“Nada é. Tudo está.”

11/03/2012

A melhor hora do dia para comer doces


Descubra se existe um horário adequado para consumir açúcar


Se você sente uma vontade quase incontrolável de comer doces no final do dia, saiba que existe uma explicação para isso. É que nesse horário, geralmente ocorre uma queda considerável nos níveis de serotonina no organismo.

A serotonina é uma substância que desempenha um importante papel no sistema nervoso e na regulação de diversas funções, como liberação de alguns hormônios, sono, apetite, temperatura corporal, atividade motora e funções cognitivas. É responsável por melhorar o humor e causa uma sensação de bem-estar.

A falta de serotonina no organismo pode causar depressão, ansiedade, comportamento compulsivo e até doenças mais graves, como mal de Parkinson, distonia neuromuscular e tremores. O baixo nível de serotonina também está relacionado ao aumento do desejo de ingerir doces e carboidratos.
Mas cuidado ao cair nessa tentação, pois com um doce aqui, outro ali, sua dieta pode acabar comprometida. A vontade de comer doces pode ser driblada com bastante autocontrole e com alguns truques simples.

O primeiro deles é ficar sem comer por longos períodos. Fazendo pequenos lanches entre as refeições, você fica saciada e evita de sabotar a dieta quando a fome bater. Quem não abre mão de uma guloseima durante o dia, deve fazer isso preferencialmente após uma das refeições principais. 

Este é o melhor momento para adoçar o paladar, pois as gorduras, fibras e proteínas dos outros alimentos ingeridos durante a refeição agem como uma barreira, retardando a absorção do açúcar pelo organismo.
Saber qual a melhor hora do dia para comer doces não significa que você pode abusar das delícias cheias de açúcar e calorias.

Quando não houver saída, o melhor é escolher opções menos calóricas e em porções menores para matar a vontade sem fazer tanto estrago. Picolés de frutas e chocolate meio amargo são boas e deliciosas sugestões.

Fonte: www.dicasdemulher.com.br

Nenhum comentário: