“Nada é. Tudo está.”

01/04/2016

ÓLEO DE TEA TREE CONTRA A GRIPE



Mecanismo de ação e dicas associativas para melhor efeito

Estudos mostraram que o óleo essencial de tea tree (Melaleuca alternifolia) possui interessante atividade antiviral frente ao vírus da gripe (influenza tipo A - H1N1). O óleo de tea tree apresentou no estudo efeito inibitório na divisão do vírus da gripe em doses abaixo da citotoxidade, ficando demonstrado que os componentes ativos foram terpinen-4-ol, terpinoleno e alfa-terpineol.

O tea tree não foi capaz de matar o vírus diretamente ou impedir dele se ligar a células infectando-as, mas inibiu o seu desenvolvimento. A replicação viral foi inibida em apenas 2 horas de infecção, indicando uma interferência com os estágios iniciais do ciclo replicativo do vírus da influenza (gripe).

O efeito do tea tree no interior celular parece ter correlação a uma acidificação dos lisossomos, impactando consequentemente na divisão viral.

Outros óleos ricos nestes compostos e que podem apresentar efeito inibidor do vírus da gripe, sendo substitutos ao tea tree são:

- alfa-terpineol: ravensara aromática, louro, cajept, niaouli, abeto balsâmico, cardamomo, limão
- terpinen-4-ol: tea tree, plai, manjerona, alpinia
- terpinoleno: breu, abeto douglas, melissa, lima, cajeput

Vale ressaltar que estudos de óleos essenciais com ação antiviral direta sobre o vírus da gripe foram identificados no óleo de patchouli, com o componente patchoulol e capim limão com o citral.

A associação de tea tree + capim limão + patchouli parece ser uma promissora alternativa para quem está gripado ou quer evitar ficar contaminado em ambientes com pessoas doentes. Estes óleos podem ser adicionados em difusores de ambiente na dose de 5 gotas de cada 3 X ao dia. Ou num difusor pessoal ou máscara (1 gota de cada).

Fabian Laszlo
Cientista aromatólogo

Nenhum comentário: