“Nada é. Tudo está.”

14/07/2016

Conhecendo a Aromaterapia - Cheiros que curam!!!!


Há mais de 700 anos, Rumi, poeta e filósofo afegão, relatou os benefícios dos aromas nesta breve história:

“Era uma vez um homem que tinha uma doença que ninguém conseguia curar. Depois de muito viajar, ele encontrou um médico muito sábio, que lhe deu uma bengala e lhe disse para andar com ela todos os dias. Um mês depois, o homem estava completamente curado. Ele voltou ao médico, que lhe revelou que o cabo da bengala estava cheio de plantas aromáticas e o calor e o esfregar da mão do homem liberaram sua propriedades curativa.”  
(Extraído do Livro  Aromaterapia e Massagem de Clare Maxwell-Hudson)

Aromaterapia: Uma Dádiva da Natureza



Quando passar por um jardim, pare e inale a fragrância doce e fresca, pare e sinta a sensação de total bem estar, isso é uma experiência com a aromaterapia. Quando colhemos as ervas para a culinária e os fortes aromas chegam ao nosso nariz e fazem crescer água na boca, ai esta novamente a aromaterapia. Estas fragrâncias são criadas por planta, podem ser encontradas em raízes, folhas, frutos, flores e madeiras, e a humanidade usa-as em culinária, medicamento, perfume e cosméticos há milhares de ano.
Estas fragrâncias especiais são chamadas de óleos essenciais, são extraídas de plantas e usadas na aromaterapia, onde são diretamente aplicadas no corpo para melhorar o relaxamento e o bem estar geral. Muitos dos óleos podem produzir um efeito benéfico em sintomas específicos do corpo, ajudando a aliviá-los. A aromaterapia também ajuda a neutralizar stress menta e emocional, através do prazer proporcionado por estes aromas naturais.

A História

          No antigo Egito, as ervas eram mergulhadas em gordura e secas ao sol. O calor liberava o aroma, que se fundia na base de óleo para criar ungüentos e perfume sólidos. A prática do embalsamento dos corpos dos Faraós mortos envolvia a introdução de gomas aromáticas, especiarias e madeiras nas cavidades do corpo. No túmulo de Tutankhamon, foram encontrados jarros de alabastros que continham unguentos que ainda puderam ser analisados milhares de anos mais tarde, e descobriu-se que continham gomas como Olibano e mirra, que, em conjunto com cedro e outras especiarias, eram usados em embalsamento.         
          O médico Hipócrates da Antiga Grécia, nascido há 460 anos a.C, aconselhava que queimassem ervas aromáticas sobre seus pacientes. Outros médicos criaram remédios a base a base de ervas tais  como “megaleon” que continha mirra e canela e que podia ser usado como tratamento para curar ferimentos assim como fragrância.
          O grande herudito árabe Avicena (980-1037) tem o mérito de ter redescoberto as técnicas de destilação, que aplicou à Rosa, obtendo águas aromáticas e óleo essencial. Artefatos encontrados no Iraque e no Paquistão sugerem que a destilação já seria usada há vários milhares de anos. A destilação continuou a ser usada durante a Idade Média e nos séculos 16 e 17. Nesta altura eram impressos os herbários, pequenos livros que descrevem o processo de extração e possuíam descrição das propriedades das ervas.
          Os tratamentos com ervas e óleos essenciais eram a medicina do povo, como descreveu Nicholas Culpeper no seu famoso herbário de 1649. Mais tarde, neste mesmo século, quando a peste bubônica invadiu a Europa, os médicos usavam máscaras impregnadas com ervas e especiarias para protegê-los da infecção.  No século 18, nas farmácias de Londres, era possível adquirir remédios que continham óleos essenciais, no entanto, devido ao crescente interesse pelas chamadas drogas puras sintéticas, durante o século 19 os óleos essenciais e as ervas caíram em desuso no Ocidente, mas no século 20 viu-se o renascer do interesse pelas ervas e óleos essenciais.

Aromaterapia Moderna
 

          A prática do uso de substâncias aromáticas para elevar o espírito ou para auxiliar a cura de doenças tem sido usada por todas as civilizações através da História. Antigos textos descrevem a arte de preparar unguentos, óleos medicinais e preparações para a saúde do corpo e da alma, e "perfumes mágicos" para aumentar o carisma e restaurar a felicidade são referências comuns nesses textos.
        A moderna Aromaterapia, como conhecemos hoje, é um desenvolvimento do século XX (1901-2000). O termo "Aromaterapia" foi inicialmente usado por um químico francês chamado Gattefossé, cuja família possuía uma indústria de perfumes. Trabalhando em seu laboratório, um dia Gattefossé queimou sua mão acidentalmente e mergulhou-a numa vasilha contendo óleo essencial de Lavanda. A queimadura curou-se rapidamente, sem bolhas, e esse evento levou Gattefossé a estudar as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais.
          Após Gattefossé, outro pioneiro foi Dr. Jean Valnet, que usou os óleos essenciais para tratar os ferimentos dos soldados na Segunda Guerra Mundial e desenvolveu suas pesquisas. Mas, foi a bioquímica francesa Marguerite Maury que desenvolveu o método de diluição e aplicação dos óleos através da massagem - o tratamento hoje conhecido como Aromaterapia.
          Atualmente recomendada como uma terapia natural e complementar por muitos profissionais de saúde.

Abordagem Holística

          O tratamento de Aromaterapia encontra-se entre os mais eficientes quando usado para tratar a pessoa como um todo, isto é, focando todos os aspectos da saúde e bem estar do indivíduo, seja físico, mental/emocional ou espiritual. Um excelente meio para aliviar o stress. 
          O apelo popular da Aromaterapia com o público geral deve-se, em grande parte, na divulgação de seus efeitos benéficos para aliviar o estresse e a maravilhosa sensação de bem-estar que os óleos essenciais promovem. E também, a facilidade de uso doméstico para problemas comuns como resfriados comuns, dores musculares, dores de cabeça, machucados, micoses, etc.
         A Aromaterapia pode beneficiar uma série de indivíduos e problemas. Ela tem sido particularmente útil em problemas relacionados ao stress tais como:

· Problemas de pele
· Má digestão
· Distúrbios de sono
· Falta de ânimo
· Dores e mal-estar
· Ansiedade
                    Contudo, você não precisa se sentir mal antes de consultar um aromaterapeuta.  Neste mundo moderno e agitado, a Aromaterapia pode ser usada para trazer um rápido estímulo no nível de energia e induzir um estado de espírito calmo e descontraído. 

Nenhum comentário: