“Nada é. Tudo está.”

23/11/2013

Glutamato Monossódico e a Enxaqueca

Trata-se de um derivado do ácido glutâmico, que é componente natural das proteínas, e possivelmente um neurotransmissor; bem como precursor do ácido gama-aminobutírico (GABA), outro neurotransmissor.
O glutamato monossódico pode levar a liberação de acetilcolina (substância química estimulante da função muscular); bem como inibir a absorção de glicose por parte das células cerebrais.

Trata-se de um aditivo colocado no alimento, para realçar o seu sabor (entre outros, citamos como exemplos os famosos Aji-no-moto, caldo Maggi, caldo Knorr). Entra na composição de uma diversidade de alimentos industrializados, sendo também muito usado pelos restaurantes e lanchonetes no preparo de sua comida.

O glutamato monossódico pode provocar a chamada "síndrome do restaurante chinês". Essa síndrome constitui-se de diversos sintomas, entre os quais, uma sensação de aperto e queimação no peito, dores na cabeça, pescoço e ao redor dos olhos; sudorese, ondas de calor, e alterações do humor. Nos indivíduos sensíveis, os sintomas começam 20 minutos após a ingestão do glutamato monossódico.

Não se sabe ao certo quantas pessoas são sensíveis ao glutamato monossódico. Sabe-se, contudo, que se essas pessoas evitarem ingerir essa substância, poderão ter uma redução substancial de suas enxaquecas.

O glutamato monossódico também é frequentemente encontrado na composição do molho shoyu, aquele da comida japonesa. Ao comprar o seu shoyu, muita atenção ao rótulo! Hoje já se encontra disponível no mercado versões de shoyu com fermentação natural e SEM glutamato monossódico.

www.enxaqueca.com.br

Nenhum comentário: