“Nada é. Tudo está.”

31/03/2013

ALGUNS SINTOMAS DO DESPERTAR DA KUNDALINI!!!



ChakraS /Movimentos Prânicos ou kriyas /Fenômenos Yoga / Sintomas Fisiológicos / Surtos Psicológicos/Experiências Extra Sensoriais/Fenômenos Psíquicos/Estados de Consciência Mística.

Na base da coluna espinhal de todo ser humano está localizada uma fonte adormecida e poderosa de energia. Esta fonte é conhecida como Muladhara Chakra de onde partem três canais sutís conhecidos como Naadis que sobem pela coluna até atingir o cérebro. O Naadi do meio é conhecido como Sushumna onde em cada um de seus lados estão o Ida e o Pingala. Nos cinco outros centros de energia altamente concentrada, chamados Chakras, localizados ao longo da coluna, estes três Naadis se juntam e quando saem se dividem novamente em três canais à medida que sobem mais além. 

Incluindo o Muladhara, existem vários outros chakras onde uma energia muito poderosa se encontra adormecida e quando ativada em nós, desenvolve poderes extraordinários como Telepatia, Hipnotismo, Clarividência. Na realidade você pode conseguir um sucesso total em toda e qualquer área de sua vida.

O processo de ativação desta energia pode ser muito complicado e difícil a menos que você consiga a ajuda de um Mestre que possui a sua própria Kundalini completamente ativada e que conheça todos os processos de ativação da Kundalini.

A liberação, a fusão do indivíduo com o universo,pode ser considerada a experiência derradeira,por onde a energia cósmica se revela através de nosso corpo. De acordo com os princípios tântricos,tudo que existe no cosmos deve também existir no corpo humano. O propósito deste conhecimento é procurar pela verdade dentro de nós, para que possamos nos realizar completamente, desvendando a realidade básica do universo. 

A palavra sânscrita Kundalini significa 'serpentina'. A Kundalini serpentina é a energia feminina que existe em forma latente. Não só em todo ser humano mas também em cada átomo do universo. O que acontece é que esta energia no indivíduo, pode ficar adormecida por toda a sua vida. O objetivo da prática tântrica da Kundalini-yoga é despertar esta energia cósmica e unificá-la com Shiva, a Consciência Pura difundida em todo o universo.

A Kundalini estática, não manifesta é simbolizada por uma serpente enroscada em três voltas e meia, com sua calda na boca, espiralando em torno do eixo na base da coluna. Quando a Kundalini Shakti está pronta para se desdobrar, ela ascende para se unir a Shiva (Consciência Pura) na coroa da cabeça.

A Respiração providencia os meios para uma simbiose entre as diferentes formas de vida e também entre existência e consciência.O Yoga tem a principal preocupação de direcionar esta força bio-motora rumo à expansão da consciência no organismo humano. É através da ciência da Respiração que os centros sutis do corpo são vitalizados. 

O Yoga desenvolveu técnicas sistemáticas de respiração regulando sua velocidade, profundidade e ritmo. Esses exercícios se chamam Pranayamas, ou domínio do Prana. Em circunstâncias normais, nossa respiração é muito irregular, sendo superficial e sem harmonia a inspiração e a expiração. 

Os princípios cósmicos movem-se com a corrente vital, que sai em direção descendente, para depois retornar. Este direcionamento ainda não a torna uma energia evoluída pois, a corrente ascendente se faz para que se tenha a ordem inversa da corrente descendente. Este preencher e esvaziar constante é o ritmo do próprio universo, enviando ondas que irão atingir a raiz dos impulsos da Kundalini.

Quando a Kundalini é atingida, ela desperta, desdobra-se e se dinamiza; começa a se elevar como uma serpente furiosa, chocando-se em cada chakra à medida em que sobe ( até que a Shakti surge com Shiva na laya-yoga) .

A dinamização, transformação e sublimação dos estados físico, mental e espiritual são possíveis somente através do despertar da Kundalini. Shakti e sua reorientação, num movimento ascendente,faz com que ela se una a Shiva, resultando na inundação de todo o ser, com uma benção indescritível.O praticante eleva-se dos elementos mais grosseiros para os mais sutis e realiza , numa experiência transcendental, sua união com Shiva-Shakti, para se tornar um "homem-cósmico".

É necessário um treinamento longo e de várias disciplinas preparatórias para o despertar da kundalini, mas é bom também saber que NÃO HÁ REGRAS FIXAS para isto. Existem vários meios para se conseguir este objetivo: Mantras, Diksha (transferência da energia Divina do Guru para o discípulo), Kriya-yoga, Pranayamas, RasVigyan e até ervas e poções Ayurvedica. 

Algumas escolas fazem o uso do Mantra Sadhana por ser considerado o mais seguro e pode ser experimentado por qualquer um. Quando a Kundalni é ativada ocorre um tremendo jorro de energia que pode causar grandes danos, se não for propriamente canalizada pelo corpo. Mas o processo do Mantra Sadhana é um método lento e estável totalmente livre de riscos. Além do mais isto é feito sob a orientação de um Guru que possui o controle sobre a Kundalini. No processo do Mantra, os seis Chakras são ativados, um de cada vez e existem sete estágios deste Sadhana (prática). 

Qualquer que seja o método empregado é sempre necessário a presença de um Guru.Durante o processo do despertar da energia Kundalini, as forças divinas no corpo se tornam ativas e atacam as fraquezas do Sadhaka (praticante) como a avareza, ciúmes, obsessão, raiva, falsidade e outros sentimentos negativos. Algumas vezes, a batalha da energia positiva da Kundalini contra sentimentos negativos pode ser tão intensa que a pessoa pode perder seu equilíbrio mental, ou ainda fazer que seus traços maléficos se destaquem e o rumo da vida se perca.

Mas se existe um Guru para ajudá-lo em cada passo do processo, as energias negativas jamais sairão vitoriosas. É por isso que o guru freqüentemente sugere o Mantra Guru Sadhana por ser tão forte e poder aniquilar todos os traços negativos do Sadhaka.

É importante notar que existem Mantras diferentes para a ativação dos seis chakras. Lembre-se também que o que está se operando aqui não é um milagre, e sim um processo lento e gradual do despertar de uma energia extremamente forte e adormecida, sendo talvez necessário alguns meses para se perceber a ativação do chakra em questão. 

Os seis Sadhanas (práticas) podem ser completados dentro de um prazo de seis meses. Todavia, não é necessário esperar que o primeiro chakra esteja ativado para se tentar o Sadhana do próximo Chakra. Na verdade, você pode executar toda a série, todos os Sadhanas um depois do outro sem esperar por resultados. Normalmente os Chakras se tornam ativos somente dias depois do Sadhana, e aí, pode acontecer que até dois ou três Chakras se ativem de uma vez só. 

Ninguém sabe exatamente qual é o gatilho que inicia o desdobrar deste potencial espiritual. Para alguns, esta emergência espiritual é um processo suave e integrado que se desenvolve como uma conseqüência natural dos muitos anos de dedicação no serviço, orações e meditações sob a orientação de um Guru. Pode-se também experimentar um despertar brusco, rápido, devido à outras práticas que a pessoa possa ter feito sem ter consciência de que estas lhe serviram para o despertar da energia transformadora.

Portanto é através destas práticas de Yoga, bio-energética ou respiração que você vai conseguir o despertar da kundalini como um prenúncio da transformação do potencial espiritual. Esta energia, assim que ativada, será sentida como uma vibração no corpo juntamente com uma forte sensação de impulso, descarga ou de um fluxo constante na coluna, ou ainda, um movimento serpentino espiral lento.

Um outro catalisador muito comum pode ser uma aflição intensa emocional ou física. As pessoas quando se deparam com os limites de suas resistências e se vêem cara a cara com a morte normalmente se movem para estágios de uma consciência não-ordinária ou transcendental; ou ainda, transições da vida como gravidez, separação e outros marcos de transição; situações emocionalmente tensas que podem levá-las a um despertar espiritual. A despeito das especificidades individuais nas experiências de cada um, o despertar da Kundalini proclama um período de grandes mudanças na vida de uma pessoa.
Benefícios da ativação da Kundalini

Dentro de nossa coluna vertebral existem sete lotus localizados no Brahma Nadi. Eles são conhecidos como Chakras e possuem números diferentes de pétalas e cores também distintas.(Ver a página Chakras para maiores detalhes) Aqui veremos somente as resultantes de suas ativação.

Chakra Muladhara - Básico

A ativação deste Chakra resulta em se libertar das tensões e conquistar a verdadeira felicidade, beleza, saúde perfeita e força física, além de magnetismo pessoal.

Chakra Svadhishtthana - Sacro ou Umbilical

Sua ativação resulta em se livrar das indisposições estomacais, aumento da energia sexual e cura das debilidades sesuais, aumenta a coragem e o destemor além de seu magnetismo.

Chakra Manipura - Plexo Solar

Sua ativação resulta em perfeita digestão e livrar-se de indisposições como pedras nos rins, diabetes, problemas no fígado, etc. Sucesso em Sadhanas surpreendentes como voar, andar sobre a água, contato telepático com plantas e animais, perfeição no Pranayama e a maior de todas as conquistas que é sucesso na Meditação.

Chakra Anahata - Cardíaco

A ativação deste Chakra resulta em paz mental, graça divina ilimitada, total liberdade de todas as tensões, poder para ver o futuro, poder de hipnose, de entrar no Samadhi (transe divino), se livrar de problemas relacionados ao coração e aumentar suas emoções mais singelas como o amor, afeição e gentileza.

Chakra Vishuddha - Laríngio

Sua ativação resulta em se livrar de todos os desconfortos relacionados com a garganta, tireóide, etc.Aumento de seu conhecimento, ganho em seu poder de eloqüência, Samadhi mais profundo, perfeição na arte da Hipnose, ganho do poder para morrer quando desejar, sucesso material total como; conforto, riquezas e fama.

Chakra Aagya - Frontal

Também conhecido como o Terceiro Olho, sua ativação nos traz poderes prodigiosos como clarividência, telepatia, poder para amaldiçoar ou abençoar, satisfação instantânea do que desejar, e ganho de conhecimento relacionado a todas as áreas e ciências, poder para controlar os pensamentos de outros e interferir até mesmo na natureza.

Chakra Sahastrara - Coronario

Aqui é a Morada do Senhor Shiva; e quando a Kundalini Shakti se une com o Supremo Ser, o praticante é monopolizado por uma meditação profunda onde ele perceberá uma paz e benção infinitas. Por ser um centro sutil, com sua ativação será produzido uma secreção como um elixir que permeará todo o corpo tornando a pessoa livre de todos os desconfortos. Nos tornamos livres de todas as fronteiras e apegos corporais. Todos os elementos naturais estão sob seu controle. 

Alguns sintomas do Despertar da Kundalini

Esta tremenda mudança do nível de consciência resultante do despertar da Kundalini pode ser uma experiência dramática com anos de surtos físicos e psicológicos. Este processo pode variar de pessoa para pessoa. Em alguns ocorrem mais sintomas físicos intensos enquanto que em outros, ocorrem sintomas emocionais ou psicológicos. É como se uma nova energia surgisse em seu sistema energético, com todos os seus problemas físicos e psicológicos não resolvidos, e os colocasse em evidência para serem resolvidos e liberados.

Greenwell (1990) apontou sete categorias de sintomas que foram observados durante o despertar da Kundalini:
Movimentos Prânicos ou kriyas

Prana é a palavra Hindu para energia vital. Assim que uma energia intensa se move pelo corpo limpando os bloqueios psicológicos, a pessoa pode experimentar trancos involuntários incluindo sacudidelas, tremor, vibrações, espasmos e contrações. Assim que estas couraças e bloqueios profundos forem varridos por um fluxo de energia suave, a pessoa pode entrar em contato com memórias e emoções associadas a traumas passados. 

Fenômenos Yoga

Algumas pessoas sem conhecimento da milenar prática do Yoga, estão reformando posturas e mudras que eles nunca aprenderam em sua forma clássica e que jamais poderiam fazê-los em um estado normal de consciência. Da mesma forma, elas pode reproduzir palavras sânscritas ou sons, ou tomar consciência de músicas, mantras e tons. Um padrão incomum de respiração (muito rápido ou muito lento) pode surgir, ou ainda uma respiração superficial ou, ficar sem respirar durante um período longo de tempo.

Sintomas Fisiológicos

O despertar da kundalini normalmente ocasiona atividades fisiológicas incomuns causadas por um movimento intenso de energia que libera toxinas no corpo. Estes sintomas incluem aparentes problemas no coração, dores de cabeça e na coluna, distúrbios gastro-intestinal e problemas nervosos. Já foram reportadas sensações internas de extremo calor, super sensibilidade dea terminações nervosas, hiper-atividade ou letargia, grandes variações no apetite sexual e até orgasmos espontâneos. Estes sintomas são irregulares, indo e vindo sem a menor previsão e geralmente não respondem ao tratamento médico. 

Surtos Psicológicos

O despertar espiritual normalmente oferece algum desfio à supremacia da consciência do ego. O desafio para mover-se para além das respostas inconscientes governadas por impulsos e instintos e remove a consciência do ego do centro de nossa psique. Tais desafios produzem um período de confusão mental e desequilíbrio. A pessoa se encontra em meio a estados emocionais inexplicáveis à medida que se move rumo à questões não resolvidas. Um rodamoinho de emoções que vão desde ansiedade, culpa e depressão, à repentes de compaixão, amor e pura alegria acompanhados com rompantes de choramingos.
Experiências Extra Sensoriais

A medida que a percepção se expande, a pessoa experimenta fenômenos visuais atípicos como: luzes, símbolos, entidades, ou revisão de experiências de vidas passadas. Quanto a audição, pode-se ouvir vozes ou músicas, sons internos ou mantras. Até o olfato pode ser estimulado com percepção de incenso de sândalo, rosas, etc. Pode-se perder a noção do limite corporal ou ter a sensação de ser maior do que se é, ou de se estar fora do corpo resultando em confusão e desorientação.

Fenômenos Psíquicos

Com a abertura das habilidades psíquicas, a pessoa poderá desenvolver; premonição, telepatia, leitura de auras e habilidades de cura.

Estados de Consciência Mística

A pessoa poderá se transferir para um estado de consciência alterado onde ela poderá perceber diretamente a unidade subjacente ao mundo dual e experimentar serenidade e paz com um profundo conhecimento de sabedoria. 

Em alguns casos, o estado provocado pelo surto psicológico é tão severo que pode se assemelhar a um surto psicótico. Por isso é necessário um ambiente que apóie e compreenda a pessoa em vez de rotulá-la de louca. Portanto é fundamental que se esteja em contato com pessoas que lhe dêem apoio e pode ajudar a minimizar os distúrbios. 

Por último eu gostaria de ressaltar que o despertar da Kundalini não é o mesmo que Iluminação que dificilmente resultaria de um único encontro com o luminoso. Seria mais como se esse despertar energético iniciasse uma expansão da consciência que será o início das muitas outras experiências de estados transcendentais de consciência. A intensidade e a duração desses flashes varia de acordo com a nossa presteza para assimilá-los e integrá-los. Desta maneira, o despertar da Kundalini não é a meta final e sim o início de uma transformação de consciência que expandirá a nossa capacidade de conhecer o infinito. Emergência espiritual normalmente inclui expansão de habilidades de percepção, aumento de energia, expressão criativa e uma dedicação e comprometimento para servir um bem maior. 

Benefícios da Massagem

Mandíbula e coluna vertebral

Cravo-da-índia x Aedes egypti


 
Cientistas do Inpa desenvolvem um inseticida feito com cravos-da-índia
Substância que existe no cravo-da-índia mata as larvas do Aedes egypti.
Pesquisa durou dois anos e os cientistas apresentam agora uma fórmula.

O cravo-da-índia está em qualquer supermercado nas prateleiras de condimentos. 
Ele é usado para dar um gosto especial a algumas receitas. 
Tem um cheiro bem característico por causa do Eugenol, uma substância que tem se mostrado também eficiente no combate as larvas do mosquito da dengue

O Eugenol já era conhecido como um agente antipragas, mas o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus, decidiu testá-lo contra o Aedes Egypti e viu, em laboratório, que as larvas morrem em 24 horas em contato com uma mistura de cravo e água.
“Até mesmo nos reservatórios de água não tem problema o uso porque o cravinho é comestível. 

Com isso, qualquer pessoa pode lançar mão que funciona", explica Ilea Brandão Rodrigues, pesquisadora do Inpa.

A fórmula está em processo de patente, mas pode ser feita em casa: é só bater no liquidificador 60 botões de cravo com uma xícara de água. 
É a concentração ideal para manter o efeito. Não precisa peneirar. A mistura deve que ser guardada na geladeira por até um ano. 

A aplicação também é simples. “Pratos pequenos de 15 centímetros serão aplicadas três gotas. Pratos médios, o número de gotas a ser aplicadas passa de quatro. A mistura tem um efeito de aproximadamente 14 dias", garante Eunice Moreira, pesquisadora do Inpa.

Os testes foram feitos em várias casas, como a do cozinheiro Gilson Brasil, que aprovou a fórmula do cravo e manteve outros cuidados de prevenção. 
"As garrafas, se tiver, sempre de boca para baixo. Jogar sempre aquelas águas que ficam embaixo do vaso. Essa fórmula ajuda a matar mesmo esse negócio de larvas”.

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/03/cientistas-do-inpa-desenvolvem-um-inseticida-feito-com-cravos-da-india.html

29/03/2013

10 alimentos que ajudam na digestão

VAMPIROS DE ENERGIAS


Todos nós os conhecemos, sabemos como são, como se vestem, como agem e seus propósitos: sugar o sangue de suas vítimas, pois só assim sobrevivem.
Esses são os vampiros dos filmes, seres errantes de capa preta e grandes dentes, ávidos por sangue, que andam pelas sombras em busca de suas vítimas. 

Mas existe um tipo de vampiro que convivemos diariamente - os vampiros de energia.
Eles podem ser nosso irmão, marido ou esposa, empregado, amigo, vizinho, gerente do banco, ou seja, qualquer um do nosso convívio.
Eles roubam energia vital, comum no universo, mas que eles não conseguem receber.

Mas, afinal, por que estas pessoas sugam nossa energia? 

Bem, em primeiro lugar a maioria dos vampiros de energia atua inconscientemente, sugando a energia sem saber o que estão fazendo.
Isso acontece porque elas não conseguem absorver as energias das fontes naturais e ficam desequilibradas energeticamente. 

Quando essas pessoas bloqueiam o recebimento destas energias naturais (ou vitais), precisam encontrar outras fontes mais próximas, que nada mais são do que as pessoas ao redor.
Na verdade, quase todos nós, num momento ou outro da vida, quando nos encontramos em um estado de desequilíbrio, acabamos nos tornando vampiros da energia alheia. 

Como identificar e combater essas pessoas? 

1. Vampiro cobrador: cobra sempre, de tudo e todos.
Quando nos encontramos com ele, já vem cobrando o porquê não lhe telefonamos ou visitamos.
Se você vestir a carapuça e se sentir culpado, abrirá as portas.
O melhor é usar de sua própria arma, cobrando de volta e perguntando por que ele não liga ou aparece.

Deixe-o confuso, sem tempo para retrucar e se retire rapidamente. 
2. Vampiro crítico: crítica tudo e todos, e o pior que é só critica negativamente.
Vê a vida somente pelo lado sombrio.
A maledicência tende a criar na vítima um estado de alma escuro e pesado, que abrirá seu sistema para que a energia seja sugada.
Diga 'não' à suas críticas e nunca concorde com ele.
A vida não é tão negra assim.
O melhor é cair fora e cortar o contato.

3. Vampiro adulador: o famoso puxa-saco.
Adula o ego da vítima, cobrindo-a de elogios falsos, tentando seduzi-la.
Muito cuidado para não dar ouvidos ao adulador, pois ele espera que o orgulho da vítima abra as portas da aura para sugar a energia. 

4. Vampiro reclamador: reclama de tudo e de todos.
Opõe-se a tudo, exige, reivindica, protesta sem parar.
O mais engraçado é que nem sempre dispõe de argumentos sólidos e válidos para justificar seus protestos.
A melhor tática é deixá-lo falando sozinho.

5. Vampiro inquiridor: sua língua é uma metralhadora.
Dispara perguntas sobre tudo e não dá tempo para que a vítima responda.
Na verdade ele não quer respostas, mas sim desestabilizar o equilíbrio mental da vítima, perturbando seu fluxo de pensamentos.
Para sair de suas garras, não se ocupe à procura de respostas.
Reaja fazendo-lhe uma pergunta bem pessoal, contundente e procure se afastar assim que possível.

6. Vampiro lamentoso: são os lamentadores profissionais, que anos a fio choram suas desgraças. Para sugar a energia da vítima, ataca pelo lado emocional e afetivo.
Chora, lamenta-se e faz de tudo para despertar pena.
É sempre o coitado, a vítima.
Corte suas lamentações dizendo que não gosta de queixas, pois elas não resolvem situação alguma.

7. Vampiro pegajoso: investe contra as portas da sensualidade e sexualidade da vítima.
Parece um polvo querendo envolver a pessoa com seus tentáculos.
Ele suga a energia seduzindo ou provocando náuseas e repulsa.
Nos dois casos você estará desestabilizado e vulnerável.
Invente uma desculpa e fuja rapidamente.

8. Vampiro grilo-falante: a porta de entrada que ele quer arrombar é o seu ouvido.
Pode falar durante horas, e enquanto mantém a atenção da vítima ocupada, suga sua energia vital. Para livrar-se invente uma desculpa, levante-se e vá embora. 

9. Vampiro hipocondríaco: cada dia aparece com uma doença nova.
É desse jeito que chama a atenção dos outros, despertando preocupação e cuidados.
Enquanto descreve os pormenores de seus males e conta seus infindáveis sofrimentos, rouba a energia do ouvinte, que depois sente-se péssimo.

10. Vampiro encrenqueiro: para ele o mundo é um campo de batalha onde as coisas só são resolvidas na base do tapa.
Quer que a vítima compre sua briga, provocando nela um estado raivoso, irado e agressivo.
Esse é um dos métodos mais eficientes para desestabilizar a vítima e roubar-lhe a energia.
Não dê campo para a agressividade, procure manter a calma e corte laços com este vampiro.

Bem, agora que você já conhece como agem os vampiros de energia, livre-se deles o mais rápido possível.
Mas, não esqueça de verificar se você, sem querer é obvio, não faz parte dessa lista...

Vera Caballero, jornalista, orientadora metafísica e professora de bioenergias e proteção psíquica

28/03/2013

Métodos que podem ajudar na cura Interior e cura emocional



A cura interior e respectiva cura emocional, passa pela libertação de padrões negativos recorrentes que se manifestam de formas inesperadas que limitam muito a vida da pessoa. Estes bloqueios são ativados por situações, palavras, comportamentos que funcionam como “gatilhos”/”interruptores” que despertam vivências passadas muito dolorosas que podem “paralisar” a pessoa através de medos e fobias. Esta cura interior terá consequências positivas na vida da pessoa e resultará em mudanças muito significativas na auto-motivação e auto-estima.
DEUS utiliza a DOR como megafone para falar à nossa SURDEZ…e os bloqueios emocionais e os medos são a voz que grita e apela à compreensão do “Ser” pela sua essência e pelo verdadeiro sentido da vida.

Existem muitos métodos de cura interior e cura emocional, no entanto vamos apenas abordar alguns temas, especialmente nos temas que podem funcionar de uma forma de auto-cura, ajudando cada pessoa a perceber que ela é a única responsável pela sua mudança e sua cura interior e libertação emocional. Apesar de muitas pessoas recorrerem a ajudas exteriores é importante que cada pessoa entenda que ninguém nos pode curar se nós não decidirmos interiormente libertar a resistência à mudança.
Meditação como uma fonte de cura interior e cura emocional
Praticar meditação regularmente, pode trazer benefícios físicos e mentais significativos e ser assim uma excelente fonte de cura interior e cura emocional. Há relatos de estudos médicos, que indicam que os benefícios da meditação variam entre o desenvolvimento da capacidade de concentração, de raciocínio e também excelentes melhorias na atividade do sistema imunitário e alívio de insonias e problemas relacionados com tensão alta.
Terapia de libertação emocional - EFT (Emotional Freedom Tecniques)

Esta é uma nova e poderosa descoberta que ajuda à cura interior e cura emocional, e combina duas ciências bem estabelecidas para que possamos beneficiar de ambas ao mesmo tempo:

• Medicina da mente e corpo.
• Acupuntura (sem agulhas).

Praticar meditação regularmente, pode trazer benefícios físicos e mentais significativos e ser assim uma excelente fonte de cura interior e cura emocional. Há relatos de estudos médicos, que indicam que os benefícios da meditação variam entre o desenvolvimento da capacidade de concentração, de raciocínio e também excelentes melhorias na atividade do sistema imunitário e alívio de insónias e problemas relacionados com tensão alta.
Ayurveda, tratamento para a depressão bipolar

Cada vez mais a recorrência a terapias alternativas se torna uma solução mais credível para a cura de doenças e distúrbios comportamentais. A terapia e a massagem Ayurveda são cada vez mais uma alternativa de cura interior e cura emocional e consequentemente de cura da depressão e do transtorno bipolar. O transtorno bipolar é um outro nome que se atribui à tão conhecida doença maníaco-depressiva, que é responsável por comportamentos de grandes oscilações de humor muito perturbadoras. Comportamentos que oscilam entre o comportamento de estados de euforia e a depressão, os estados maníaco-depressivos são por vezes perigosos porque algumas pessoas a agem de forma impulsiva e imprudente e podem até mesmo recorrer às tentativas de suicídio.

O que é Arte Terapia?

Em algum momento de nossas vidas, podemos encontrar-nos oprimidos pelas circunstâncias e pela intensidade das nossas emoções, muitas vezes destabilizadoras e difíceis de “controlar”. A Arte terapia é uma oportunidade para proceder a uma cura interior e cura emocional e ajudar a explorar esses pensamentos e emoções profundas e intensas que podem tornar-se dolorosas e traduzir-se em sentimentos e ser exprimidos por uma forma de arte. Trata-se de utilizar uma grande variedade de materiais de arte, por exemplo tintas, argila e batik, para criar uma representações visuais de pensamentos e sentimentos. A Arte-terapia pode ser uma atividade individual, mas é frequentemente usada com muito sucesso em situações de grupo.
O que é Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)?

Esta é uma forma de terapia desenvolvida paralelamente como a PNL – Programação neuro-linguística e o Coachingque desenvolvem a compreensão Cognitivo comportamental como uma chave para a resolução de muitos dos dramas internos e problemas na vida do ser humano. Esta terapia pode ser uma excelente ajuda na cura interior e cura emocional, utilizando métodos importantes para de libertação emocional.

Esta terapia ajuda-nos a compreender:
  • Como pensamos sobre nós mesmos, e como vemos o mundo das outras pessoas.
  • Ajuda a compreender que tudo o, somos e fazemos afeta os nossos pensamentos e sentimentos.
  • Depressão e a PNL (Programação NeuroLinguística)
Todos os que procuram ajuda para a curar a depressão devem estar cientes de que a terapia cognitiva é geralmente aceite como sendo uma abordagem muito eficaz na cura da depressão. Excelentes estudos têm mostrado que sua eficácia na cura interior e cura emocional e ajuda a superar a dormência dada pela inercia vivencial e pelos anti-depressivos.

Muitos psicólogos clínicos (e estudantes) tem sido muito inflexíveis, insistindo que não é o seu trabalho investigar todos os tipos de tratamentos para a depressão, nomeadamente as terapias cognitivas, debruçando-se apenas nos tratamentos de depressão que fazem parte das suas preferências e que lhes tragam mais valias. Isto significa que os utentes que querem saber mais sobre outras abordagens e sobre a depressão e sua cura, estão dependentes da boa vontade dos outros, denominados como especialistas.
Libertar a depressão pelo coaching vivencial

O coaching vivencial pode ser, aqui, uma intervenção eficaz e positiva na cura interior e cura emocional. Para aquelas pessoas que conseguem reconhecer os sintomas da depressão em si, o coaching de vivencial pode ajudá-las a resistir ao apelo no sentido mais profundo da depressão e ajudá-las a movem-se em direcção à felicidade e uma melhor qualidade de vida.
Entre os sintomas da depressão, os pensamentos negativos são os mais evidentes, tal como a baixa auto-estima e a incapacidade de agir positivamente. Acho que há um papel eficaz, que o coaching vivencial pode ajudar as pessoas a lutar “contra” (redirecionar a forma de pensar e sentir a vida) os sintomas e romper com o estado depressivo. Usando métodos baseados em psicologia cognitiva, um bom “coach” (profissional em coaching) pode ajudar os clientes a examinar e alterar seus padrões de pensamento, o que pode levar a poderosos benefícios emocionais e comportamentais.
Doenças e as emoções – causas emocionais das doenças

Nos dias que decorrem ainda é um pouco estranho, para muitas pessoas, aceitar que as doenças e as emoções podem de alguma forma estar ligadas. Aceitar que uma doença possa ser causada por distúrbios emocionais faz cada vez mais sentido e tem-se verificado que a mudança desses padrões emocionais, atenuam a doença e podem mesmo abolir a doença se esses padrões emocionais desequilibrados deixarem de existir. Óbvio que à degenerações podem depois ter difícil retrocesso, no entanto são conhecidos casos de sucesso.

As Doenças, as emoções e a genética

É muito comum ouvirmos falar em doenças herdadas geneticamente  o certo é que quando estamos no ventre materno estamos já expostos aos padrões emocionais vividos no ambiente familiar. Estes padrões emocionais vão ser parte integrante também da educação da criança e mais tarde manifestar-se fisicamente se não forem transformados em potencialidades e sabedoria.




CUIDANDO DA SAÚDE DICAS TERAPÊUTICA


Salsa - saúde alternativa. Plantas que ajudam a curar


A salsa é riquíssjma e a cenoura leva a fama
Uma amiga nossa, a educadora , conta que o avô, aos 80 anos, lia sem óculos e atribuía isso aos emplastros de salsa sobre os olhos durante a sesta. A cenoura, mais citada fonte de vitamina A, tem 14.500 U.I. (unidades internacionais) por 100 gramas; e a salsa, 70.000!

A falta da “vitamina da beleza” provoca cegueira noturna; ela faz bem à pele, aos dentes e cabelos. A salsa também é rica em vitaminas: C (sangue, pele, dentes; antioxidante, anti-infecciosa); Bi (sistema nervoso); B2 (crescimento; sangue, fígado, coração); B5 (forma anticorpos, regula o açúcar, ajuda a absorver vitaminas e proteínas); tem cálcio (ossos, dentes, tecidos, sangue), potássio (células, músculos), fósforo (nervos, ossos, dentes, músculos) e ferro (sangue).

Combate pedra nos rins; afina o sangue, prevenindo doenças do coração; purifica o hálito.
O chá da raiz combate cistite. Há quem rejeite verduras. Mas quem não aprecia bolinho de arroz, purê, omelete, farofa, patê? Use salsa em tudo — de preferência, crua. A saúde dirá. (2)

Petrosdinum sativum, família das umbelíferas.
Sinônimos: salsa-de-cheiro, salsa-das-hortas, cheiro verde, salsa-cultivada, salsinha, cheiro-verde.
As folhas contêm cerca de;
86% de água, 3,2% de proteínas e 8,5% de hidratos de carbono;
são muito ricas em minerais (cálcio, fósforo, ferro, magnésio) e vitaminas A, C, E e do complexo B.
Benefícios e precauções
O sumo da salsa fresca é rico em vitaminas e a sua celulose ajuda o movimento intestinal,cada 200gramas de salsa contem 6.000 unidades de vitamina B e 200 mg de vitamina C. Além de seu largo uso decorativo, a salsinha provê vários benefícios a saúde. É uma boa fonte de antioxidantes (especialmente Luteolina),ácido fólico,vitamina C e vitamina A. Dos benefícios à saúde declarados estão: propriedades anti-inflamatórias e melhora no sistema imune.
Entretanto, a salsinha não deve ser consumida em excesso por mulheres grávidas. É seguro em quantidades normais de alimento mas, em grandes quantidades pode ter efeito indutor de parto.

A raiz, aperitiva, é utilizada como legume. As sementes devem ser coletadas quando maduras e dessecadas ao Sol. As raízes e folha devem ser consumidas frescas.
Sob o aspeto nutricional a salsa é um vegetal muito rico em nutrientes, embora seu valor seja limitado pelo consumo de quantidades habitualmente muito pequenas.
Em medicina doméstica, as aplicações da salsa são numerosas e muito versáteis:
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Na medicina tradicional é considerada Diurética, Emenagoga, Carminativa, Expectorante, Emoliente, diurética, emenagoga, sedativa, emoliente e antiparasitária, Antitérmica, Eupéptica, Vitaminizante, Aperiente, Antiinflamatória. Sendo empregada casos de bronquite crônica, asma brônquica, dispepsia (digestão difícil).

É também amplamente empregada na medicina tradicional em todo o mundo, para a qual são utilizadas todas as suas partes. Suas raízes e sementes (frutos) são indicados para uso interno nos casos de problemas menstruais, cistite, edemas, pedras nos rins, prostatite, cólicas, indigestão, anorexia, anemia, artrites e reumatismo.
Embora não existam dados científicos que comprovem as propriedades que lhe são atribuídas, há um grande número de receitas usadas popularmente. 
INDICAÇÕES
FOLHAS

— Febres intermitentes. Uso interno: suco, 1 colher das de sopa três a quatro vezes ao dia.
— Contra icterícia proveniente do fígado. Uso interno: ferver folhas de salsa durante 2 minutos em um litro de água, juntamente com 60 g de raízes e mais 30 g de raízes de chicória. Deixar amornar antes de filtrar e tomar 3 xícaras por dia.
— Bronquite asmática, laringite crônica.
Uso interno: suco adoçado com mel, ½ em jejum.
— Equimoses. Uso externo: suco, sob a forma de compressa, aplicada três vezes ao dia ou mais.
— Disenteria. Uso interno: chá por decocção, 1 xícara três a quatro vezes ao dia.
— Inflamação e edema de pálpebras. Uso externo: sob a forma de cataplasma fria, aplicada várias vezes ao dia.
— Hemorragias nasais. Uso externo: introduzir folhas trituradas nas narinas.
— Hemorragias de úlceras e feridas, picadas de insetos, nevralgias.
Uso externo: sob a forma de cataplasma, aplicada três a quatro vezes ao dia.
— Abscessos; chagas; feridas; úlceras; picadas de insetos. Uso externo: em um pilão, coloque 3 colheres (sopa) de folhas e hastes frescas bem picadas e adicione 1 colher (chá) de mel. Amasse bem até formar uma pasta. Espalhe sobre um pano ou gaze e aplique, em forma de cataplasma, sobre o local afetado, renovando a aplicação, 2 a 3 vezes ao dia.
Pasta para melhorar o apetite. Uso interno: em um liquidificador, coloque 2 maços de folhas e hastes frescas de salsa, bem picadas, 1 cebola picada e 1 colher (chá) de vinagre. Bata bem, até engasgar. Adicione 1 colher (sopa) de óleo dc cozinha. Bata novamente até engasgar. Adicione sal à gosto. Espalhe sobre fatias de pão integral e coma antes das principais refeições.

RAÍZES

— Gases intestinais. Uso interno: chá por decocção, 1 xícara três a quatro vezes ao dia.
— Nefrite, cistite. Uso interno: chá por infusão, 1 xícara três a quatro vezes ao dia.
— Anasarca, hidropisia, edemas de membros inferiores.
Uso interno: chá por decocção (de 30 a 100g para 1 litro de água), 1/2 xícara de 4 em 4 horas.
— Diurético (eliminador cálculos, de uréia); inchaços (edemas);cálculos urinários; gota; reumatismos. Uso interno: em 1 xícara (chá) coloque 1 colher (chá) de raízes picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá) dc manhã, em jejum, e outra à tarde.
SEMENTES
— Atonia gástrica, nevralgias em geral.
Uso interno: chá por decocção, 1 xícara três vezes ao dia.
— Como diurético. Uso interno: colocar 30 g de sementes de salsa em 200 ml de água fervente e, após 10 minutos, beber metade do líquido, filtrado; a outra metade deve ser bebida após 3 horas.
— Para baixar a pressão arterial. Uso interno: deve-se usar infusão preparada com 30 g das sementes em 200 ml de água fervente. Bebe-se morna.
— Regularizador do fluxo menstrual. Uso Interno: coloque 2 colheres (chá) de frutos-sementes em 1 garrafa de vinho branco. Deixe em maceração por 10 dias e coe. Tome 1 cálice, 2 vezes ao dia, de preferência, 10 dias antes do início da menstruação.
D. HABITAT/CULTIVO.
Natural da Europa e trazida para o Brasil no início da colonização. Presta-se ao cultivo em vasos e adapta-se bem a terreno areno-argiloso, ricos em matéria orgânica e fracamente ácidos. Preferencialmente cresce em climas temperados e frios. Associa-se bem com o tomate e com o aspargo. Erva bianual, originária da Europa e muito cultivada entre nós como condimento.
A salsa, ou salsinha, da qual existem muitas outras variedades, pode medir de 40 a 80 cm de altura e apresenta folhas de contornos triangulares, muito verdes e aromáticas. Juntamente com a cebolinha constitui o chamado cheiro-verde.
Usos — esta planta é possivelmente a mais universal de todas as ervas condimentares usada na culinária em todo o mundo, havendo hoje dezenas de cultivares e variedades em cultivo.Das sementes é extraído um óleo essencial usado para aromatizar alimentos e em perfumaria.
CARACTERÍSTICAS DA PLANTA
Herbácea pequena, bianual, bem ramosa, de raízes fusiformes, grossas e de cor branca. No primeiro ano, surgem somente as folhas, que têm pecíolo longo, formato triangular, são penadas e divididas em segmentos de margens dentadas ou crespas.
No segundo ano de desenvolvimento, surgem as inúmeras flores brancas, que se reúnem em formato de guarda-chuva. O fruto-semente é um diaquênio. O plantio é feito por semeadura, em qualquer época do ano, em local definitivo. O cultivo pode ser feito em vasos e adapta-se bem a solos arenoargilosos, ricos em matéria orgânica e pouco ácidos. Prefere climas temperados e frios. Deve ser feito um desbaste na planta quando atingir 5 cm de altura e a colheita começa 60 dias após a semeadura. A raiz deve ser colhida no 1° ano e as folhas em qualquer época, cortando-se as mais desenvolvidas.
ORIGEM
Europa meridional; foi trazida para o Brasil no início da colonização.
PRINCÍPIOS ATIVOS
— Óleo essencial (apiol, apiosídeo e miristicina); sais minerais (ferro, cálcio e fósforo); vitaminas A e C.
OBSERVAÇÃO
— O seu nome científico Petroselinun, provém de petra, que significa pedra e elinun, que é salsa, isto com referência à sua predileção pelos terrenos pedregosos.
— O uso dessa planta dá ao cabelo uma suavidade sedosa, o torna dócil e favorece o ondulado.

A salsa é rica em vitaminha K, e quem faz uso de anticoagulantes deve maneirar seu uso, pois o uso desses medicamentos inibe a formação de fatores de coagulação que são dependentes dessa vitamina, e aumentando seu consumo há uma diminuição do efeito anti-coagulante do medicamento, podendo causar sangramentos.
E. OBSERVAÇÕES
— Uso interno contra-indicado para gestantes e lactantes.
- A salsa diminui a quantidade de leite das mulheres que amamentam, motivo pelo qual as nutrizes devem restringir seu uso a quantidades muito diminutas.
O uso em excesso das preparações bebidas pode causar inflamação dos nervos, aborto, danos ao fígado e rins e hemorragia intestinal.
— Seu uso é mortal para papagaios e periquitos.

A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. Se não melhorar os sintomas procure um médico.


Este texto é resultado de uma pesquisa, uma compilação:
Dr. José Coribé E Dr. Jose Maria Campos. Plantas que Ajudam o Homem. Guia Prático para a época atual. Pensamento.
Sylvio Panizza . Plantas que curam cheiro do Mato.
Paulo Eiro Gonçalves Livro dos alimentos. Martins Fontes.
Jaap Hibers . Plantas Medicinais .
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salsa_(planta)
Fonte: Cromo Caio via Facebook

Ameixas secas e saúde óssea



A suplementação dietética com ameixas secas tem sido mostrada ser efetiva na prevenção da perda da massa óssea e reestabelecimento do tecido ósseo em modelos animais osteoporóticos e na pós menopausa relacionados com a idade. Os efeitos benéficos desta fruta seca sobre o osso são devido, pelo menos em parte, a sua habilidade em diminuir a expressão de citocinas pró-inflamatórias que estimulam a reabsorção óssea e aumentar a capacidade de formação óssea de osteoclastos. Estes resultados promissores tem gerado um grande interesse da ameixa seca como um alimento funcional, bem como maiores esforços para identificar os seus componentes bioativos.

Referência bibliográfica:
SMITH, B.J.; RENDINA, E.; LUCAS, E.A. Dried plum and bone health. Bioative Food as Dietary Interventions for Arthritis and Related Inflammatory Disease; 2013.

Alimentos funcionais

Dicas de Saúde

26/03/2013

Frutas com vitamina C

FICAR EM SILÊNCIO ALGUNS MINUTOS POR DIA TRAZ BENEFÍCIOS À SAÚDE



Você já ficou em silêncio hoje? Não estamos falando do ato de não falar, e, sim, do silêncio interno, aquele que é capaz de descansar a mente, melhorar a concentração, trazer bem-estar e organizar os pensamentos. “Este exercício ainda coloca as pessoas em contato com mudanças positivas e renovadoras, abre espaços para novos processos criativos e desacelera o organismo, que passa a funcionar melhor”, diz a fonoaudióloga e terapeuta corporal Andréa Bomfim Perdigão, de São Paulo, autora do livro Sobre o Silêncio (Pulso Editorial).

Segundo o neurocirurgião Koshiro Nishikuni, do Hospital Santa Cruz, em São Paulo, e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), os efeitos benéficos do silenciar podem ser comprovados por meio da ressonância magnética.
“Notamos que enquanto a pessoa está em silêncio, concentrada na respiração e sem pensar em nada, há um aumento do córtex cerebral, o que melhora, principalmente, as funções do hipocampo, que está diretamente envolvido com a aprendizagem, a memória e a emoção. Por outro lado, há uma diminuição dos neurônios na região da amígdala cerebral, que está relacionada à ansiedade e ao estresse”, afirma o médico.

Por último, mas não menos importante, o silêncio também é uma forma de demonstrar respeito e interesse pelo ponto de vista do próximo. “Aprendemos a nos ouvir e a ouvir o outro, além de escolher o momento certo de falar e o que falar, evitando o desperdício das palavras e valorizando gestos como um sorriso, um toque ou olhar mais profundo”, completa a psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira, de São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).

Procure um lugar calmo: o ideal é se afastar dos falatórios e se acomodar de maneira confortável. "Pode ser dentro do carro ou numa área mais reservada do trabalho. O importante é fechar os olhos e se concentrar na respiração, inspirando profundamente e soltando o ar devagar. Deixe os pensamentos passarem e tente não se prender a nenhum", ensina Blenda de Oliveira Thinkstock

À procura do silêncio
Estar em um ambiente calmo e com poucos ruídos ajuda na hora de encontrar o silêncio, mas, segundo os especialistas, isso não significa que quem mora nos centros urbanos não vai alcançar a quietude interna. “Qualquer pessoa pode chegar lá e experimentar todos esses benefícios desde que sinta a necessidade de ficar em silêncio”, diz a psicóloga Blenda de Oliveira.

Para quem não está acostumado a ficar quieto, a terapeuta Andréa Perdigão sugere treinar diariamente, por dez minutos. “No início, um turbilhão de pensamentos vai passar pela sua cabeça, mas assim que eles forem se acalmando, vai experimentar a serenidade. É comum também relacionar a ausência de som à solidão e a momentos tristes, mas, se conseguir superar essa etapa sem ligar a televisão ou o rádio, vai perceber o quanto é recompensador inserir períodos silenciosos na rotina”, afirma a especialista.

Fonte: noticias.uol.com.br

O PODER VITALIZADOR DOS ALIMENTOS ROXOS



Alimento colorido, roxo revela força e saúde

Os alimentos de cor roxa possuem uma substância chamada antocianina, que protege nosso corpo contra infecções, combate os radicais livres, afasta tumores, doenças vasculares e até age contra a obesidade.

O que os olhos vêem, o corpo inteiro sente. Espalhada pela natureza e, basta querer, também na sua mesa, destaca-se uma tinta, ou melhor, uma classe de compostos arroxeados sem igual. Se as nuances que recobrem as frutas e as hortaliças desta reportagem já chamavam sua atenção, a partir de agora devem resplandecer ainda mais. Afinal, estudos recentes mostram que as antocianinas, esses pigmentos poderosos visíveis na casca, mas encontrados também na polpa de alguns vegetais , são capazes de livrar as nossas células da sombra de diversos problemas.

Essas substâncias protegem as plantas de infecções e outros danos, diz a farmacêutica Neuza Hassimotto, pesquisadora do Laboratório de Química e Bioquímica dos Alimentos da Universidade de São Paulo. E, no nosso organismo, elas realizam a mesma façanha só que de uma maneira diferente.
Se a ciência já se encantava com seu poder de fogo contra os radicais livres, moléculas produzidas pelo próprio corpo cujo excesso está na raiz dos males degenerativos, outra novidade faz o componente saltar aos olhos: ele carregaria uma ação antiobesidade, garantem pesquisadores da Universidade de Chubu, no Japão (veja no complemento as frutas ricas nas benditas antocianinas).

Os japoneses conduziram dois trabalhos sobre os efeitos do pigmento um com células de gordura manipuladas em laboratório e o outro com camundongos. Daí observaram que as antocianinas são capazes de regular o funcionamento dos adipócitos, o nome científico das células gordurosas, sendo uma das chaves para mantê-los mais murchos e diminuir as chances de aparecer a famigerada síndrome metabólica. O time de cientistas verificou que os ratinhos submetidos a uma dieta rica em gordura e antocianinas ganharam poucos quilos comparados aos animais do grupo de controle, aquele sem cardápio gorduroso e sem pigmentos roxos.

As antocianinas podem controlar a expressão das adipocitocinas, moléculas produzidas pelas células de gordura, conta a SAÚDE! o líder da pesquisa Takanori Tsuda. Traduzindo: ao contribuir para que essas substâncias fiquem em equilíbrio no corpo, é possível evitar a sobra de gordura e a resistência à insulina, o mal que deflagra o diabete tipo 2.

Os pigmentos que dominam a paleta de cores de vegetais como os retratados à esquerda pertencem, na realidade, ao grupo dos flavonóides. Mas são bem diferentes de seus parentes entre eles, as isoflavonas da soja e as catequinas do chá, porque absorvem a luz solar e a devolvem assim, roxa de tanta saúde.

Como agem

Como todo membro da família flavonóide, as antocianinas contam com uma turbinada propriedade antioxidante. Para entendê-la, é preciso lembrar, antes de mais nada, que em todo o corpo são formados naturalmente os radicais livres, moléculas instáveis que perambulam pelas células e que, quando nossas defesas baixam a guarda, podem danificá-las. A poluição, a radiação ultravioleta e o cigarro, por exemplo, estimulam sua proliferação, num processo conhecido pelos especialistas como estresse oxidativo.

E aqui entram as substâncias roxas. Elas doam elétrons a esses radicais, estabilizando-os e impedindo que provoquem alterações nas células. Daí pinta sua capacidade de reduzir o risco de um câncer. Os radicais livres se formam também no DNA, conta Neuza Hassimotto. Quando o organismo está em desarranjo, eles podem atingir uma seqüência do código genético que acarretará no nascimento de uma célula pré-cancerosa. Então, ao multiplicar-se, essa unidade modificada lança as sementes para um tumor. Para barrar esse processo, a atividade antioxidante das antocianinas é maior do que a das vitaminas C e E, diz a doutora em ciência dos alimentos Leila Falcão, pesquisadora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná.
Além disso, os compostos que colorem amoras, uvas e repolhos roxos são capazes de minimizar estragos causados por inflamações. Isso porque inibem enzimas essenciais ao processo inflamatório, afirma Neuza. Ao somar essa ação benévola ao efeito antioxidante, as antocianinas não só retocam nosso corpo como o protegem de doenças cardiovasculares. E, por falar nas encrencas que detonam os vasos sanguíneos , estudos ao menos com ratos - revelam que os pigmentos conseguem dar um basta ao excesso de gorduras no sangue.

"Orientei um trabalho que constatou, nos animais que ingeriram antocianinas, uma redução de 48,62% na concentração de colesterol e de 30% na de triglicérides", conta Tânia Toledo de Oliveira, professora da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. O efeito é superior ao de medicamentos. Não à toa, a equipe da pesquisadora já estuda a produção de remédios com base nesses compostos naturais. Aliás, eles ainda impediriam a oxidação do LDL, a molécula que transporta o colesterol para todos os órgãos e, sem ser oxidado, o colesterol que sobra não consegue se fixar nas paredes das artérias, gerando as temidas placas.

O alto consumo de antocianinas, não se esqueça, também está costurado ao chamado paradoxo francês. As taxas de doenças cardiovasculares entre os franceses são baixas, embora eles insistam em saborear um menu gorduroso, lembra a nutricionista Beverly Clevidence, do Serviço de Pesquisa em Agricultura do governo americano. E uma das explicações, sem dúvida, é o fato de beberem rotineiramente vinho tinto, uma bela fonte de antocianinas.

Até a cabeça fica mais preservada quando seu prato conta com tons arroxeados. Ora, as antocianinas, assim como todo o exército de antioxidantes, são caras à prevenção de males como o Alzheimer. Nessa doença, aumenta a quantidade de radicais livres e de uma proteína chamada betaamilóide, relembra Tânia Toledo de Oliveira. Essa tal proteína, ao lado dos capangas radicais, podem degenerar de vez as células nervosas. Mas os pigmentos roxos são capazes como provam alguns experimentos de dificultar esse ataque.

De quanto precisamos?

De uma coisa você precisa saber: uma considerável porção das antocianinas que ingerimos não é absorvida pelo corpo. Então, boa parte é desperdiçada? Nada disso. A antocianina que não é assimilada vai fazendo seus benefícios pelo trajeto do aparelho digestivo, protegendo os órgãos por onde passa, da boca ao cólon do intestino, afirma a pesquisadora Beverly Clevidence. A nutricionista americana, aliás, investiga justamente por que alguns grupos de antocianinas são mais bem assimilados pelo nosso corpo do que outros. Em todo caso, os indícios são os seguintes: absorvidos ou não, eles são úteis à beça à saúde.

A grande questão, que carece de uma resposta certeira até o momento, é a quantidade ideal de antocianinas que deve ser consumida no dia-a-dia para alcançar tantos benefícios. Como não existem medidas precisas, os especialistas ainda ficam com o pé atrás na hora de prescrever uma cota diária. O teor de antocianinas depende da variedade da fruta e até da época da colheita, justifica Neuza Hassimotto. "Certa vez, ao calcular a concentração delas em amoras silvestres, percebemos que havia 250 miligramas do pigmento em cada 100 gramas da fruta. No ano seguinte, outra safra, o teor caiu para 150", exemplifica.

Até que os cientistas cheguem à média de antocianinas de cada alimento e ao consenso de quanto deveríamos comer, pregam que o cardápio precisaria ter no mínimo uma porção diária de qualquer fonte. No café-da-manhã, dá para apostar numa torrada coberta com geléia de framboesa ou da brasileiríssima jabuticaba. Se preferir, assegure outra dose do pigmento preparando no almoço uma salada de repolho roxo ou de alface da mesma cor. No tempero, troque a cebola branca pela roxa. E, quando a berinjela entrar em cena, preserve a sua casca, já que é lá que estão as substâncias bem-vindas.

Quem quer investir nas frutas tem um prato cheio de opções para a sobremesa uma porção de morangos ou uvas do tipo Isabel, por exemplo. Sem contar que tanta cor, talvez você nem tenha reparado ainda, mora também em outras seções do supermercado. É que as antocianinas são usadas pela indústria como corantes, fazendo parte da fórmula de guloseimas, sucos em pó e certas gelatinas. Mas aí, em matéria dos benefícios descritos, o ganho é menor.

A melhor forma de consumir as fontes de antocianinas é in natura, enfatiza a engenheira de alimentos Gisele Alves, da Universidade de Taubaté, interior de São Paulo. Tudo o que destrói o tecido do vegetal interfere na quantidade do composto, explica Neuza. Aliás, saiba que na sua cozinha o problema não é tanto conservar a polpa no congelador, mas submeter o alimento ao calor. De qualquer forma, o importante é garantir os toques de roxo e dos tons que ondulam entre o vermelho e o azul em sua dieta. Assim as antocianinas vão ajudar suas células a trabalhar em harmonia, deixando o corpo todo em estado de obra-prima.


CONSEQUÊNCIAS ESPIRITUAIS DO TABAGISMO E DICAS TERAPÊUTICAS PARA PARAR DE FUMAR



O problema da dependência continua até que a impregnação dos agentes tóxicos nos tecidos sutis do corpo espiritual dê lugar à normalidade do envoltório espiritual, o que, na maioria das vezes, tem a duração em que o tabagismo perdurou na existência física do fumante.

O fumante transfere de uma vida para a outra certos reflexos ou impregnações magnéticas que o perispírito contém devido às imantações recebidas do seu corpo físico e do campo mental que lhe são específicas.
As predisposições e as tendências são transportadas para a nova vida, que é uma oportunidade de libertação do vício do passado, mas nem sempre vitoriosa.
O Espiritismo aceita um componente reencarnatório na predisposição aos vícios, o que, hoje, a Ciência já começa a comprovar, com estudos que mostram que alguns genes podem estar relacionados com predisposição para o fumo.
O tabagismo é responsável por doenças cármicas, tais como asma, enfisema congênito, infecções recorrentes, na infância, das vias aéreas e câncer em reencarnações futuras, ocasionadas pela lesão do corpo espiritual.

É através da fé que podemos nos libertar do vício que nos angustia e que nos deprime cada vez mais, em vez de levar ao prazer, como erradamente pensamos em nossa vida material.
É indispensável criar esta ligação, para que cheguemos à conclusão de que só nos viciamos quando já temos os nossos vícios da alma.
Vícios da falta de compreensão, falta de tolerância, o nosso orgulho, a nossa vaidade e todas as outras dores da alma que levam aos nossos sofrimentos do dia a dia.

DICAS TERAPÊUTICAS PARA PARAR DE FUMAR:

1. Tomar 1 ou 2 copos de água cada vez que tiver vontade de fumar.

2. Fazer exercícios de respiração profunda 5 vezes seguidas.

3. Caminhar por 5 ou 10 minutos.

4. Ler um livro, ou fazer alguma atividade que distraia.

5. Lembre-se que a vontade premente irá passar em alguns minutos.

6. Não fique com nenhum cigarro, seja em casa, no carro, ou no trabalho.

7. Evite tudo o que possa dar vontade de fumar, como café, bebidas alcoólicas e doces.

8. Após as refeições, levante e deixe a mesa imediatamente.

9. Escove os dentes logo após as refeições.

10. Tire os estímulos que possam lembrar o cigarro, como cinzeiros, isqueiros, etc.

11. Permaneça em áreas para “não fumantes” o maior tempo possível.

12. Não se preocupe com o amanhã, semana que vem, nem com “o resto da vida”. Pense em termos de um dia por vez, uma necessidade por vez.

13. Faça exercícios físicos: caminhada, musculação, natação, alongamento, etc.

14. Tente trabalhar seus pensamentos automáticos, por exemplo: rever tentativas de parar de fumar anteriores e lembrar dos fatores que atrapalharam.

15. Lembre-se sempre de todas as razões que levaram a parar de fumar.

16. Se a necessidade for muito forte, recorra a alimentos que não engordam, como cenoura, frutas, balas, ou goma de mascar diet e bastante líquido.

TREINO DE RESPIRAÇÃO PROFUNDA:
A respiração correta é um dos passos para conseguir relaxar. Muitos de nós respiramos de maneira errada e ineficiente. Vamos descobrir como respiramos:

• Sente de forma confortável na cadeira.

• Feche os olhos.

• Coloque uma mão sobre a barriga e outra sobre o peito.

• Respire normalmente e observe se sua respiração é rápida ou lenta.

• Observe também qual mão sobe mais, a direita ou a esquerda.

• Abra os olhos. O que observou?

A respiração é superficial quando é dominante na parte superior do tórax. A respiração abdominal é mais completa, profunda e lenta. Também deve se gastar mais tempo soltando o ar do que o trazendo para dentro. Agora vamos tentar respirar corretamente:

1. Inspire lentamente pelas narinas, contando até 3.

2. Prenda a respiração também contando até 3.

3. Expire lentamente pela boca, contando até 6.

• Ao inspirar faça com que o ar passe pelo diafragma e encha o abdômen.

• Mantenha por 3 segundos inflado dessa maneira.

• Ao eliminar o ar, faça com que o abdômen vá se encolhendo cada vez mais, até que fique totalmente esvaziado.

Repita essa forma de respirar por 5 ou 6 vezes seguidas. Ela produzirá uma redução na ansiedade.

Treinar esse tipo de respiração, algumas vezes ao dia, ajuda a estar com pleno domínio da técnica em momentos ansiosos.


EXERCÍCIO DE RELAXAMENTO:

Esse exercício ajuda a pessoa a descontrair gradualmente, através da concentração e atenção em cada parte do corpo.

• Sente-se numa posição confortável.

• Veja se tem alguma coisa apertando: relógio, cinto, etc.

• Mantenha as costas retas e apoiadas na cadeira, os pés no chão e um pouco afastados e as mãos sobre o colo.

• Feche os olhos.

• Respire com calma.

• Procure prestar atenção apenas em sua respiração.

• Agora, preste atenção nos seus pés.

• Imagine uma suave sensação de calor nos pés, como se os tivesse colocando numa superfície com água morna, como uma banheira, uma piscina aquecida, ou mesmo o mar, num dia de sol.

• Imagine aos poucos que vai sentir esta mesma sensação em suas pernas.

• Pense que suas pernas estão ficando aquecidas.

• Preste atenção na região do quadril, barriga.

• A sensação de calor vai chegando devagar até os quadris.

• Agora, o peito e os braços. Devagar, sinta a sensação de calor chegando e se espalhando.

• Pense que seu peito e braços estão ficando aquecidos.

• O calor leve chega aos ombros, pescoço e nuca.

• Preste atenção na sua cabeça, rosto, olhos, sobrancelhas, testa.

• Sinta que a sensação de calor suave relaxa os músculos de seu corpo.

• Veja se ainda há alguma parte tensa: se houver, mande um pouco desta sensação de aquecimento para lá.

• Imagine um lugar onde possa estar com esta sensação e aproveite um pouco este momento.

• Lentamente, conte mentalmente até 10 e abra os olhos.

MANTRAS:

- EU SOU, EU SOU, EU SOU, a luz da cura do meu pulmão agora.
- EU SOU um ex fumante agora.
- EU SOU a luz da libertação desse vício agora.

- Minhas queridas memórias, sou grato pela oportunidade de poder liberar vocês e a mim,
EU SINTO MUITO, POR FAVOR ME PERDOE, EU TE AGRADEÇO E EU TE AMO!

www.templodeluxor.com.br

PLANTA MEDICINAL PRODUZ POMADA QUE CURA O HPV



Com informações da UFAL
Barbatimão contra HPV
Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) acabam de desenvolver uma pomada para a cura das verrugas genitais, um dos sintomas mais desconfortáveis do HPV, o papiloma vírus humano.
A pomada curou 100% dos pacientes submetidos ao tratamento da doença, em um teste clínico realizado no Hospital Universitário da UFAL.
O novo medicamento foi desenvolvido utilizando o extrato de uma planta medicinal bem conhecida da flora brasileira - o barbatimão.
Segundo o professor Luiz Carlos Caetano, foi na Zona da Mata de Alagoas onde os pesquisadores encontraram a solução para o tratamento do HPV.
"A pomada feita com o extrato das cascas do barbatimão mais comum na nossa região deu o resultado mais eficaz no tratamento dos pacientes. Suas cascas têm coloração mais avermelhada do que as da plantas encontradas na região Sudeste, por exemplo, e foi por ela que seguimos nossos estudos", explicou Caetano.
"Vale lembrar que as cascas do barbatimão são uma das mais comercializadas em feiras do mercado fitoterápico de Maceió, sendo utilizadas pela população como agente cicatrizante e anti-inflamatório", acrescentou.
Cura das verrugas do HPV
Durante cinco anos, 46 pacientes diagnosticados com alguns dos mais de 200 tipos do papiloma vírus humano foram acompanhados no Hospital Universitário.
Todos eles passaram por um tratamento de dois meses, utilizando a pomada duas vezes por dia.
A substância de origem vegetal age na desidratação das células infectadas, que secam, descamam e desaparecem.
"Quando o produto chegar ao mercado será um divisor de águas, porque vamos oferecer um tratamento sem efeito colateral e que já nos abre os caminhos para as pesquisas em pacientes de risco, no combate ao câncer de colo do útero. Esse é o próximo passo", explicou o professor Manoel Álvaro, membro da equipe.
O barbatimão é também a base de um medicamento contra o veneno da cobra surucucu.
Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/