“Nada é. Tudo está.”

17/01/2012

AROMATERAPIA - O poder terapêutico das essências aromáticas das plantas

Aromaterapia é a arte e a ciência do uso de óleos essenciais de plantas em tratamentos. Ela é uma terapia que integra mente, corpo e espírito do indivíduo em busca de auxílio.
É considerada uma das práticas de cura mais antigas da história, pois as plantas que hoje são selecionadas para a extração de óleos, eram empregadas centenas de anos antes da descoberta da técnica da destilação de óleo.
Os óleos essênciais prestam uma influência sensível e sutil na mente e no corpo. Ajudam o corpo a recuperar-se de forma gentil e natural, de um estado de desequilíbrio que gera a efermidade para o equilíbrio ideal que produz o bem-estar e a saúde.
Um ponto importante dos óleos essenciais é a enorme variedade de formas em que podem ser utilizados: em massagens, em banhos, em compressas, misturados em cremes, loções para o corpo e mesmo algumas gotas no travesseiro com o intuito de ajudar a ter uma boa noite de sono.
Os óleos essências são rapidamente absorvidos através da pele. Mesmo se as essências forem utilizadas em cremes, loções para o corpo, banhos, compressas ou em massagens, uma boa quantidade da essência é inalada. O aroma sozinho tem um efeito sutil e real na mente e no corpo.
A Aromaterapia deve ser empregada com cautela e preferencialmente guiada por um profissional especializado, que saberá indicar um tratamento adequado e eficaz. (DAVIS, Patricia. Aromaterapia. São Paulo: Matins Fontes, 2006.)
 
 

Nenhum comentário: