“Nada é. Tudo está.”

29/10/2012

Reduzindo a ansiedade com a Aromaterapia


Ansiedade é uma combinação complexa de sentimentos de medo, apreensão e preocupação, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho. Em determinadas circunstâncias, a ansiedade constitui uma resposta perfeitamente normal e saudável.
Por exemplo: Sentir uma ligeira ansiedade antes de uma entrevista ou prova escolar, podendo até mesmo ser útil para nos iincitar a realizar uma revisão ou um preparo profundo para tal situação.
A ansiedade passa a ser reconhecida como patológica quando se torna excessiva, ou seja, desproporcional em relação ao estímulo, iinterferindo na qualidade de vida, no conforto emocional ou no desempenho diário do indivíduo. Um exemplo disto é quando a pessoa que sofre por ter ansiedade começa a perder parte de sua auto-estima, deixando de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las.
A ansiedade desproporcional pode gerar diversos sintomas físicos, como enrijecimento muscular, problemas digestivos, tremor, enxaqueca, insônia, alergias, problemas cardíacos entre outros.
Encontramos na Aromaterapia uma valiosa alternativa para o tratamento da ansiedade. Existem muitos óleos essenciais sedativos que poderão ser úteis, mas o que sugiro e considero fundamental na hora de escolher o óleo essencial, é o aromaterapeuta ou até mesmo o indivíduo que sofre com a ansiedade analisar o que está causando esta ansiedade.
Qual seu estilo de vida? Sua personalidade? E dos óleos sugeridos qual o aroma que você tem preferência? Pois não devemos utilizar para o tratamento um óleo essencial que não gostamos do aroma, isso só prejudicaria a eficácia no resultado. Embora vários óleos essenciais tenham efeito sedativo, todos estes que estão listados a seguir possuem diferenças sutis em suas propriedades e efeitos, o que pode tornar um ou outro mais adequado em determinada situação.
Sugestão de óleos essenciais:
1) Óleo Essencial de Cedro – Possui ação calmante, antidepressivo, anti-espasmódico, uma ótima opção para massagens relaxantes. Seu aspecto sutil promove segurança, amadurecimento, dissolve preocupações, medos, angustias e raiva. Em situação de dificuldade fornece conforto e calor; ajuda a estabilizar a energia fora de equilíbrio. É o óleo da força e persistência.
2) Óleo Essencial de Cipreste – Possui ação sedativa e anti-espasmódica, excelente relaxante muscular. Seu aspecto sutil proporciona aprendizado com confiança e força. Concede proteção quando em fases de mudanças; garante o equilíbrio e serenidade. Traz paz interior e pureza de coração.
3) Óleo essencial de Grapefruit – Possui ação ansiolítica e antidepressiva. Seu aspecto sutil promove força e segurança proporcionando iniciativa para dar o primeiro passo. Além disto estimula o elemento madeira (fígado) na medicina chinesa, induz a atividade, pensamento positivo e entusiasmo para por em prática suas idéias.
4) Óleo essencial de Lavanda –  Possui ação sedativa. Alivia a tensão muscular, reduz a pressão sanguínea, alivia a insônia. Seu aspecto sutil traz moderação e sentimento de racionalidade,  coragem para situações de medo, reduz a angústia e auto-condenação, útil em casos de excesso de preocupação, indecisões e instabilidade emocional. Sua fragrância concede sentimento de liberdade interior.
5) Óleo essencial de Manjericão –  Antidepressivo e anti-espasmódico. Tem a capacidade de diminuir a aceleração das batidas cardíacas provocada pela ansiedade. Muito utilizado antes de exames, entrevistas profissionais, pois além de reduzir a ansiedade e estimula a memória. Dissipa dúvidas e indecisões e promove autoconfiança.
6) Óleo essencial de Ylang Ylang – Antidepressivo, calmante, anti-espasmódico e hipotensor. Reduz a pressão arterial, o ritmo cardíaco, o ritmo respiratório a tensão muscular e insônia. Seu aroma ajuda a amenizar o medo e encorajar atitudes relaxadas.
Formas de utilização:
opção 1) 3 a 4 gotas do óleo essencial escolhido no aromatizador de ambiente.
opção 2) 1 gota de óleo essencial escolhido no aromatizador pessoal.
opção 3) Massagem: 4 gotas de óleo essencial para 20ml de óleo vegetal de semente de uva.
Aromaterapeuta Daiana Petry

Nenhum comentário: