“Nada é. Tudo está.”

04/04/2016

Omeprazol: 10 perigos para a saúde


por Medicinas Alternativas, em 04.03.16

Tomar o antiácido pode prejudicar seu organismo a longo prazo e levar à doenças como osteoporose e demência.
Ao que parece, o mundo sofre mesmo é do estômago. E o Omeprazol foi um medicamento que apareceu como uma autêntica revolução no tratamento de inúmeros males que atingem o órgão. No entanto, seu uso prolongado (cerca de dois anos) pode provocar demência, de acordo com um artigo publicado por um dos mais respeitados jornais médicos, o Journal of the American Medical Association (JAMA).
Um pó branco pouco solúvel em água, o Omeprazol é da classe dos inibidores da bomba de prótons, e indicado para pessoas que sofrem de má digestão, refluxo, azia, hérnia de hiato ou úlceras pépticas benignas, tanto gástrica como duodenal.

Mais chances de desenvolver doenças do coração
O medicamento pode aumentar o risco de ataque e doenças do coração, segundo um estudo feito com tecido humano publicado em 2013 pelo Circulation, jornal da Associação Americana do Coração.

Derrame cerebral, espasmos musculares e osteoporose
Nos últimos três anos, a Food and Drug Administration (FDA) emitiu dois alertas sobre os inibidores da bomba de prótons, de acordo com o Harvard Heatlh Publications. Em abril de 2011, a agência alertou que o uso prolongado (mais de um ano) deste tipo de medicamento poderia levar a uma queda na absorção de magnésio, elevando o risco de arritmias, derrames cerebrais, convulsões, enfraquecimento dos ossos e espasmos musculares.

Anemia e demência
Pesquisadores da Kaiser Permanente, líder na indústria da saúde norte-americana, demonstraram que o uso contínuo do Omeprazol leva a umabaixa absorção de vitamina B12. Ao comparar dados de quase 26 mil pacientes diagnosticados com baixos níveis da vitamina com outros 184 mil que não tinham o problema, veio a resposta: indivíduos que tomamOmeprazol por mais de dois anos tem 65% mais chances de desenvolver deficiência de B12. A falta da vitamina pode causar demência, dano nos nervos e anemia.

Resumindo, o que o omeprazol faz ao seu organismo:
1.º Efeitos secundários a nível do trato estômago-intestino
2.º Alergias aos alimentos
3.º Carência de vitamina B12
4.º Deficiência de minerais (p.ex.: cálcio, magnésio, potássio, zinco, ...)
5.º Aumento do risco de fraturas ósseas
6.º Piora os valores hepáticos (fígado)
7.º Adoece os rins
8.º Aumenta o perigo de infecções
9.º Favorece as complicações com Helicobacter pilori
10.º Cria habituação e aumenta o problema que se pretendia combater

É muito mais sensato, fazer uma desintoxicação do fígado (principalmente quem tem colesterol alto, menstruações dolorosas, diabetes, obstipação ou diarreia) beber chá de cardo mariano, carqueja, ou extrato de cardo mariano, dente de leão ou boldo. É importante, para se ter boa saúde, que a evacuação seja diária, de preferência após cada refeição (as fezes devem ser consistentes, nem muito moles nem muito duras). Evitar emoções fortes, fritos e grelhados, álcool, café e comer refeições fora de horas.

Fontes:
zentrum der gesundheit
saúde curiosa


Nenhum comentário: