“Nada é. Tudo está.”

17/09/2013

7 TRUQUES “SAUDÁVEIS” QUE PODEM ESTAR ATRAPALHANDO NA SUA PERDA DE PESO

imgDestaque
1. Você começou uma dieta sem glúten porque está na moda
Sem glúten não significa necessariamente com poucas calorias. Pelo contrário.
Alguns alimentos sem glúten têm poucas fibras e grandes quantidades de açúcar, gordura e calorias.
A recomendação de exclusão do glúten é indicada para celíacos e pessoas sensíveis ao glúten. Se não for seu caso, excluí-lo do cardápio não necessariamente trará emagrecimento.

2. Você cortou carboidratos para acelerar a perda de peso
Uma dieta sem carboidratos feita a longo prazo pode ter prejuízos à saúde, levando inclusive a perda de massa muscular e ganho de peso no futuro, quando os carboidratos forem novamente incluídos na dieta.
Melhor que excluí-los é optar por alimentos fontes de carboidratos de menor índice glicêmico e ricos em nutrientes, como arroz integral, quinua e batata-doce.

3. Você está comendo mais fibras
Comer fibras aumenta a saciedade, o que facilita o emagrecimento, mas, para que a fibra desempenhe esse papel, é importante que você aumente também o consumo de água.
E não adianta comer em excesso. A recomendação é de 25 g a 30 g de fibras ao dia.
Muita fibra e pouca água podem causar gases e estufamento abdominal, exatamente o que quem quer emagrecer não quer.

4. Melhor que fazer refeições maiores é beliscar o dia todo pequenas porções
Devemos sim aumentar o fracionamento e diminuir o volume das refeições, o que não significa beliscar o dia todo. Fazer isso aumenta a produção de insulina, que é um hormônio relacionado ao ganho de peso.
Devemos fazer 5 refeições ao dia: café da manhã, almoço e jantar, além de 2 lanches entre essas refeições.
Para os lanches entre as refeições, castanhas, amêndoas e nozes são boas opções.

5. Quem faz exercício pode comer à vontade
A prática regular de exercício físico, além de condicionamento, aumenta o gasto calórico e facilita a perda de peso, mas, se depois do treino você comer em dobro, o resultado será o ganho de peso, e não o emagrecimento.
Depois do treino opte por lanches como salada de frutas com iogurte, aveia ou quinua em flocos.

6. Você só come alimentos com baixo teor de gordura
Nem toda gordura é vilã. As gorduras de azeite, nozes, amêndoas e castanhas, abacate, coco e açaí são benéficas à saúde, nos protegem de doenças cardiovasculares e causam saciedade. Então podem e devem aparecer no cardápio de quem quer perder peso.

7. Você come somente salada
Ser salada não quer dizer que é saudável.
Verduras e legumes devem fazer parte de um cardápio saudável, mas, na hora de escolher os ingredientes da salada, alguns cuidados são necessários, como evitar molhos prontos, pois que normalmente contêm muita gordura e calorias, ou colocar na salada croutons, batata palha e queijo, que podem torná-la muito calórica.

Coma salada, tempere com azeite e gotas de limão e inclua no prato cereal integral e fontes de proteínas, como feijões, ovos ou carnes magras.

Nenhum comentário: