Técnica de análise e tratamento reflexológico que utiliza o pavilhão auricular para efetuar estímulos aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o Sistema Nervoso Central.
Sua origem data de milênios, sendo encontradas referências dessa técnica em pinturas egípcias, além de citações em tratados da medicina chinesa e persa. Hipócratas, nomeado como o 'pai da medicina ocidental', relata curas de algumas doenças feitas através de pequenas sangrias na orelha.
Mas é 1951 que o médico francês, Paul F. M. Nogier, proporciona a Auriculotepria novos horizontes, dando tamanho grau de desenvolvimento à técnica, que passou a ser considerado o “pai da Auriculoterapia”.
A Auriculoterapia estimula pontos, situados no microsistema da orelha, correspondendo a todos os órgãos e funções do corpo, através da colocação de sementes. Quando se efetua estímulos nesses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo dessa forma o equilíbrio.
Esta técnica possibilita também a desintoxicação causada por drogas, álcool e nicotina.
Cada vez mais a Auriculoterapia vem ganhando reconhecimento e importância, à medida que as pessoas passam a compreender que organismo trabalha em sinergia e que emoções e imagens interiores estão conectadas a pontos, órgãos e funções do corpo.
Algumas das enfermidades que são tratadas com a Auriculoterapia:
* Ansiedade;
* Insônia;
* Depressão
* Dor Ciática
* Estresse
* Emagrecimento
* Cefaléias
* Tabagismo (como parar de fumar)
* Hipertensão Arterial, entre outras..
Fonte: http://nucleoestrelacristal.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário