“Nada é. Tudo está.”

10/11/2010

Fitoterapia: tratamento natural e saudável com plantas medicinais

Fitoterapeuta Giuliana Ricciardi 
destaca a ausência de efeitos colaterais no tratamento natural.
Plantas medicinais reduzem efeitos colaterais e têm efeito sistemático na saúde.

A fitoterapeuta Giuliana Ricciardi defende que o tratamento com chás não atua apenas sobre um órgão específico, mas age simultaneamente em vários órgãos:
Além de um tratamento mais natural, a diferença de usar plantas medicinais em vez de remédios convencionais está na redução dos efeitos colaterais e no efeito sistemático na saúde. 
“O uso de chás como cura é um resgate ao tratamento natural, pois a planta age de maneira inteligente. Ela trata o mal que há no corpo, mas também harmoniza. Muitas vezes ela não vai ter os efeitos colaterais de um remédio químico”, afirmou a fitoterapeuta, do Centro Flor de Lótus. Para ela, o tratamento com o chá não atua apenas sobre um órgão específico, mas atua simultaneamente em vários órgãos. 
Muitas plantas tem certificação da Anvisa pela sua ação benéfica à saúde. Algumas plantas, inclusive, só podem ser utilizadas mediante a prescrição médica, como é o caso do Hipérico, da Cava Cava e da Ginko Biloba.
Segundo Giuliana, as plantas medicinais são plantas com propriedades biotivas e terapêuticas usadas na cura ou prevenção de doenças, que em quantidade exagerada podem fazer mal, levando à intoxicação do organismo. A fitoterapeuta alerta ainda para a toxicidade de algumas plantas, que podem ser contra-indicadas em alguns casos. “Alguns tem que ser usados até sete dias, outros devem ser intervalados em até três meses, por isso o ideal é intercalar os chás, pois assim não acumula no organismo a toxina da planta”.
Outra dica importante da fitoterapeuta para fazer um bom aproveitamento das propriedades medicinais do chá é que se utilize a planta seca e que não se faça a mistura de vários tipos de plantas. “Às vezes uma pode ser vasodilatadora e a outra vasoconstritora, ou seja, uma pode anular os efeitos da outra”, afirma.

Giuliana Ricciardi – Fitoterapeuta – Fone 51-3228.8475

Nenhum comentário: