“Nada é. Tudo está.”

08/10/2012

Água de flor-de-laranjeira


A água de flor-de-laranjeira tem com o Néroli a mesma relação que a água de rosas tem com o óleo essencial de Rosas, sendo obtida através de destilação das pétala da flor-de-laranjeira que também fornecem o Néroli.

A principal aplicação da água de flor-de-laranjeira na Aromaterapia dá-se nos tratamentos de pele, como loção tônica ou aromática para limpeza, particularmente quando utilizada em combinação com cremes ou óleos de massagem que contenham Néroli.


A água de flor-de-laranjeira é ligeiramente mais adstringente que a água de rosas, de modo que enquanto a segunda é usada principalmente para peles secas e sensíveis, a de flor-de-laranjeira é a escolha mais indicada para as peles oleosas. Costumo utilizá-la frequentemente como base para a fabricação de uma loção destinada ao tratamento de acnes em jovens.


Seu odor delicado difere tanto daquele excessivamente adstringente dos preparados medicinais disponíveis em farmácias que encoraja, inegavelmente, seu uso regular.



Á vezes é usado na culinária, em particular na região do Mediterrâneo, para conferir um sabor delicado a bolos e biscoitos, e é possível encontrar água de flor-de-laranjeira de boa qualidade em mercearias da Grécia e de outros países mediterrâneos.

Fonte:
Davis, Patrícia - Aromaterapia - Ed. Martins Fontes - pág. 25-26

Nenhum comentário: