“Nada é. Tudo está.”

20/03/2011

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS A CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS

Leite materno ate  6 meses, sem oferecer água chá ou quaisquer alimentos
A partir dos 6 meses introduzir de forma lenta e gradual outros 
alimentos mantendo leite materno até 2 anos de idade ou mais
 Após 6 meses dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas, legumes,  3 vezes ao dia se a criança
 receber leite materno 5 vezes, se estiver desmamada iniciar com 
papas purês até a consistência da família .oferecer com colher.
 A alimentação deve sempre respeitar a vontade da criança, sem rigidez 
de horários.
  Pesquisar história familiar de reações alérgicas antes de iniciar
novos alimentos.
A primeira papa salgada deve ser oferecida entre o 6º. E 7º. Mês. 
Usar pouco sal e óleo vegetal.
 Evitar caldos e temperos industrializados. Amassar a papa sem peneirar 
ou liquefazer. Picar a carne, não retirá-la. (pode ser moída).
No oitavo mês oferecer a 2ª. Papa. Não precisa amassar tanto, evitando 
a administração de alimentos muito diluídos
Crianças acima de 6 meses amamentadas (receber 3 refeições diárias) 
2 de sal e 1 de fruta. não amamentadas (receber 6 refeições 2 de sal, 
1 de fruta, 3 de leite)
No primeiro ano de vida não usar mel. Os esporos do Clostridium 
botulinium nessa faixa etária podem causar botulismo.
 Em média são necessárias 8 a 10  exposições ao alimento  para que 
a criança aceite o mesmo.
Não acrescentar açúcar ou leite nas papas, na tentativa de melhorar a 
aceitação, pois podem prejudicar a criança às mudanças de sabor e 
consistência.
Estimular o consumo de água potável. Sucos naturais devem ser usados
 após as refeições, 240 m//dia.
Administrar sulfato ferros para todo lactente a termo, que não estiver em aleitamento materno exclusivo ou em uso de fórmula infantil fortificada.
Administrar vitamina D, a todos os lactentes que recebem leite materno ou menos que 500 ml de formula infantil e que não tenham exposição ao sol.
Ofereça uma refeição balanceada e completa, contendo: um alimento 
básico, uma fonte de proteína (vegetal ou animal), uma fonte de vitaminas 
e sais minerais e uma fonte de energia.
ALIMENTOS BÁSICOS (cereais, tubérculos e raízes): arroz, trigo, milho, aveia, batata, inhame, mandioca, cará.
FONTE PROTÉICA (leguminosas e proteínas animais): feijões, ervilha, soja, grão de bico, peixe, galinha, carne, ovo, queijo, leite.
FONTE DE VITAMINAS E SAIS MINERAIS: vegetais de folhas verdes e legumes como abóbora, cenoura tomate, couve-flor, repolho, frutas.
FONTE DE ENERGIA: óleos, manteiga, coco e açúcar.
DICAS IMPORTANTES NA ALIMENTAÇÃO.
Utilizar cereais, tubérculos e farinhas (arroz, macarrão, fubá, batata, aipim), carnes (boi, frango, peixe miúdos), feijao ou lentilha, pode temperar os legumes alho, cebola, salsinha.
- As papas não devem ser liquificadas para a criança conhecer vários sabores e trabalhar  com o alimento  na boca para desenvolver bem os músculos da face e a mastigação, (o que favorecerá a fala adequada). Por outro lado existe o risco de contaminação pelo uso de liquidificadores e peneiras.  (passar água fervida no liquidificador antes de usar sempre!
- A carne pode ser moída ou bem desfiada.
SUCOS
No preparo de sucos de frutas, tanto da polpa, como de sumo, é importante lavá-las com cuidado em água corrente, deixá-las de molho em água com vinagre, para eliminar resíduos prejudiciais a saúde.
Preparação de sucos com polpa
Para diminuir os riscos de contaminação: Lavar as frutas com água e sabão. Enxaguá-las muito bem em água corrente.  Retirar as sementes da maçã, pêra e tomate.  Usar meio copo de água filtrada e fervida para bater as frutas no liquidificador, na seguinte proporção: 1 maçã, ou 1 pêra pequena, 2 tomates ( maduros) médios, 1 cenoura média.  Não é necessário colocar açúcar.  Para variar o sabor, adicione quatro gotas de limão, por preparação.
Não é preciso descascar as frutas.  Coe o suco antes de servir para a criança.
Preparação de sucos com sumo
Lave bem a fruta (laranja, tangerina ou outra) com água e sabão. Enxágüe em água corrente e parta-a ao meio. Use o espremedor manual para fazer o suco. Não é necessário adicionar açúcar e, antes de servir para a criança coe o suco.Qualquer tipo de fruta pode ser usado no preparo de sucos para os bebês, como melancia, melão, acerola, caju ou graviola.
Os sucos podem ser oferecidos em colher, copo ou mamadeira, dependendo do desenvolvimento da criança ou da sua prática alimentar.
A  introdução de frutas e legumes seja feita com cautela, não ultrapassando 40 ml ao dia. Caso ocorram erupções, manchas, diarréia ou constipação ou outras alterações, não alimente mais o seu bebê com o novo ingrediente e procure orientação com o seu pediatra.
ALIMENTAÇAO SAUDÁVEL A CRIANÇÃS PARTIR DOS 2 ANOS
A criança pode estar atravessando a fase do eu nao quero.....
Com certeza, essa frase faz parte da rotina diária de muitos pais e mães ansiosos por oferecer uma alimentação adequada a seus filhos e que acabam se sentindo derrotados e impotentes diante de uma recusa insistente e, muitas vezes, agressiva.
Diante do "não", a tendência dos pais costuma ser a de buscar algo que compense, ou seja, a ansiedade em alimentar o filho, seguida de recusas freqüentes, acaba gerando práticas alimentares extremamente permissivas, onde a criança consegue receber apenas o que deseja.
Inapetência:
Causas:
Ansiedade dos pais;
- Substituição da alimentação sólida por outras de maior aceitação;
Esquece de comer: brincadeiras e distração.
 Atitude dos pais....
- Forçar o filho a "limpar o prato". (atitude errada)
Se por acaso ela não quiser mais comer ou ficar brincando com a comida, não obrigue.
Após um período de tempo razoável, em torno de 30 minutos, remova a comida e deixe-o sair da mesa. Não sirva nada até a próxima refeição. E, por favor, sem culpa: esta atitude não irá prejudicar uma criança saudável. HORA DA REFEICAO PRECISA SER PRAZEIROSA, se cada vez for obrigado, criança cria a sensação de que o alimento é imposição,piorando tudo
Chantagem alimentar
chantagem” alimentar com a criança, dizendo que se não comer espinafre não vai jogar bola, ou ainda que se não comer chuchu, não vai comer a sobremesa. É uma tática que muitas vezes dá certo, porém, a criança passa a associar o fato de comer um alimento que não gosta a um prêmio ou o não comer a um castigo, fazendo com que ela apenas coma por obrigação, não criando portanto um hábito alimentar sadio.
AS CRIANÇAS SÃO BASTANTE INTELIGENTES, POIS COMEM QUANDO TÊM FOME E PARAM QUANDO SATISFEITAS (AO CONTRÁRIO DE NÓS, ADULTOS!).  
Deixe que ela decida o quanto quer comer. Aos pais cabe elaborar o cardápio e oferecer. Por isso, sirva sempre alimentos saudáveis, nas horas certas, e à mesa.
Se a criança recusou o alimento por estar sem fome, é preciso esperar a próxima refeição, quando ela, fatalmente, terá fome para comer. Um erro freqüente dos pais é o de não esperar que a criança sinta fome, alimentando-a com freqüência e em horários muito próximos. (uma boa estratégia é oferecer comida aos amigos que estiverem visitando) a criança nunca recusa estando em companhia de amiguinhos,(observar horários)
Recomendações: 
Oferecer sempre novos alimentos
Apresente apenas um alimento novo a cada refeição, junto com outros a que seu filho já está habituado. Assim fica mais fácil experimentar.  E insistir com os rejeitados de 8 a 10 vezes –
E faça isso no início da refeição, quando a fome é maior!
Fracionar as refeições
Observar que a  criança seja alimentada a cada   3 horas – Não oferecer nada antes disso
Não substituir uma refeição por leite; iogurte, bolacha, fruta
- Oferecer pequenas quantidades de alimentos nas refeições;
A capacidade gástrica da criança é menor do que do adulto. Não encher o prato.  – uma estratégia é colocar prato de  sobremesa.
NECESSIDADES NUTRICIONAIS DA CRIANÇA
As vitaminas e os minerais são essenciais para o normal funcionamento e crescimento do organismo. Os frutos e vegetais são excelentes fontes de múltiplas vitaminas e minerais. Se optar por preparar estes alimentos, em vez de comprar os alimentos comercializados para bebê, utilize frutas e vegetais frescos ou congelados. Evite a utilização de produtos enlatados, que podem conter açúcar ou sal.
Vitamina C: As crianças podem obter vitamina C através dos citrinos e vários vegetais. Os seus corpos necessitam de vitamina C para produzir determinados químicos e para ativar outros, incluindo os responsáveis por uma das vitaminas B. A vitamina C desempenha igualmente um papel primordial ao auxiliar o organismo da criança a absorver o ferro. As crianças que não recebem uma quantidade suficiente de vitamina C através da sua dieta podem desenvolver fragilidade óssea, anemia e outras condições clínicas. As frutas maduras, no ponto, são as principais fontes de vitamina C. Todas são boas, mas as particularmente ricas são o caju, a goiaba, acerola, mamão, laranja, tangerina, manga, limão, abacaxi, morango, kiwi e melão. O pimentão também é uma boa fonte de vitamina C.O calor destrói a vitamina C, assim como o armazenamento dos sucos. Por isso, as frutas devem ser comidas frescas e cruas e os sucos feitos na hora. Comer frutas todos os dias é uma boa regra de alimentação. A salsa e o melão são os alimentos mais ricos em vitamina C que se conhece, mas também há muita vitamina C no repolho e no brócolis, no pimentão verde, na mostarda, no agrião e nos morangos.
Vitamina D: A luz do sol ajuda o organismo a produzir vitamina D. Algumas crianças necessitam apenas da luz solar para produzir níveis suficientes desta importante vitamina. A vitamina D ajuda na absorção intestinal de cálcio e fósforo e facilitar que eles sejam depositados nos ossos, fortalecendo o esqueleto. A  Falta de vitamina D provoca uma calcificação óssea deficiente que pode resultar, na criança, em pernas arqueadas, esterno projetado para a frente, deformação dos ossos da bacia, porque o esqueleto, mal calcificado, não pode sustentar o peso do corpo: é o raquitismo. (por isso a importância da criança expor-se ao sol pela manha ou final de tarde.
A vitamina K é essencial para a coagulação sanguínea, evitando a ocorrência de hemorragia. É encontrada na couve, leite integral e no consumo de fígado.
Número de porções ao dia recomendada de acordo com a faixa etária, segundo grupos da Pirâmide Alimentar
Níveis da Pirâmide
Grupo Alimentar
Idade
6 a 11 meses
1 a 3 anos
4 a 11 anos
adolescentes
1
Cereais, pães, tubérculos e raízes
3
5
5
5 a 9
2
Verduras e legumes
3
3
3
4
Frutas
3
4
3
5
3
Leites, queijos e iogurtes
3
3
3
3
Carnes e ovos
2
2
2
2
Feijões
1
1
1
1
4
Óleos e gorduras
2
2
1
1
Açúcar e doces
0
1
1
2

QUANTIDADE DE ALIMENTOS QUE REPRESENTA 1 PORÇÃO
Pães, cereais, tubérculos e raízes
1 e ½ colher de sopa de aipim cozido ou macaxeira ou mandioca ou 2 colheres de arroz branco cozido ou aveia
1 unidade média de batata cozida
½ unidade de pão francês ou 3 unidades de biscoito de leite ou biscoito tipo “cream-cracker”
4 unidades de biscoito tipo “maria “ ou “maisena”
Frutas
½ unidade de banana nanica ou caqui ou fruta do conde
1 unidade de caju ou carambola ou kiwi ou laranja ou pêra ou laranja lima ou nectarina ou pêssego
2 unidades de ameixa preta, ou vermelha
4 gomos de laranja bahia ou seleta
9 unidades de morango
Verduras, legumes e hortaliças
1 colher de sopa de beterraba crua ralada ou cenoura crua ou chuchu cozido ou ervilha fresca ou couve manteiga cozida
2 colheres de sopa de abobrinha ou brócolis cozido
2 fatias de beterraba cozida
4 fatias de cenoura cozida
1 unidade de ervilha torta ou vagem
8 folhas de alface
Leguminosas
1 colher de sopa de feijão cozido ou ervilha seca cozida ou grão de bico cozido
½ colher de sopa de feijão branco cozido ou lentilha cozida ou soja cozida
Carne bovina, frango, peixe e ovos
½ unidade de bife bovino grelhado ou filé de frango grelhado ou omelete simples ou ovo frito ou sobrecoxa de frango cozida ou hambúrguer (caseiro)
1 unidade de espetinho de frango ou ovo cozido ou moela
2 unidades de coração de frango
1 filé de merluza ou pescada cozido
½ unidade de peito de frango assado ou sobrecoxa ou coxa
½ fatia de carne bovina cozida ou assada
2 colheres de sopa de carne bovina moída refogada
Leites, queijos e iogurtes
1 xícara de chá de leite fluido
1 pote de bebida láctea ou iogurte de frutas ou iogurte de polpa de frutas
2 potes de leite fermentado ou queijo tipo “petit suisse”
2 colheres de sopa de leite em ó integral
3 fatias de mussarela
2 fatias de queijo minas ou pausterizado ou prato
3 colheres de sopa de queijo parmesão
Óleos e gorduras
1 colher de sobremesa de azeite de oliva ou óleo de soja ou milho ou girassol
1 colher de sobremesa de manteiga ou margarina
Açúcares
½ CSde açúcar cristal – 1CS doce leite cremoso – açucar mascavo, géléia
3 colheres de chá de açúcar cris
Eroni Lupatini - Nutricionista RT - Nutrição Clínica funcional - Ortomolecular

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