Teoria dos cinco elementos e os óleos essenciais
Os cinco elementos para os chineses constituem-se no fogo, na terra, no metal, na água e na madeira. O ciclo de geração consiste no fogo produzindo a terra através das cinzas; a terra cria os metais e os minerais; o metal origina a água; a água cultiva a madeira; a madeira nutre o fogo.
A importância dos cinco elementos está no conjunto que leva ao equilíbrio. A mescla de cores e formas que representam os cinco elementos trazem a harmonia.
No elemento madeira predomina a cor verde e o azul esverdeado, a forma é retangular, as emoções são a raiva, o ódio e a inveja. O sabor é o azedo, o som é o grito. o odor é rançoso, a Essência é o Espírito. O Fígado, a Vesícula Biliar e os Olhos estão relacionados com este elemento. O.E cipreste, limão, lavanda, alecrim, manjerona, manjericão e olíbano.
No elemento fogo, o vermelho é a cor predominate. A forma é o triângulo, as emoções são a ansiedade, alegria excessiva e o ciúme. O sabor é amargo, o som é o riso, o odor é queimado e a Essência é a Alma. O Coração, o Intestino Delgado e a Língua relacionam-se com o elemento fogo. OE rosa, sândalo, gerânio, camomila romana.
No elemento terra o amarelo, terracota e o marrom são as cores predomintes. A forma é o quadrado e as linhas retas, as emoções são a saudade e preocupação excessiva. O sabor é o doce, o som é o canto, o odor é aromático e a idéia é a Essência. Os órgãos e vísceras relacionados são o Baço-pâncreas e o Estômago e o orifício é a Boca. Todos os OE Cítrico.
No elemento metal a cor branca e o cinza são as cores predominantes. A forma é redonda, as emoções são a depressão e a tristeza. O sabor é picante, o som é o choro, o odor é defumado e a Essência é a coragem. Estão relacionados com este elemento Pulmões, Intestino Grosso e o Nariz. OE Néroli, jasmim, rosa, manjerona e cardamomo
No elemento água a cor predominate é o preto. A forma é ondulada, as emoções são o medo e a incerteza. O sabor é o salgado, o som é o gemido, o odor é pútrido e a persistência é a Essência. Os Rins, a Bexiga e os Ouvidos estão relacionados com o elemento água. OE Todas as raízes, sândalo, zimbro (junípero), vetiver, patchouli, cipreste.
Fisiognomonia
Raiva
Está associada ao fígado. Por sua natureza, a raiva causa o aumento do qi, o que provoca rosto e olhos avermelhados, dores de cabeça e vertigens. Isso coincide com o padrão de aumento do chamado fogo do fígado. A raiva também pode fazer o qi do fígado “atacar o baço”, produzindo falta de apetite, indigestão e diarréia, geralmente isso ocorre com pessoas que discutem na mesa de refeições ou comem enquanto dirigem.
Numa visão mais a longo prazo, a raiva ou frustração reprimida normalmente causa a estagnação do qi e isso pode resultar em depressão ou desordens menstruais. É interessante notar que as pessoas que ingerem ervas para liberar o qi estagnado do fígado normalmente experimentam surtos de raiva quando a estagnação é liberada. A raiva passa quando o equilíbrio é restaurado. Da mesma forma, geralmente a raiva e a irritabilidade são os fatores determinantes no diagnóstico da estagnação do qi do fígado.
Muitas pessoas ficam aliviadas ao saber que sua raiva tem um fundo fisiológico. É essencial evitar ingerir café durante o tratamento de desordens do fígado relacionadas à raiva, pois o café aquece o fígado e intensifica muita a condição desfavorável. (Cipreste, Limão, Lavanda, Alecrim, Manjerona, Manjericão e Olíbano)
Alegria
A emoção da alegria está ligada ao coração. Uma desordem relacionada à alegria pode parecer estranha, já que a maioria das pessoas deseja o máximo de alegria em suas vidas. As desordens dessa emoção não são causadas pela felicidade. O desequilíbrio surge quando entusiasmo ou estímulos excessivos ocorrem ou boas notícias súbitas chegam como um choque para o sistema.
Ao avaliar os níveis de estresse, os psicólogos verificam todas as fontes de estresse: positivas e negativas. É claro que a morte de um cônjuge ou a perda de um emprego é uma fonte significante de estresse. Porém, um casamento ou promoção no emprego, ainda que seja uma ocasião feliz, também é uma fonte de estresse.
Uma pessoa que está constantemente saindo, freqüentando festas e vivendo uma vida de excessos, pode acabar desenvolvendo desequilíbrios do coração como palpitações, ansiedade e insônia. Uma pessoa com desequilíbrios no coração também pode demonstrar sintomas emocionais, já que o coração é o lar do espírito (shen). Uma pessoa com sérios distúrbios no shen do coração pode ser vista conversando alegremente consigo mesma e tendo surtos de gargalhadas.
Tal comportamento resulta da incapacidade do órgão do coração em proporcionar um local de descanso estável para o espírito. Esse tipo de desequilíbrio é tratado com acupuntura ao longo do meridiano do coração. Os tratamentos herbários consistem em fórmulas que nutrem o sangue do coração ou yin. Se o fogo do coração perturba o espírito, ervas que limpam o calor do coração são usadas.
Preocupação
A preocupação, uma emoção muito comum em nossa sociedade repleta de estresses, pode esgotar a energia do baço. Isso pode causar distúrbios digestivos e acabar levando à fadiga crônica: um baço enfraquecido não pode transformar o alimento em qi de maneira eficaz e também os pulmões são incapazes de extrair o qi do ar eficientemente.
Uma pessoa que se preocupa muito “transporta o peso do mundo sobre seus ombros”, e uma palavra que descreve muito bem como uma pessoa se sente quando o qi de seu baço está fraco é depressão. O tratamento inclui moxa e ervas que fortificam o baço, o que proporciona à pessoa energia para lidar com os problemas da vida em vez de vivenciá-los.
Pensamento obsessivo
Pensar excessivamente ou obsessivamente sobre um assunto também pode esgotar o baço, o que causa a sua estagnação. Uma pessoa com essa condição pode exibir sintomas como falta de apetite, esquecimento de se alimentar e inchaço após comer. Com o tempo, a pessoa pode desenvolver uma complexão pálida devido à deficiência de qi do baço. Eventualmente, isso pode afetar o coração, fazendo a pessoa sonhar com os mesmos assuntos à noite. Geralmente os estudantes são afetados por esse desequilíbrio. O tratamento padrão é usar ervas que tonifiquem o sangue do coração e o qi do baço.
Tristeza
A tristeza ou pesar afeta os pulmões, produzindo fatiga, falta de ar, choro ou depressão. O tratamento dessa condição envolve acupuntura para os pontos ao longo dos meridianos do pulmão e rim. Normalmente, fórmulas herbárias são usadas para tonificar o qi ou yin dos pulmões.
Medo
A emoção do medo está relacionada com os rins. Essa ligação pode ser prontamente percebida quando o medo extremo faz uma pessoa urinar incontrolavelmente. Nas crianças isso também se manifesta quando elas urinam na cama, o que os psicólogos associaram com insegurança e ansiedade.
A ansiedade prolongada devido às preocupações com o futuro pode esgotar o yin, yang e qi dos rins, o que pode eventualmente levar à fraqueza crônica. O tratamento envolve tonificar os rins com tônicos yin ou yang, dependendo dos sintomas particulares.
Choque (pavor)
O choque é especialmente debilitante para os rins e o coração. A reação “lutar ou fugir” causa uma liberação excessiva de adrenalina das glândulas adrenais ou supra-renais, que se localizam sobre os rins. Isso faz o coração responder com palpitações, ansiedade e insônia. O estresse crônico oriundo do choque pode ser muito debilitante para o sistema inteiro, causando uma ampla gama de problemas. O choque severo pode ter um efeito duradouro sobre o shen do coração, como fica evidente em vítimas da síndrome do estresse pós-traumático. O tratamento envolve psicoterapia, ervas que acalmam o espírito e nutrem o coração e rins, e tratamentos regulares de acupuntura.
Fonte: Recebido por Email.
Nenhum comentário:
Postar um comentário