“Nada é. Tudo está.”

11/11/2010

Cromoterapia - A influência das cores na vida, a partir do nascimento.

[PR_Giulia_GR.jpg][rastrodetinta_projeto_andre_brinquedos_08.jpg][PR_Sofia_GR.png]

Assista ao Vídeo com as Dicas do Programa Vida e Saúde


Chegou a grande noticia. Que bom, o exame deu positivo. Quanta alegria.
E quantos detalhes a decidir: o enxoval, a maternidade, o quarto...
Qual a cor das paredes, dos móveis, dos enfeites?
Quantos sites, quantas coisas lindas...
Mas qual a melhor cor para o quarto do bebê?
As cores devem ser sempre pastéis, preferencialmente azul, verde ou rosa.
Por quê?

Vamos analisar cada uma delas para vermos qual o motivo.

Laranja - O laranja é o símbolo da energia. Na aura, um brilhante laranja-claro denota saúde e vitalidade; um laranja-escuro, orgulho; um laranja embaçado cor de lama, um intelecto fraco. Um excesso de laranja na aura revela uma abundancia de forca dinâmica vital. O laranja, cor dominante do chakra do umbigo e está vinculado com os órgãos reprodutores femininos e com as glândulas supra-renais. Ele tem a afinidade com a energia feminina, a energia da criação. E mais delicado do que a energia dinâmica e masculina do vermelho, mas e complementar deste. Em conseqüência, essas duas cores devem ser trabalhadas em equilíbrio e harmonia. O laranja e uma boa cor para ser usada nos casos de fadiga e de exaustão. O laranja tem se mostrado benéfico em casos de bronquite crônica e com um tratamento regular pode ajudar a eliminar a formação de catarro e a tosse que acompanha essa moléstia. O laranja tem um efeito antiespasmódico, devendo, portanto ser usado para espasmos e cólicas. No quarto do bebe, a exemplo do vermelho, deve ser utilizado com cautela e em conjunto com outras cores, quando houver a indicação. Uma lâmpada laranja colocada no quarto do bebe pode ser útil em casos onde existam as condições acima citadas.
Amarelo - O amarelo e o símbolo da mente e do intelecto, sendo a cor dominando do chakra solar. Esse centro de energia controla o sistema digestivo e ajuda a purificar o corpo por meio da sua ação eliminadora no fígado e nos intestinos. Na aura, o amarelo-ouro denota altas qualidades anímicas, o amarelo-claro, grande forca intelectual. Um excesso de amarelo na aura mostra grande forca mental. Os raios amarelos transmitem correntes magnéticas positivas que inspiram e estimulam. Eles fortalecem os nervos e promovem a mentalidade superior. Essa e a cor que ativa os nervos motores do corpo físico, podendo, portanto gerar energia nos músculos. O amarelo trabalha com a pele melhorando-lhe a textura, bem como limpando e curando cicatrizes e outros distúrbios como o eczema. Por ser estimulante dos nervos, não se deve usar o amarelo em quartos de crianças hiper-ativas, ou bebes que dormem pouco. Quando utilizado em quartos de bebes, deve-se usar o amarelo-claro, mesclado com branco, ou simplesmente utilizá-lo em acessórios próprios para a ativação do intelecto e do sentido da visão. As vestimentas na cor amarela, laranja e vermelha devem estar sempre em conjunto com o branco, para amenizar os efeitos estimulantes destas cores, quando não e o objetivo.
Rosa - O Magenta no tom de rosa bem claro, é a cor do amor incondicional e espiritual. A cor complementar do Magenta é o verde que é usado para combater formações malignas.
Apesar do antigo mito que esta e a cor do sexo feminino, a única explicação de acordo com a cromoterapia, seria pelo amor incondicional, mas desta forma, estaríamos afirmando que o homem, não é suscetível a esta emoção. Sabemos que não e verdade, homem e mulher são feitos da mesma matéria, portanto, quando criados com amorosidade, vão experimentar e vivenciar a amorosidade. O rosa claro é a cor da amorosidade que é peculiar aos bebês de ambos os sexos. Em todos os quartos de bebês deve existir o rosa. Seguem alguns exemplos. Mosquiteiros, acessórios, bichinhos (cuidados com os de pelúcia que não sejam antialérgicos), corações decorativos, quadrinhos de parede com o nome do bebe, ou simplesmente, com a escrita "eu te amo" ou "nos te amamos" e existem outras várias formas do rosa perpetuar no quarto do bebe, assim como o azul que não é de forma alguma masculino e sim uma cor harmonizadora que transmite paz e serenidade. Concluímos assim que rosa e azul podem e devem fazer parte da vida do bebê continuamente, desde o seu nascimento.
Verde - O verde é a cor media do espectro, aquela que não esta do lado quente nem do lado frio. E a cor do equilíbrio, da harmonia e da simpatia, e é dominante no chakra do coração.
Na aura, os verdes-claros e brilhantes simbolizam boas qualidades; verdes leves, prosperidade e sucesso; o verde médio, adaptabilidade e versatilidade, o verde-claro, simpatia; o verde-escuro, engano, e o verde-oliva, dupla natureza. O verde tem propriedades anti-sépticas que permitem que ele seja usado para combater infecções. Ele pode desintoxicar o corpo e equilibrar as energias positivas e negativas. Ele também equilibra o corpo, a mente e o espírito. Quando esses três aspectos das pessoas são equilibrados, é criada a integralidade. O verde com sua cor complementar, o magenta, é usado para tratar tumores malignos. O verde purifica o corpo etéreo quando administrado ao chakra da garganta. Sendo a cor dominante do chakra do coração, ele também pode ser usado para tratar alguns distúrbios cardíacos.
O verde é muito bem vindo para as paredes de um quarto de bebê. Pode-se adaptar o verde em tom sobre tom, mesclado com branco, ou com linhas decorativas usando o branco.
Sabendo-se escolher, o tom de verde, este ficara em perfeita harmonia combinado com o Magenta.
Enfim, além de harmonizador, o verde por suas funções terapêuticas é uma das cores preferidas para receber um bebê, que sempre desejamos que seja saudável, simpático, harmonioso e feliz. Alem, da decoração do quarto podemos abusar de roupinhas na cor verde, verde-claro, verde-escuro com branco e outras tonalidades deste terapêutico verde.
Azul - O azul é a cor dominante do chakra da garganta e esta localizado na extremidade fria do espectro. Ele simboliza a inspiração, a devoção, a paz e a tranqüilidade.
Pense em um bebê dormindo tranqüilamente e em paz, sem muito esforço, logo lembrará a paz que vem do céu.
Na aura, um azul profundo claro revela o sentimento religioso puro; um azul pálido etéreo, a devoção a um ideal nobre; e o azul brilhante, lealdade e sinceridade. Um excesso de azul na aura representa uma natureza artística e harmoniosa e a compreensão espiritual. Essa cor pode ser usada como proteção.
Observe a cor do manto dos santos, normalmente aparecem nesta cor que denota alto estado de espiritualidade e iluminação e assim a inspiração da proteção.
Ao contrario do vermelho, o azul e uma cor que desacelera e expande. Um quarto pintado com essa cor parecera muito maior. Ela é usada para tratar a tensão, o medo, palpitações e insônia.
Os quartos dos bebês, pode ser decorado com o azul mesclado com branco, ou simplesmente, os acessórios dos berços, podem contar esta cor em tom claro mesclado com o branco. Imagine um quarto com paredes pitadas em azul claro, decorado com estrelinhas luminosas na cor branca, esta é uma das idéias para um quarto harmonioso com a utilização do azul. As roupinhas de bebês no tom azul e branco e uma excelente saída para serem usadas a noite em bebes que trocam o dia pela noite. Neste caso, de preferência a utilizar as cores quentes e vibrantes durante o dia, aquelas que estimulam. O azul tem a propriedade de sedar, analgesiar e desinflamar, para isto pode-se também utilizar a cor azul na lâmpada desta cor.
Lilás - O lilás e a cor da espiritualidade, do respeito próprio e da dignidade, cor ligada ao Eu superior, é uma cor inspiracional.
Muitos músicos, poetas e pintores afirmaram que seus momentos de maior inspiração surgiam quando eles estavam cercados pelo raio violeta. O violeta e a cor dominante do chakra da coroa ou coronário.
É uma cor benéfica para ajudar a tratar distúrbios psicológicos e todos os distúrbios vinculados ao sistema nervoso central.
Quando utilizado em quartos de bebes, deve-se dar preferência ao lilás, para despertar a consciência cósmica e amor pela humanidade.
Pode-se utilizar o lilás em harmonia com o amarelo claro, ou o próprio turquesa ou simplesmente com o branco.
Nos acessórios, normalmente se da preferência quando usado com todas as cores, representando o arco íris.

Nenhum comentário: