“Nada é. Tudo está.”

20/02/2012

Volta as aulas - Snacks saudáveis



Nessa época de volta as aulas os pais se pegam preocupados com o que colocar na lancheira de seus filhos ou ainda em como orientar as escolhas nas cantinas dos colégios.

Uma alimentação pobre em nutrientes pode prejudicar seu rendimento escolar, ocasionar falta de energia e disposição para realizar suas atividades diárias e provocar a queda da imunidade. Além disso, estudos mostram que doenças da vida adulta como obesidade, câncer, osteoporose, doenças do coração e diabetes normalmente resultam de escolhas alimentares erradas na infância.

Durante a infância e a adolescência a necessidade de nutrientes - vitaminas, minerais e proteínas - é muito grande, então os lanches são tão importantes quanto as refeições principais.

5 Dicas para lanches mais saudáveis

1.Escolha cereais integrais e produtos integrais (pães, massas, arroz, trigo, aveia) em vez de produtos de grãos refinados.

Dica! Troque o pão branco do sanduiche pela versão integral e prefira os cookies integrais aos biscoitos recheados.

2.Prefira sucos naturais e/ou orgãnicos àqueles de pó ricos em corantes e sabor artificial

Dica! Suco de maça e água de coco são opções que agradam a maioria das crianças. Na linha Mundo Verde Disney temos um suco de maçã integral, sem adição de água ou açúcar.

3.Não proiba, mas limite o acesso a "junk food". Esses alimentos são ricos em calorias, porém pobres em nutrientes o que fará a criança engordar, mas se forem proibidos serão mais atrativos também, então aqui a regra é moderação.

Dica! Escolha um dia na semana para que a criança escolha o que quer levar de lanche ou para que possa comprar seu lanche na cantina do colégio

4. Dê o exemplo! Você deve ser o modelo das boas escolhas! É muito dificil convencer uma criança a comer legumes e frutas se seus pais só comem batata frita. Mande frutas diariamente como opção de lanche, as frutas liofilizadas também podem fazer parte do lanche das crianças.

5. Prefira as embalagens individuais/pequenas, para evitar os excessos. Se não for possível, porcione os snacks em potinhos pequenos para serem levados na lancheira. Dessa forma, fica mais fácil controlar a quantidade de alimento ingerida pelas crianças!

Lembre-se que alimentação é habito. Normalmente repetimos um padrão, assim muito dificilmente uma criança acostumada com frutas e sucos optará por um refrigerante. O mesmo vale para os salgadinhos e biscoitos recheados. Preferimos aquilo a que estamos acostumados a comer, então se a criança come bem em casa e tem exemplo de escolhas corretas fará as mesmas escolhas quando puder decidir.


Fonte: Flavia Morais – Nutricionista da rede Mundo Verde

Nenhum comentário: