“Nada é. Tudo está.”

27/03/2012

Os benefícios do café

Saiba quais são os efeitos positivos da cafeína na saúde



beneficios do cafe Os benefícios do café

Além de ser um hábito prazeroso, tomar um “cafézinho” diariamente pode colaborar com a sua saúde. Confira abaixo os principais benefícios da cafeína no organismo e saiba por que beber café faz bem.

Café pode espantar a depressão

Um recente estudo da Harvard School of Public Health comprovou que mulheres que tomam uma dose de no máximo seis xícara pequenas de café diariamente tem 20% menos chance de desenvolver depressão ao longo da vida. Tomar um “cafézinho” de manhã sem dúvida dá uma injeção de energia e melhora o humor de muita gente.
Porém, esse efeito sozinho não faz milagres e não se deve tomar doses exageradas de café após as refeições visando emagrecimento instantâneo.

Café pode aumentar a fertilidade masculina
Pesquisas da HRC Fertility na Califórnia mostram também que a cafeína é responsável por uma melhoria na mobilidade do espermatozoide, o que facilita a penetração dele no óvulo e aumenta as chances de gravidez.
Outro estudo realizado na USP comprovou ainda que a mobilidade dos espermatozoides de quem toma café é muito melhor do que a de quem não toma. Os resultados indicam também que a quantidade de café não faz diferença, a única diferença encontrada foi entre quem bebe ou não café – independente da quantidade.

Café pode reduzir o risco de câncer de pele
Tomar um pouco mais de três xícaras pequenas de café diariamente pode diminuir as chances de ter câncer de pele em 20% nas mulheres e 9% nos homens, de acordo com uma pesquisa do Brigham and Women’s Hospital.
Entretanto, o protetor solar e precauções quanto à exposição aos raios solares não podem ser dispensadas mesmo que você tome muito café.

Mitos sobre o café
Além de todos esse benefícios, tomar café não causa dependência como as drogas e essa comparação não deve ser feita, pois quem deixa de tomar café não enfrenta as mesmas consequências de dependência como um viciado em drogas.
Outro mito que é muito discutido mas que não tem embasamento é que o café dá dor de estômago. Felizmente, essa ligação não está comprovada. Porém, quem já sofre com problemas gástricos deve consumir a bebida com moderação pois ela estimula a produção de ácido gástrico.

Fonte: www.dicasdemulher.com.br

Nenhum comentário: