miligramas da substância estava associada a uma queda de 3,8 milímetros de mercúrio na pressão arterial dos participantes. Alguns medicamentos, a título de comparação, fazem essas taxas caírem 10 milímetros de mercúrio.

"Ao analisar pessoas que já apostavam em suplementação antes da pesquisa e, por isso, tinham muita vitamina C percorrendo o corpo, vimos que doses extras não trouxeram benefícios", ressalva Stephen Juraschek, principal autor da revisão. Na prática, isso sugere que quantidades mais modestas, como 200 miligramas, já seriam capazes de fazer a pressão cair - desde que consumidas regularmente, é claro.

Há duas principais hipóteses para justificar o efeito. "A vitamina C parece ter ação diurética", relata o estudioso. Assim, ajudaria o organismo a expulsar o sódio, composto sabidamente responsável por levar a pressão às alturas. A segunda teoria é que a substância dá uma força na dilatação das artérias. Ambos os mecanismos têm impacto direto no aperto que prejudica os vasos e deixa o coração e o cérebro em perigo.

Memória preservada
Por falar em cérebro, um trabalho recémsaído do forno concluiu que a vitamina C também é uma beleza para afastar a ameaça da doença de Alzheimer. No projeto assinado por especialistas da Universidade de Ulm, na Alemanha, 74 pacientes com leve comprometimento nas funções cognitivas foram comparados a 158 pessoas saudáveis. Todos beiravam os 80 anos de idade. Foi observado, então, que aqueles prestes a desenvolver a enfermidade tinham quantidades bem menores de betacaroteno e vitamina C passeando pelo corpo. Curioso é que outras substâncias antioxidantes, a exemplo de licopeno e vitamina E, apareceram em taxas similares nas duas turmas. "Nossa pesquisa ainda não nos permite definir o que seria uma ingestão conveniente", diz Gabriele Nagel, uma das autoras. "Porém, sabemos que a maioria da população não segue a recomendação oficial de consumo de frutas e de outros vegetais", reflete.

A realidade no Brasil não é muito diferente. É que nem todo mundo investe nesses grupos alimentares como deveria - os órgãos de saúde indicam cinco porções por dia. Isso acaba refletindo nos níveis de ácido ascórbico no sangue, já que o nutriente é detectado especialmente em frutas e companhia. "Estudos demonstram que a baixa ingestão de vitamina C é muito comum por aqui, chegando a ficar em 80% do ideal", confirma a nutricionista Cristiane Cominetti, professora da Universidade Federal de Goiás, a UFG.

Felizmente, uma boa alimentação supre a carência de vitamina C. Além de manter a pressão sob controle e o cérebro afiado, há indícios de que o nutriente auxilia na prevenção da osteoporose. Para chegar a tal relação, estudiosos do Mount Sinai Hospital, nos Estados Unidos, fizeram o seguinte: primeiro, tiraram os ovários de uma parte de fêmeas de camundongos - condição que reduz a produção hormonal e abala os ossos. Depois, elas foram divididas em dois grupos. Só um recebeu bastante vitamina C durante oito semanas.

Ao final do período, os especialistas perceberam que a parcela que ganhou o nutriente tinha uma densidade mineral óssea bem parecida com a de animais que não passaram por nenhum procedimento. O restante dos roedores, por sua vez, ficou com o esqueleto frágil. "O estudo mostra que altas doses de vitamina C induzem células prematuras, conhecidas como osteoblastos, a se transformarem em células maduras de propriedades mineralizantes, aumentando, assim, a densidade óssea", avalia a nutricionista Karin Klack, da Divisão de Nutrição e Dietética do Hospital das Clínicas de São Paulo. Para o reumatologista Marcelo de Medeiros Pinheiro, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na capital paulista, é precipitado comemorar. "Não há experiências com seres humanos indicando o mesmo efeito", argumenta. Quem sabe não seja um pontapé inicial?

Quando se fala em câncer, no entanto, as evidências são mais evidentes. "Por ser um potente antioxidante, a vitamina C pode reduzir o risco de tumores inibindo danos oxidativos no DNA", explica a nutricionista Eliana Vellozo, pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo. Um importante adendo é que, quando se extrapola no ácido ascórbico, ele passa a ter atividade pró-oxidante. Aí as células correm sério risco. "Uma vez danificadas, elas podem sofrer mutações genéticas e facilitar o desenvolvimento de tumores", frisa o nutricionista Fábio Gomes, do Instituto Nacional de Câncer, o Inca. De olho nisso, é bom saber: o limite máximo de consumo da substância é de 2 mil miligramas ao dia. Contudo, mil miligramas já podem trazer vários desconfortos, como distúrbios gastrointestinais.

Para uma parcela de pessoas, a enrascada vai além. "Para o excesso ser eliminado, a vitamina C é convertida em oxalato. Quando esse composto se une ao cálcio, temos a formação das temidas pedras que se depositam nos rins", conta a nutricionista Karla Silva Ferreira, professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, no interior do Rio de Janeiro. Isso prova que se empanturrar de cápsulas pode não ser uma boa. Bem melhor focar no prato. "A dose de 200 miligramas parece ser a adequada para abastecer células e tecidos. Acima desse valor, o nutriente não teria utilidade", resume Cristiane Cominetti, da UFG. Ainda bem que alcançá-lo não exige nenhum sacrifício.

Contra gripes e resfriados?
Não é mito. A vitamina C realmente afasta problemas no trato respiratório. Isso porque estimula a formação de macrófagos, células que englobam e depois eliminam as bactérias do mal. Só que não adianta investir no nutriente com o quadro já instalado. Para deixar o sistema imune tinindo, o correto é consumir as fontes da vitamina regularmente.

Reservas garantidas
A vitamina C é sensível a altas temperaturas. Por isso, prefira vegetais crus ou cozinhe-os rapidamente. Uma técnica bastante utilizada com hortaliças é o branqueamento. "Primeiro, submeta-as a um rápido aquecimento. Isso inativa certas enzimas e mantém, assim, a estabilidade das vitaminas", ensina a nutricionista Cristiane Cominetti, professora da UFG. "Depois, é só resfriá-las na água e levar para o congelador." No caso de sucos naturais, a estratégia é tampar bem a jarra e colocar na geladeira. É que o oxigênio causa a oxidação da substância.

Suplementar é uma boa?
Se a intenção é apostar em pílulas cheias do nutriente, consulte antes um especialista. Elas são indicadas somente para alguns grupos. "Geralmente idosos, pacientes desnutridos ou em pós-operatório", informa Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração, em São Paulo. Sem contar que estudos têm apontado que, mesmo em concentrações adequadas, o ácido ascórbico isolado nem sempre é tão eficiente. "Quando está no alimento, entretanto, ele age em sinergia com outras substâncias", detalha o nutricionista Fábio Gomes, do Inca.

Fonte: Revista Saúde 

26/11/2012


CIANITA para limpeza energética e proteção

 

Uma pedra que possui um poder muito grande na limpeza energética da aura e de ambientes é a cianita preta, também chamada de vassourinha.

Seu aspecto lembra mesmo um espanador, e podemos obter excelentes resultados na limpeza energética quando a utilizamos.

Limpeza da aura: pegue a cianita , e passe pelo corpo todo como se estivesse realizando uma "varredura"... Imagine toda a energia negativa se dissipando e indo embora...Use a sua intuição e passe quantas vezes julgar necessário onde desejar... Você também pode , misturar sal grosso com um copo de água e respingar com a cianita , como se estivesse benzendo o próprio corpo, ou de uma outra pessoa.

Limpeza da casa: após a limpeza normal da casa, pegue um copo de água e misture uma colher de sal grosso. Ande pela casa com o copo na mão e a cianita na outra. Molhando levemente a ponta da pedra na água, faça movimentos como se estivesse benzendo a casa, salpicando os cantos das paredes e a porta de entrada, deixando com que a água vá se respingando. Ao terminar, o copo com o que sobrou da água pode ser deixado atrás da porta principal até o dia seguinte.


Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=549183688441529&set=a.261442800548954.86287.255670461126188&type=1&theater

Mensagem do Dia:

22/11/2012

Entenda o Rótulo Nutricional



Existem diversas dúvidas quando o assunto é Rótulo nutricional. Afinal, quanto devemos consumir de cada nutriente? Existe um limite? Qual o ideal de fibras? Devo me ater somente as calorias?
         O rótulo nutricional é um direito do consumidor, e é muito importante compreendermos como ele funciona.
         O primeiro item que aparece no rótulo é o: “Valor Energético”, mais conhecido como: “Calorias”.
         As calorias são encontradas em forma de energia em cada alimento e são utilizadas pelo corpo para todas as funções, como digestão, respiração, prática de exercícios, etc... Portanto, elas são essenciais e não devem ser encaradas como inimigas.
É importante ressaltar que, devemos nos ater aos nutrientes, quantidade de fibra de gordura dos almentos e não as calorias. Um alimento pode ter a mesma caloria que outro, porém ser mais saudável por conter menos gordura e mais fibra. 

Veja 2 exemplos:
Alimento
Caloria
Gordura
Leite integral
65
3,5
Maçã
58
0,3

Vejamos, 1 copo (200 ml) de leite em comparação com 1 maçã. O leite tem muito mais gordura que a maçã, porém as calorias são praticamente as mesmas. Isso, porque nem citamos a quantidade de fibras, que da maçã é muito superior. O mesmo ocorre com 1 bolacha recheada. 1 unidade contem aproximadamente 50 kcal, e 2,5 g de gordura. Ao compará-la com a maçã, com apenas 0,3 g de gordura, fica clara a diferença da qualidade nutricional das 2.
O segundo item do rótulo são os Carboidratos, divididos nos seguintes grupos:

-Carboidratos Simples - são mais facilmente quebrados no processo digestivo e assim, fornecem energia imediata. São encontrados em doces, alimentos refinados, açúcar branco, sucos. Eles dificultam a perda de peso, pois, como são digeridos rapidamente pelo organismo, fazem com que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente, ocorrendo assim, a liberação da insulina que consegue colocar os carboidratos para dentro das células de gordura e músculos.
Essa liberação de insulina previne que o corpo utilize a gordura armazenada por causa do excesso de açúcar presente no sangue, dificultando a perda de gordura.

-Carboidratos Complexos - são mais lentamente digeridos, evitando assim, as grandes elevações e queda dos níveis glicêmicos. São eles: arroz integral, aveia, farelo de trigo, feijão, massas integrais, pão integral...
Por serem complexos, sua absorção é lenta, portanto o nível de açúcar do sangue não sobe rapidamente, e a liberação da insulina passa a ser lenta. Desta forma o estoque de gordura é utilizado com mais facilidade, agilizando a perda de peso.

Logo após os carboidratos, encontramos as proteínas. Estas são o componente principal dos músculos, órgãos e glândulas. Todas as células vivas e fluidos corporais, exceto a bile e a urina, contem proteínas. São essenciais para a formação dos músculos e ligamentos de nosso corpo e para o crescimento. Elas são encontradas principalmente nas carnes, frango e peixes, nos alimentos lácteos (leite, iogurte, queijos) e leguminosas, como feijões, lentilha, ervilha e grão de bico.

Em seguida está a Gordura, dividida em Insaturada, “a gordura boa” que auxilia na redução do colesterol e na formação de hormônios essenciais para nosso corpo, e Saturada, “a gordura ruim”, encontrada em alimentos como carnes gordurosas, manteiga, embutidos, frituras, bolachas recheadas e bolos muito recheados com chantilly e cremes gordurosos. A gordura saturada não é benéfica para o organismo, pois ao contrario da insaturada, aumenta os índices de colesterol sanguíneo, piorando quadro de pressão e diabetes, pode se acumular ao redor do fígado gerando problemas hepáticos, além de ser fator de risco direto para o excesso de peso.

Além das duas gorduras citadas acima, ainda existe a tão criticada Gordura Trans. Esta, além de causar todos os malefícios que a gordura saturada causa, ainda pode ser mais prejudicial ao organismo pois, ao ser produzida passa por processos químicos com compostos prejudiciais ao organismo humano. Ela está presente em margarinas, bolachas recheadas, bolacha de água e sal, sorvetes, etc...

Finalmente, uma super aliada a Dieta: A fibra alimentar! O consumo diário de fibra está relacionado com redução do risco de doenças cardiovasculares, cânceres e doenças intestinais (como colite, síndrome do intestino irritável). Além de auxiliar o melhor funcionamento do intestino e auxiliar na redução da absorção da gordura, facilitando perda de peso.
E para finalizar, o Sódio. Amplamente conhecido. Seus efeitos no organismo já foram citados inclusive aqui no “Nutrição Holística”. Em excesso pode prejudicar o funcionamento do rim, aumentar a retenção hídrica e piorar o quadro da Pressão Alta. O ideal é o consumo de 5 g diárias, que equivalem a 1 colher de chá.


Cortisol: O hormônio do stress



O cortisol é um hormônio do stress que realiza numerosas funções no corpo, ele está envolvido em ações anti-inflamatórias, no metabolismo da glicose e nas respostas imunes. No entanto, a superprodução de cortisol pode ter consequências para a saúde como cicatrização lenta, perturbação do sono e desequilíbrios no açúcar presente no sangue. Incorporando certos aliment

os na sua dieta pode ajudar a níveis mais baixos de cortisol.

O chocolate escuro pode melhorar os níveis de cortisol. Serge Rezxi liderou uma equipe de pesquisadores que examinaram o impacto do consumo de chocolate escuro e stress no metabolismo energético em pacientes com traços de ansiedade. Os sujeitos foram designados para receber 40 g de chocolate escuro, durante duas semanas. No final do estudo, observou-se que o consumo de chocolate escuro diminuiu os níveis de cortisol, como relatado na edição de Dezembro de 2009 do "Journal of Proteome Research".

O ácido docosa-hexaenóico omega-3, também conhecido como DHA, podem diminuir a libertação de cortisol. Pesquisadores da Universidade de Medicina e farmacêutica de Toyama no Japão investigou a relação entre o consumo de DHA e os níveis de cortisol. Durante o estudo de 9 semanas, os indivíduos foram distribuídos aleatoriamente para receber um placebo ou DHA contendo óleo vegetal misturado. No início e no final do estudo, os hormónios cortisol e noradrenalina foram medidos. Os cientistas descobriram que o grupo DHA tinha baixado os níveis de hormónios do stress em comparação com o grupo placebo, de acordo com a edição de outubro de 1999 do "Journal of Nutritional Science e Vitaminology". Alimentos ricos em DHA incluem ovos, nozes, salmão, atum e arenque.

Outros Alimentos ricos em vitamina C já testados como pimentão, brócolos, melancia e frutas cítricas pode ajudar a níveis mais baixos de cortisol. Dr. Samuel P. Campbell e seus colegas da Universidade de Alabama em Huntsville descobriu que ratos que receberam 200 mg de vitamina C experimentaram reduções nos níveis de cortisol, quando comparado com o grupo controle sob stress. A vitamina C melhora a função imunológica, o que ajuda a combater o stress, de acordo com o site "Science Daily".

O cortisol como hormônio sinônimo de stress e crescimento da barriga
Dicas: com o aumento do surgimento de pílulas dirigidas a aliviar a gordura da barriga, e simultaneamente combatendo o hormônio que é libertado após a experiência de uma situação estressante (que geralmente desencadeia desejos por alimentos gordos, doces), dietistas estão tornando-se mais e mais conscientes de quanto o stress pode afetar o sucesso da perda de peso.

Alimentos e dicas para o combater

No entanto, se a toma de fármacos para emagrecer não é "a sua praia", considere as seguintes dicas sobre como combater naturalmente o cortisol e comer cada vez mais de uma forma saudável:
Dica # 1: Caminhada. Seja o seu objetivo perder peso ou não, o exercício pode reduzir os níveis de cortisol e afastar significativamente os desejos de alimentos gordurosos ou doces. Mesmo que o seu peso real não desça, você pode observar uma barriga mais firme. Tem estar ciente de que, a fim de ver os resultados substanciais, não será necessário ter realmente uma libertação de endorfinas no cérebro (o que pode contrariar o cortisol). Exercite-se moderadamente durante pelo menos 45 minutos por dia.

Dica # 2: a prática da meditação, uma hora antes de deitar. Meditação pode certamente relaxar todo o corpo a qualquer hora do dia, mas praticado antes de dormir pode levar a descansar mais, e ter um sono restaurador durante toda a noite. Descanso restaurador significa menos stress no corpo e no cérebro ao acordar, o que significa que os níveis de cortisol podem diminuir.

Dica # 3: Tente a respiração profunda durante os confrontos. Esse pico de cortisol que ocorre durante uma discussão ou situação intensa pode ser combatido naturalmente com uma prática simples de respiração que quase instantaneamente relaxa o corpo inteiro. Inspire pelo nariz por cinco segundos, segure por um momento, e expire o mais lentamente possível através da boca.

Dica # 4: Fazer as refeições em horários calmos. Stress e comer andam de mãos dadas com o cortisol induzindo desejos que contribuem para a circunferência da barriga. Tente acordar 15 minutos mais cedo para tomar o pequeno almoço na mesa, mesmo que seja apenas uma barra de cereais. Deve passar a almoçar sentado longe da sua área de trabalho, e jantar à mesa com a sua família o mais rápido possível, mesmo que isso signifique um pouco de reescalonamento ou planeamento familiar e laboral.

Dica # 5: Alongamentos na parte da manhã. A rotina de alongamento todas as manhãs pode não só aumentar a flexibilidade, mas, que melhoram os níveis de energia.

Dica # 6: Manter um mini-steper sob sua mesa de trabalho. Um mini-steper é uma ótima maneira de manter o corpo em movimento, quando de outra forma seria sedentário. Um passo lento e constante ao longo da sua jornada de trabalho pode fazer maravilhas. Muito melhor do que uma bola de stress...

Dica # 7: Mantenha os alimentos ricos em gordura saturada e açúcar fora da casa. Se você tiver que fazer uma corrida até a loja para obter o seu refrigerante, batatas fritas, ou uma barra de chocolate, as chances do seu desejo desaparecer são enormes antes ainda de você fazer o esforço. Se o stress relacionado com os desejos é um problema para si, simplesmente mantenha a tentação longe. Isso não significa que você não pode comer os seus doces ou gorduras favoritos de vez em quando, mas mantê-los fora da lista de compras regular pode reduzir a gordura na barriga no longo prazo.

Lembre-se que pode não ser possível aliviar completamente o cortisol, mas estas dicas naturais podem o ajudar a criar um novo estilo de vida que não é controlado por alimentos gordurosos. Fale com o seu médico se você implementou essas dicas e ainda está tendo problemas com os seus desejos.

Fonte: Texto retirado do site: http://www.portaleducacao.com.br/esporte/artigos/20523/cortisol-o-hormonio-catabolico-alimentos-e-dicas-para-o-combater

Roberto Shinyashiki



"Cuidado com os burros motivados" Revista Isto é!

Em Heróis de verdade, o escritor combate a supervalorização da aparência e diz que falta ao Brasil competência, e não auto-estima

Quem são os heróis de verdade?
Roberto Shinyashiki - Nossa sociedade ensina que, para ser uma pessoa de sucesso, você precisa ser diretor de uma multinacional, ter carro importado,
viajar de primeira classe. O mundo define que poucas pessoas deram certo. Isso é uma loucura. Para cada diretor de empresa, há milhares de funcionários que não chegaram a ser gerentes. E essas pessoas são tratadas como uma multidão de fracassados. Quando olha para a própria vida, a maioria se convence de que não valeu a pena porque não conseguiu ter o carro nem a casa maravilhosa. Para mim, é importante que o filho da moça que trabalha na minha casa possa se orgulhar da mãe. O mundo precisa de pessoas mais simples e transparentes. Heróis de verdade são aqueles que trabalham para realizar seus projetos de vida, e não para impressionar os outros. São pessoas que sabem pedir desculpas e admitir que erraram.

Qual o resultado disso?
Roberto Shinyashiki - Paranóia e depressão cada vez mais precoces. O pai quer preparar o filho para o futuro e mete o menino em aulas de inglês, informática e mandarim. Aos nove ou dez anos a depressão aparece. A única coisa que prepara uma criança para o futuro é ela poder ser criança. Com a desculpa de prepará-los para o futuro, os malucos dos pais estão roubando a infância dos filhos. Essas crianças serão adultos inseguros e terão discursos hipócritas. Aliás, a hipocrisia já predomina no mundo corporativo. 

Há um script estabelecido?
Roberto Shinyashiki - Sim. Quer ver uma pergunta estúpida feita por um presidente de multinacional no programa O aprendiz? “Qual é seu defeito?” Todos respondem que o defeito é não pensar na vida pessoal: “Eu mergulho de cabeça na empresa. Preciso aprender a relaxar.” É exatamente o que o chefe quer escutar. Por que você acha que nunca alguém respondeu ser desorganizado ou esquecido? É contratado quem é bom em conversar, em fingir. Da mesma forma, na maioria das vezes, são promovidos aqueles que fazem o jogo do poder.
O vice-presidente de uma das maiores empresas do planeta me disse: “Sabe, Roberto, ninguém chega à vice-presidência sem mentir.” Isso significa que quem fala a verdade não chega a diretor?

Temos um modelo de gestão que premia pessoas mal preparadas?
Roberto Shinyashiki - Ele cria pessoas arrogantes, que não têm a humildade de se preparar, que não têm capacidade de ler um livro até o fim e não se preocupam com o conhecimento. Muitas equipes precisam de motivação, mas o maior problema no Brasil é competência. Cuidado com os burros motivados. Há muita gente motivada fazendo besteira. Não adianta você assumir uma função para a qual não está preparado. Fui cirurgião e me orgulho de nunca um paciente ter morrido na minha mão. Mas tenho a humildade de reconhecer que isso nunca aconteceu graças a meus chefes, que foram sábios em não me dar um caso para o qual eu não estava preparado. Hoje, o garoto sai da faculdade achando que sabe fazer uma neurocirurgia. O Brasil se tornou incompetente e não acordou para isso.

O conceito muda quando a expectativa não se comprova?
Roberto Shinyashiki - Exatamente. A gente não é super-herói nem superfracassado. A gente acerta, erra, tem dias de alegria e dias de tristeza. Não há nada de errado nisso. Hoje, as pessoas estão questionando o Lula em parte porque acreditavam que ele fosse mudar suas vidas e se decepcionaram. A crise será positiva se elas entenderem que a responsabilidade pela própria vida é delas.

É comum colocar a culpa nos outros?
Roberto Shinyashiki - Sim. Há uma tendência a reclamar, dar desculpas e acusar alguém. Eu vejo as pessoas escondendo suas humanidades. Todas as empresas definem uma meta de crescimento no começo do ano. O presidente estabelece que a meta é crescer 15%, mas, se perguntar a ele em que está baseada essa expectativa, ele não vai saber responder. Ele estabelece um valor aleatoriamente, os diretores fingem que é factível e os vendedores já partem do princípio de que a meta não será cumprida e passam a buscar explicações para, no final do ano, justificar. A maioria das metas estabelecidas no Brasil não leva em conta a evolução do setor. É uma chutação total.

Muitas pessoas acham que é fácil para o Roberto Shinyashiki dizer essas coisas, já que ele é bem-sucedido. O senhor tem defeitos?
Roberto Shinyashiki - Tenho minhas angústias e inseguranças. Mas aceitá-las faz minha vida fluir facilmente. Há várias coisas que eu queria e não consegui. Jogar na Seleção Brasileira, tocar nos Beatles (risos). Meu filho mais velho nasceu com uma doença cerebral e hoje tem 25 anos. Com uma criança especial, eu aprendi que ou eu a amo do jeito que ela é ou vou massacrá-la o resto da vida para ser o filho que eu gostaria que fosse. Quando olho para trás, vejo que 60% das coisas que fiz deram certo. O resto foram apostas e erros. Dia desses apostei na edição de um livro que não deu certo. Um amigão me perguntou: “Quem decidiu publicar esse livro?” Eu respondi que tinha sido eu. O erro foi meu. Não preciso mentir.

Como as pessoas podem se livrar dessa tirania da aparência?
Roberto Shinyashiki - O primeiro passo é pensar nas coisas que fazem as pessoas cederem a essa tirania e tentar evitá-las. São três fraquezas. A primeira é precisar de aplauso, a segunda é precisar se sentir amada e a terceira é buscar segurança. Os Beatles foram recusados por gravadoras e nem por isso desistiram. Hoje, o erro das escolas de música é definir o estilo do aluno. Elas ensinam a tocar como o Steve Vai, o B. B. King ou o Keith Richards. Os MBAs têm o mesmo problema: ensinam os alunos a serem covers do Bill Gates. O que as escolas deveriam fazer é ajudar o aluno a desenvolver suas próprias potencialidades.

O sr. visita mestres na Índia com freqüência. Há alguma parábola que o sr. aprendeu com eles que o ajude a agir?
Roberto Shinyashiki - Quando era recém-formado em São Paulo, trabalhei em um hospital de pacientes terminais. Todos os dias morriam nove ou dez pacientes.
Eu sempre procurei conversar com eles na hora da morte. A maior parte pega o médico pela camisa e diz: “Doutor, não me deixe morrer. Eu me sacrifiquei a vida inteira, agora eu quero ser feliz.” Eu sentia uma dor enorme por não poder fazer nada. Ali eu aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas. Ninguém na hora da morte diz se arrepender por não ter aplicado o dinheiro em imóveis. Uma história que aprendi na Índia me ensinou muito. O sujeito fugia de um urso e caiu em um barranco. Conseguiu se pendurar em algumas raízes. O urso tentava pegá-lo. Embaixo, onças pulavam para agarrar seu pé. No maior sufoco, o sujeito olha para o lado e vê um arbusto com um morango. Ele pega o morango, admira sua beleza e o saboreia. Cada vez mais nós temos ursos e onças à nossa volta. Mas é preciso comer os morangos.

19/11/2012

Mensagem do Dia



‎"O amor é a força mais curativa do mundo. 
Ele cura não apenas o corpo e a mente, mas também a alma." 
Osho


18/11/2012

Fígado


O fígado é um autêntico laboratório químico: provoca modificações em quase todas as substâncias que chegam até ele, filtra todos os produtos ingeridos e elimina substâncias tóxicas; ele também decompõe moléculas alimentares que serão absorvidas pelo organismo, tornando assimiláveis determinadas substâncias que o organismo repeliria e armazena substâncias hepáticas que servem de reserva, tais como moléculas de gordura, proteínas e vitaminas especiais dos alimentos.

O fígado processa a produção de nossa fonte de energia, que é o glicogênio, e controla os açúcares do corpo transformandoos em reservas ou eliminando-os. Seu trabalho é de aceitação, análise e transformação benéfica para a vida.

Pessoas que analisam a vida de forma rebelde porque têm registros de mágoa em seu passado, alimentam raiva constante e não aceitam determinadas ajudas, contrariam a verdadeira função do fígado.
A rejeição do amor, a ira dominante, o nervosismo expresso com crises de raiva, as críticas rígidas e crônicas, a atribuição dos sofrimentos pessoais às falhas dos outros e a não aceitação da necessidade de mudanças, repelindo furiosamente os revolucionários, são motivos de sérias lesões no fígado que, conforme a sua natureza, tenta processar tudo com organização e humildade.

Linguagem do Corpo Vol.I - Aprenda a Ouví-lo para uma Vida Saudável – Cristina Cairo

Quatro exercícios para eliminar o estresse


As melhores técnicas para lidar com o estresse são muito simples de aprender e praticar. E devem ser. Afinal, se fossem complicadas, nos deixariam mais estressados, não é mesmo? As técnicas abaixo irão ajudá-lo a controlar o excesso de estresse, a se tornar mais saudável e alegre.

Evite a companhia de quem estimula o estresse
Quem não conhece pessoas que não apenas são estressadas, mas que parece que "exalam" estresse para todo o ambiente? Quando você menos se dá conta, está infectado com o estresse deles. Se você é o tipo de pessoa que costuma se deixar influenciar pelo estresse alheio, evite essas pessoas. Pelo menos quando se sentir mais suscetível.

Aprenda a respirar profundamente
A respiração influencia diretamente o estado do corpo e da mente. Note que quando estamos estressados, a respiração tende a ser mais curta e rápida. Ao contrário, quando estamos relaxados, tende a ser mais longa e demorada, como a respiração de um bebê. Esta é a maneira correta de respirar, que nos deixa relaxados e calmos. Que tal reaprender a respirar assim?
Deite-se de costas no chão, sobre um colchonete ou edredon dobrado, com os olhos fechados e os braços estendidos ao longo do corpo. Inspire lentamento pelo nariz e visualize os seus pulmões se enchendo de ar e expandindo. Quando estiverem cheios, prenda a respiração por um instante e expire devagar, também pelo nariz, esvaziando os pulmões completamente.
Mantenha esta respiração pelo tempo que desejar ou que precisar para ficar bem relaxado.

O sorriso interior
Esta é uma antiga e eficiente técnica taoísta para o controle do estresse. Uma maneira simples de fazer isso é fechar os olhos e sorrir pensando em algo que costume lhe agradar. Preste atenção na sensação que isso causa em você. Mentalmente, faça esta sensação "viajar" por todo o seu corpo, começando pelo rosto. Depois vá descendo pelo pescoço, pulmões, coração e abdômen. Você pode prosseguir espalhando esta sensação por todo o seu corpo. A técnica é simples e, para quem ainda não tentou, pode parecer até um pouco tola, mas é muito eficiente! Não deixe de experimentá-la. Você será recompensado.

Espreguice-se
O ato de espreguiçar relaxa os músculos do corpo e gera uma agradável sensação de bem-estar. Já que é tão simples, que tal fazer isso com mais freqüência? Não se deixe ficar imóvel diante da tela do computador por horas a fio. Faça pausas de tempos em tempos para esticar o corpo e respirar profundamente.

Como vê, estes exercícios são simples de aplicar e fáceis de integrar à sua rotina diária. Muitas vezes, ficamos estressados simplesmente porque ficamos tão obstinados com os problemas do dia a dia e esquemos de atos tão simples que podem nos trazer bem-estar.

Fonte Gabriel Meissner do blog Vida em Harmonia

Mensagem do Dia


"Liberdade é como saborear um passeio de bicicleta sem precisar apostar corrida com ninguém. 
Apenas pedalar. No nosso ritmo."
Ana Jácomo

É fome? Ou é vontade de comer?

Me diga, quantas vezes você já se viu questionando se você está com fome, ou só com vontade de comer alguma coisa? Um exemplo super comum: é abrir a geladeira e ficar pensando. Quando fazemos isso na verdade não estamos com fome, queremos preencher algum vazio interno  e partimos pra cozinha. Ao abrir a geladeira não conseguimos identificar o que irá preencher esse vazio. Na realidade nada ali dentro irá preencher e provavelmente se optarmos por algum daqueles alimentos logo iremos buscar outro, ou a vontade de comer algo irá permanecer.

E porque temos vontade de comer?

A vontade de comer ocorre por alguns aspectos:

1) O primeiro a ser levado em conta é o hormonal:
Nós temos uma substância no corpo chamada SEROTONINA. A serotonina é um  neurotransmissor relacionado ao prazer, quando temos queda dele, buscamos alimentos que o elevem, neste caso são principalmente os açúcares. Por isso quando estamos tristes buscamos um sorvete, chocolate ou doces em geral.

2) Outro ponto importante é o registro emocional:
Desde bebe durante a amamentação sabemos que para sobrevivermos temos que nos alimentar, e o ato da alimentação está relacionado ao afeto e carinho da mãe. Portanto registramos que quando nos alimentarmos iremos ter carinho e afeto. Daí você para e pensa, sempre quando estou tristinho, adoro comer um doce. Aha!!! Descobriu o ouro agora?

Como mudar isso?
O primeiro passo para a mudança é entendermos porque agimos de determinada forma. Ao diferenciar FOME de VONTADE DE COMER você irá começar a entender que ao invés de ir até a geladeira, abrir e ficar pensando “Ai, o que vou comer!” você pode ir fazer uma caminhada, ou até escrever o que está pensando, ou quem sabe ligar para um amigo, dar um beijo em uma pessoa querida. Tentar de alguma forma preencher esse vazio com algo que não seja comestível e gordinho.

Outra boa dica é buscar fontes alimentares mais saudáveis, como por exemplo a banana. Ela é rica em triptofano, precursor da SEROTONINA. Ou seja, ela te dará prazer, e ainda jogar uma canela em cima dessa banana, ela diminui a secreção da insulina, e o acumulo do açúcar no sangue. E neste verão, que tal um suco de limão com hortelã, uma fonte alimentar bem leve. Ou se tiver frio, um chazinho que pode aquecer seu coração! Seja criativo!
E por último, busque um auxílio de um nutricionista. Ele tem as armas pra ser seu aliado nesse processo! Se quiser passar comigo, entra em contato, meu dados estão ai do lado! Vou AMAR te ajudar!!!

Fonte: http://nutricaoolistica.blogspot.com.br/

17/11/2012

Mensagem do Dia...




SERENIDADE

Pessoas serenas podem caminhar numa sala cheia de gente sem criar nenhuma onda. Podem estar com uma ou centenas de pessoas permitindo que elas sinta
m-se completamente a salvas em sua companhia. Quando você tem serenidade interna, as pessoas percebem instintivamente que você não se chateia facilmente e que você saberá como lidar com as situações. Pessoas serenas são uma benção porque ao invés de se preocuparem com assuntos pequenos da vida elas dão importância aos seres humanos.

Livros A serenidade (Brahma Kumaris)

16/11/2012

Oração ensinada pelos Kahunas


Buscando eliminar todos os bloqueios que atrapalham minha evolução, dedicarei AGORA alguns momentos para “PERDOAR”. 
A partir deste momento, eu perdôo todas as pessoas que, de alguma forma, me ofenderam, me machucaram ou me causaram alguma dificuldade desnecessária. 
Perdôo sinceramente quem me rejeitou, me entristeceu, me abandonou, me humilhou, me amedrontou ou me iludiu. 
Perdôo, especialmente, quem me provocou, até que eu perdesse a paciência e acabasse reagindo agressivamente, para depois me fazer sentir vergonha, culpa, ou simplesmente, sentir inadequada.
Reconheço que também fui responsável por estas situações, pois muitas vezes confiei em indivíduos negativos, escolhi usar mal minha inteligência e permiti que descarregassem sobre mim suas amarguras, suas histórias, seus traumas e seu mau humor. 

Por tempo demais suportei tratamento indigno, humilhações, medo, grosserias e desamor, perdendo muito tempo e energia, na tentativa de conseguir um bom relacionamento com essas criaturas.
Agora, me sinto livre da necessidade compulsiva de sofrer e livre da obrigação de conviver com pessoas e ambientes que me diminuem e, principalmente, destas pessoas que se sentem incomodadas com a minha presença e a minha luz. 

Iniciei, agora, uma nova etapa na minha vida em companhia de gente mais positiva, cheia de boas intenções, gente amiga, que se preocupa em ser saudável, alegre, próspera e iluminada. Gente preocupada em melhorar a qualidade de vida não só a nossa, mas de todo o planeta. 
Queremos compartilhar sentimentos nobres, aprendendo uns com os outros e nos ajudando mutuamente, enquanto trabalhamos pelo nosso progresso material e nossa evolução espiritual sempre procurando difundir nossas idéias de unidade, de paz e de amor.
Procurarei valorizar sempre todas as conquistas que fiz e o amor que tenho em mim, evitando todas queixas desnecessárias, que me seguram nesta freqüência, de onde já consegui sair.

Se, por um acaso, eu tornar a pensar nestas pessoas com quem ainda tenho dificuldade de convivência, lembrarei que elas todas já estão perdoadas. 
Embora eu não me sinta na obrigação de trazê-las novamente para minha intimidade, eu o farei, se elas demonstrarem interesse em entrar em sintonia.

Agradeço pelas dificuldades que elas me causaram, pois isso me desafiou e me ajudou a evoluir, do nível humano comum, a um nível de maior amor e compaixão, maior consciência, em que procuro viver hoje.
Quando eu tornar a lembrar destas pessoas que me fizeram sofrer, procurarei valorizar suas qualidades e também liberá-las, pedindo ao Criador que também as perdoe, evitando que elas sofram pela lei de causa e efeito, nesta vida ou em outras. 
Também compreendo as pessoas que rejeitaram meu amor e minhas boas intenções, pois reconheço que é um direito de cada um, não poder ou não querer corresponder ao meu amor.
Faça agora uma pausa e respire profundamente por algumas vezes para acumular energia... 

Quando se sentir pronto(a) continue.

Agora, sinceramente, peço perdão a todas as pessoas a quem, de alguma forma consciente ou inconsciente, magoei, prejudiquei ou fiz sofrer.
Analisando o que fiz ao longo da minha vida, sei que minhas intenções foram boas, embora nem sempre tenha acertado e que, estas coisas que fiz de bom, são suficientes para resgatar a dor do meu aprendizado, ainda deixando um saldo positivo ao meu favor.

Sinto-me em paz com minha consciência e, de cabeça erguida, respiro profundamente.......... prendo o ar............ e me concentro para enviar uma corrente de energia destinada ao meu EU SUPERIOR.
Ao relaxar, minhas sensações revelam que este contato foi estabelecido.

Agora, dirijo uma mensagem de fé, ao meu EU SUPERIOR, pedindo orientação, proteção e ajuda para a realização, de um modo acelerado, de um projeto muito importante que estou mentalizando e para o qual estou trabalhando com dedicação e amor. ( ...citar o projeto... ) e que será, com certeza, para o bem maior de todos os envolvidos.
Também peço que minha fé seja firme e que eu possa, cada vez mais, tornar-me um canal, uma conexão permanente com os Seres de Luz, desenvolvendo todos os potenciais que possam facilitar esta comunicação. 
Que eu perceba todas as respostas às minhas perguntas e dúvidas, reconhecendo os sinais claros que estiver recebendo, sempre protegida e amparada pelo Universo. 
Agradeço, de todo o coração, a todas as pessoas que me ajudaram e me comprometo a retribuir trabalhando para o bem do próximo, para sua alegria, seu bem-estar, atuando como agente catalisador de harmonia, entendimento, saúde, crescimento, entusiasmo, prosperidade e auto-realização.
Tudo farei sempre em harmonia com as leis da natureza e com a permissão do nosso Criador eterno e infinito que sinto como único poder real, atuante dentro e fora de mim.

ASSIM SEJA E ASSIM SERÁ. 

Aromaterapia e Água por Vera Lúcia Guedes


Aromaterapia e Água - Para uma boa faxina interna nada melhor do que um bom copo de ÁGUA o maior solvente da natureza. 

Limpe sua casa corpo todos os dias, comece pela manhã tomando um copo de água de preferencia na temperatura ambiente, isto ajudará a acordar os orgãos, especialmente os órgãos de excreção.
Lembre-se de que não usamos chá, suco, refringentes ou café para lavarmos nossa roupa

, ou a louça da cozinha ou mesmo limparmos o banheiro, mas, sim ÁGUA, portanto, é este elemento que devemos usar para nossa limpeza interior. 

Se tomamos um copo de água uma hora antes das refeições isto colabora muito com o processo digestivo; um copo de água antes de dormir diminuí os riscos de problemas cardiovascular durante o sono. Nosso cérebro também se nutre com ÁGUA.

Para uma boa hidratação interna nada substituí este precioso líquido a Água ♥

Fonte:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=367047900056361&set=a.204642689630217.46913.204605312967288&type=1&theater

O Gayatri Mantra explicado



O Gayatri protege quem o recita


O Gayatri mantra é, junto com o OM, o mantra mais conhecido e cantado na Índia.
Ele representa a essência do conhecimento védico e foi percebido e
depois ensinado pelo sábio Vishwamitra.
Certo dia, o rei Viswamitra estava caçando nas florestas do Himalaia e chegou nas proximidades do eremitério do sábio Vasishtha. As tropas do rei estavam cansadas e famintas.
Vasishtha saldou o rei e pediu a Kamadhenu, sua vaca que podia conceder todos os desejos, que provesse alimento para o rei e suas tropas.
Vishwamitra ficou impressionado com a vaca mágica e pensou que essa  vaca poderia das conta de todas as necessidades dele, de suas tropas e de seu reino.
Se aproximando de Vasishtha ele pediu a vaca como presente mas o sábio respondeu negativamente, dizendo que somente aqueles que eram realizados na verdade de Brahman poderiam ter a vaca.

Vishwamitra ficou muito ofendido e se enfureceu, ordenando que suas
tropas tomassem a vaca a força.
Vasishtha então ordenou à vaca que produzisse milhares de guerreiros
celestiais, que deram uma lição nas tropas de Vishwamitra, as
espantando do eremitério.
Percebendo o que ocorreu, Vishwamitra realizou que toda a sua
opulência, armas e exércitos não valia de nada perto da realização
yogue de um Brahmarishi (título concedido aos mais altos sábios
realizados em Brahman, como Vasishtha). Vishwamitra resolveu ele
próprio se tornar um Brahmarishi, abandonando seu reino e adentrando as florestas do Himalaia para praticar meditação profunda em Brahman.

Por muitos anos ele praticou exercícios espirituais e meditação,
conseguindo grande poderes yogues.
Vendo o avanço de Vishwamitra, Indra, o deus celestial, se assustou e
temeu que Vishwamitra pudesse o suceder no comando dos céus. Assim, enviou uma bela ninfa para distrair a meditação de Vishwamitra.
O rei se viu vítima da paixão e se enamorou da ninfa, que engravidou
e deu a luz a uma linda menina. Quando se deu conta de que a luxúria
havia consumido todos os anos de esforço e meditação, Vishwamitra
renunciou sua esposa e filha e mais uma vez entrou em meditação
profunda.

Desta feita, Vishwamitra conseguiu poderes ainda maiores e Indra,
mais uma vez mandou uma ninfa, que tentou atrapalhar a meditação de
Vishwamitra. Tendo sucesso em sua empreitada a ninfa se aproximou do rei, que por sua vez se lembrou da experiência passada e ficou cheio de raiva contra a ninfa por ela ter quebrado sua meditação profunda.Vishwamitra, então, transformou a ninfa numa pedra.
Foi só então que Vishwamitra percebeu que a raiva e ira haviam consumido todos os anos de sua intensa prática espiritual.Mas com perseverança inquebrantável, Vishwamitra subiu mais alto no Himalaia e entrou mais uma vez em meditação profunda.

Durante esse período, um outro rei se aproximou do sábio Vasishtha e pediu a ele para realizar um grande sacrifício do fogo para que o ajudasse a atingir o paraíso com seu corpo carnal e com sua consciência atual, o que Vasishtha recusou prontamente.
Ofendido e revoltado o rei, chamado Trishunku, se aproximou de Vishwamitra.

Vishwamitra viu nesse encontro uma oportunidade de ser vingar de Vasishtha, mostrando seus poderes yogues.
Feito o sacrifício do fogo, Vishwamitra mandou o rei ao plano de Indra, com corpo e consciência terrena.
Sabendo ser impossível manter o rei no plano de Indra com o corpo e consciência terrena, Vishwamitra o trouxe de volta, mas enquanto descia das alturas celestiais o rei Trishnku chorou e orou para que Vishwamitra o salvasse.
Vishwamitra concedeu a salvação ao rei, criando um sistema estelar apenas para o rei. Ou seja, o seu poder era tão grande que ele criou umcéu/paraíso apenas para o rei.Mas ao fazer isso, Vishwamitra percebeu que todo o esforço de sua
meditação e exercícios espirituais intensos foram em vão.

Mais uma vez ele se viu decepcionado e vez o voto de não sair mais de
sua meditação profunda.
Quando Vishwamitra se deu por satisfeito com sua prática, Brahma em pessoa apareceu ante ele e disse que estava muito satisfeito com a intensidade da prática de Vishwamitra, concedendo-lhe o título de Maharishi (Grande Sábio). Entretanto, Brahma lhe avisou que para se tornar um Brahmarishi ele deveria ser abençoado pelo Sábio Vasishtha. Ao dizer isso, Brahma desapareceu.Mesmo atingido o estado de Maharishi, Vishwamitra se frustrou ao pensar que depois de tudo ainda teria que recorrer ao sábio Vasishtha para ser abençoado.

Com ciúme da posição de Vasishtha ele pensou que se o matasse ele não
precisaria das bênçãos para se tornar um brahmarishi.Espreitando a casa de Vasishtha ele pegou uma grande pedra para atirar na cabeça de Vasishtha.
Mas quando estava próximo ele escutou a esposa de Vasishtha, Arundhati, dizendo que já que Vishwamitra havia se tornado um grande homem, ele deveria abençoá-lo e assim elevá-lo ao estado de Brahmarishi. Vasishtha concordou e disse que assim que Vishwamitra o procurasse ele concederia sua benção.

Ao ouvir isso, Vishwamitra se sentiu profundamente envergonhado, lançou a pedra longe e correu para se curvar diante do grande sábio.
Assim, Vasishtha disse a Vishwamitra: "Você mostrou ao mundo que o espírito humano é invencível e não aceita derrota. Você conquistou a
luxúria, os desejos, o apego e arrogância, um por um, através de suas
intensas práticas espirituais e meditação. A última barreira era o ciúme. Agora você o conquistou também. Salve Brahmarishi Vishwamitra! "
Assim que Vasishtha tocou o ponto entre as sobrancelhas de Vishwamitra, seu chakra frontal se expandiu e ele viu os sete ritmos pelos quais o Cosmo foi criado.

Nesse exato momento, o Gayatri Mantra junto com os sete Vyahritis
(lit. ritmos, mas são os sete planos de manifestação consciencial) foi revelado a ele.
Vishwamitra tem como tradução possível "amigo (mitra) do Universo
(vishwa)".

Gayatri é um dos aspectos da deusa Saraswati, esposa de Brahma e que
representa o seu poder criativo ou shakti. Saraswati é mitologicamente representada como a protetora e inspiradora das artes, música, literatura e ciência. No entanto, esotericamente ela representa o potencial de expressão da mente humana.

A palavra Gayatri é composta de duas palavras:
Gaya= Florescer, abundar, energizar (vitalizar), energia vital.
Trâyate =o que protege; o que concede a liberação.

Vamos estudar esse mantra, que junto com o OM é o mais importante das tradições hinduístas.

Saraswati

A estrutura do mantra é de 3 linhas com 8 sílabas em cada uma, fazendo um total de 24 sílabas.Cada sílaba estimula os impulsos de criação dentro do Ser.
Assim, por mais que numa análise superficial o entendimento do mantra
fique de certa forma bem claro, é importante dizer que a tradução pura e simples do mantra abrange apenas a superfície de sua real significância.

Que fique bem claro que o mantra não se trata apenas de uma oração ou
um pedido solene.

Essa métrica de 3 linhas com 8 sílabas em cada uma, fazendo um total de 24 sílabas, é específica do Gayatri e por isso outros mantras que contém essa estrutura são chamados de gayatri também. Temos o gayatri do Ganesha, ou da Lakshmi, por exemplo.

O mantra aparece no Rig Veda da seguinte maneira:

TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHEEMAH
DHIYO YO NAHA PRACHODAYAT


Notem que não há a adição dos Vyahritis (Bhuh, Bhuvah, Swaha[svah]) ,
pois a métrica do Gayatri deve respeitar as 24 sílabas no total.
Mais adiante falaremos sobre os Vyahritis.

Voltemos à métrica do Gayatri:
Como já foi dito, cada sílaba gera impulsos de criação em todo o Ser.
Vamos as 24 sílabas e seu significado esotérico:

1)Tat: Sabedoria Profunda (Brahma Jñana)
2)Sa: Bom uso da energia
3)Vi: Bom uso da riqueza
4)Tu: Coragem durante períodos ruins / acidentes
5)Va:A grandiosidade do convívio amigável com as mulheres
6)Re:A grandiosidade da esposa, que concede toda a fortuna à família
7)Nyam: Adoração e respeito à Natureza
8)Bhar: Controle Mental constante e firme
9)Go: Cooperação e Paciência
10)De: Todos os sentidos sob controle
11)Va: Vida Pura
12)Sya: Unidade do homem com Deus
13)Dhee: Sucesso em todas as esferas
14)Ma: Justiça Divina e Disciplina
15)Hi: Conhecimento
16)Dhi: Vida e morte
17)Yo: Seguir o caminho da retidão
18)Yo: Manutenção da Vida
19)Nah: Cautela e Segurança
20)Pra: Conhecimento das coisas que estão por vir e Doação para o bem
21)Cho: Leitura das escrituras sagradas e Associação com os sábios
22)Da: Auto Realização e Bem Aventurança
23)Ya: Boa Progênie
24)At: Disciplinas da vida e cooperação

Assim, volto a afirmar que o mantra não é uma simples oração ou ode a
uma deidade específica, mas sim todo um conjunto de conhecimentos
profundos e sutis.
Não é a toa que o gayatri mantra é considerado a essência dos vedas.
Mas para não ser muito analítico e para dar uma utilidade mais
prática ao mantra, vou me ater a explicar o mantra em suas três
linhas com oito sílabas cada. Mas nem por isso o estudo será
superficial, como poderão comprovar.

De maneira geral, o Gayatri Mantra é cantado ou pensado da seguinte
maneira:

OM
BHUR BHUVAH SVAH
TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHEEMAH
DHIYO YO NAHA PRACHODAYAT


Vamos a uma tradução aproximada:

OM: de forma simplista podemos dizer que ele é o som primordial, a
fonte de toda a criação. Um dos outros nomes pelo qual é conhecido é
PRANAVA ou "substrato da vida, princípio vital".
O OM é a base de onde toda a criação tem existência. Ele é o
substrato de todo o Conhecimento, é o "pano de fundo" onde o potencial criativo se manifesta.
Não podemos aprofundar o assunto aqui, mas o OM é produto da Shakti,
ou Poder Criativo da Consciência [Brahman].
Somente a explicação desse mantra daria um livro, mas para o nosso
estudo a definição acima basta.

BHUR BHUVAH SVAH: são 3 das 7 Vyahritis (lit. "palavras, dizeres")
percebidas pelo sábio Vishwamitra. Representam 3 dos 7 planos de
manifestação da Consciência.

As vyahritis mais o OM são usadas como uma introdução ao mantra.

BHUR é tradicionalmente associada ao plano físico. Esotericamente é
a "espiritosfera" (neologia usada para descrever a amplitude
da "atmosfera espiritual" pertinente ao planeta, corpo celeste ou
parte/ambiente sideral) do planeta Terra.

BHUVAH é lit. "atmosfera". Esotericamente é a espiritosfera
imediatamente superior à nossa. Segundo a tradição seria o espaço
entre o Sol e a Terra e entre a Terra e os outros planetas. Para o
pensamento hindu, todos os planetas são habitados e ao mesmo tempo
são consciências distintas, sendo Júpiter o mais avançado
(espiritualmente) de todos (em nosso sistema solar).
Lê-se "buvarrá". Em alguns casos, onde o `h' final não é
pronunciado, é "buvá".

SVAH: é o Paraíso, o plano mais alto em nosso sistema. Esotericamente é associado ao Sol, que segundo os sábios é o "limite da onisciência" (Ishwara) de nosso sistema. É ele o portador de todos os referenciais de conhecimento que possuímos. Para um aprofundamento recomendo ler com atenção o Yoga Sutras de Patanjali. Infelizmente não poderemos aprofundar esse tema aqui, pois ele é extenso e tem correlação com a manifestação consciencial desde Brahman até o mundo físico.Lê-se "suvarrá". Em alguns casos pode ser lido como "isvárra".

As vyahrits são interpretadas de várias maneiras, dependendo do ponto de vista filosófico.

Elas também podem ser interpretadas da seguinte maneira:
Bhur: Rig Veda
Bhuva: Sama Veda
Svah: Yajur Veda

Ou ainda como sendo relacionados aos cinco pranas que fluem no corpo
humano:
Bhur: Prana (região peitoral)
Bhuva: Apana (região sacra)
Svah: Vyana (permeando o corpo todo)

Essa abordagem é bem fundamentada nas disciplinas Tântricas do Hatha-Yoga e do Kriya Yoga.
É outra abordagem que requer uma explicação mais detalhada, mas infelizmente não é possível nesse momento, visto que todo o
conhecimento de bioenergia fundamentada no Kundalini Yoga, Laya Yoga,
enfim, no Tantra teria que ser explicado.

As outras 4 Vyahrits são: Mahaha, Janah, Tapah, Satyam.

TAT: Lit. Aquele, aquela (aqui refere-se à Savitri). Lê-se "Tat" (com
t mudo).

SAVITUR: De Savitri, o esplendor do Sol, o brilho solar, os raios
solares, a força solar. Em muitos casos Savitri é associado ao deus
do Sol (Surya). Ela seria a shakti (poder) de Surya.
De forma esotérica representa o Criador, Sustentador, o todo
penetrante.

VARENYAM: Desejável, excelente, o melhor entre

BHARGO: efulgência, esplendor, luminosidade (que destrói os pecados), brilho, glória.

DEVASYA: Divino, relativo à divindade. Lê-se "devássia".

DHEEMAH: Meditar sobre; relativo à meditação. Lê-se "dimarri".

DHIYO: pensamentos elevados ou nobres, intuição profunda, iluminar
(revelar a Realidade Última). Lê-se com o i duplo, "diio".

YO: o que, o qual.

NAH: nosso, de nós, unir, junto, nó. Lê-se "narrá", com o "á" curto, como em água.

PRACHODAYAT: de prach (pedir, demandar) + codate[chodayate] (animar,
inspirar, colocar em movimento), portanto a tradução seria algo como
possa inspirar, possa animar. Lê-se "prachodaiáte" .

Uma tradução aproximada do mantra seria "Eu Saúdo aquele Ser, possuidor da efulgência divina e que é a causa e sustentação de todos os planos da existência.Que minha mente esteja sempre fixa e absorvida Nele e que Ele possa iluminar, purificar e inspirar meu intelecto." 

O Mantra está todo relacionado ao aspecto iluminador e todo abrangente de Brahman.Em verdade, o mantra nos mostra a natureza essencial de toda a existência.

Gayatri é uma das formas da Shakti de Brahma, de Vishnu e Shiva.Ela representa a base, o substrato de toda a existência. Ela é a "expansão" do OM ou a energia que o movimenta.

Num estudo mais aprofundado o mantra se revela como sendo a representação do Sol Espiritual ou a Luz da Consciência.Sem essa Luz, o próprio Brahma (criador na trindade hindu) perderia seu sentido de ser. Sem essa Luz não haveria o que ser sustentado ou preservado.
Ela seria a ponte ou a ligação inquebrantável de Brahman com tudo. Seria a Presença invisível e subjacente a tudo.

O Mantra foi ensinado ao avatar Rama por Vishwamitra durante a
batalha contra o demônio Ravana, onde todas as possibilidades de
vitória de Rama diminuíram consideravelmente.Com o uso do mantra Rama teve o controle de todas as armas divinas e assim conseguiu derrotar o demônio.

Assim, o mantra tem sua aplicação no sentido de manifestação, de realizar o potencial de "vir a ser".É energia pura.

Segundo os Vedas, "O Gayatri protege quem o recita".
Ele deve ser cantado todos os dias, de preferência de Manhã, de Tarde
e de Noite.

Ele pode ser dividido em três partes para maior entendimento.
A primeira parte é de louvor, a segunda de meditação e a terceira de
prece.Primeiro saudamos a Realidade Suprema, depois fixamos a mente e
coração Nela e por último apelamos para a purificação e iluminação.
 


O mantra é também atribuído às deusas Gayatri, Savitri e Saraswati, onde Saraswati representa a perfeita expressão, a harmonia e unidade;
Gayatri governa os sentidos e Savitri governa as energias vitais.

Há muito mais para se falar sobre esse mantra. Daria um livro se
fossemos comentar todos os ensinamentos contidos nele. Afinal, ele é
a essência dos Vedas.

Muita Paz e Muita Luz a todos,
Enki.(Luiz Fernando Mingrone)



http://www.yogashala.org.br