“Nada é. Tudo está.”

27/03/2012

Os benefícios do vinho para a saúde

Conheça bons motivos para incluir o vinho no cardápio diário e garantir uma vida mais saudável
Ideal para um jantar romântico, para celebrar bons momentos, antes ou depois das refeições, o vinho é sempre uma boa pedida. Mas além de uma bebida deliciosa, o vinho tinto também é um grande aliado para o funcionamento do metabolismo humano.
Muita gente não sabe, mas o consumo moderado de vinho traz vários benefícios para a saúde e pode prevenir diversas doenças. E motivos não faltam para incluir a bebida no cardápio diário e garantir uma vida mais saudável.

O segredo de tais benefícios está na uva, sua matéria-prima. Na casca do fruto são encontrados os polifenóis e outras substâncias muito poderosas que tornam o vinho um ótimo antioxidante e anti-inflamatório.

O vinho ajuda a prevenir doenças no aparelho urinário e digestivo, problemas respiratórios, cardiovasculares e cerebrais, além de câncer e diabetes. Entre outros benefícios do vinho para a saúde, podemos citar sua ação no controle do estresse e da depressão. A bebida também faz bem ao coração, diminui os níveis de colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL), evita coagulação de sangue em lugares errados prevenindo infartos.

Mas para aproveitar o que o vinho tem a oferecer para contribuir com boa saúde, é preciso moderação. O consumo de vinho deve ser sem exageros, pois o álcool em excesso pode causar danos à saúde. O recomendado pelos médicos e o suficiente para ter uma vida saudável é tomar uma taça após o almoço e outra no jantar.

Nenhum comentário: