“Nada é. Tudo está.”

06/10/2012

Óleo essencial de Jasmim (Jasminum officinale)



Jasmim é um dos óleos aromáticos mais caros em utilização que tem uma série de propriedades terapêuticas, e é um dos óleos mais copiados ou adulterados.
Jasmim (Jasminum officinale) tem sido cobiçado tanto muçulmanos e tradições hindus como o "óleo de romance". Diz-se que a esposa favorita do harém do príncipe seduziu seu amante levando um óleo perfumado de jasmim para banho e massagem antes de seus interlúdios românticos. Jasmim supostamente inspirou poetas árabes também, além de ser um ingrediente favorito de poções do amor. Na verdade, Jasmim tem a fama de possuir poderes afrodisíacos que nenhum outro óleo essencial possa se igualar.
No entanto, na medicina tradicional de plantas, as flores de jasmim ter outros usos. Na China, cirrose do fígado, disenteria e hepatite, todos tem sido tratados pelo jasmim; a raiz da planta tem sido utilizada para tratar dores de cabeça, reumatismo, dores nas articulações e insónia. A medicina ocidental tem usado Jasmim no processo do parto, tosse e dificuldades respiratórias.

A extração da Jasmim
O óleo essencial de Jasmim não é realmente um óleo essencial de todo, pois é obtido por um processo de enfleurage, um método antigo de pouca utilização atualmente e extração com solvente. O resultado é um absoluto, ou um concreto, diferentemente de um óleo destilado a vapor. Enfleurage e extração de solventes são métodos semelhantes, sendo que o último substitui o uso de gorduras por um solvente, tal como o hexano.
O processo de enfleurage consiste em deixar as flores de jasmim sobre de uma mistura de gorduras, que absorvem o perfume das flores. durante um número de dias, as flores frescas substituem as flores velhas e até produzir uma pomada sromática. As gorduras são removidas com álcool e, eventualmente, o álcool é removido para produzir um absoluto. O alto preço do óleo de jasmim é devido a este processo caro e trabalhoso, com muitas flores que produzem pouco de óleo essencial e, assim, o abuso freqüente em adulteração. 

Uso de óleo de jasmim em Aromaterapia
Jasmim possui flores brancas fortemente aromáticas, que são utilizados para a produção de óleo de jasmim. Além de suas qualidades afrodisíacas, Jasmim é conhecido por ser calmante e sedativo, bom para o esgotamento, depressão nervosa e stress. É também um bom óleo para uso no cuidado da pele, especialmente para aqueles de natureza sensível.

É analgésico, anti-inflamatório, antisséptico, carminativo e um tônico uterino. Ele pode ser usado para tosse, infecções no peito, dores de trabalho, entorses, dor menstrual e cólicas. No entanto, devido ao elevado preço do Jasmim, óleos essenciais menos dispendiosos podem ser utilizados com a mesma eficácia para certo número dessas doenças em lugar de jasmim.

Jasmim, com seu aroma inebriantemente perfumado, toma lugar entre os mais caros de óleos de aromaterapia, como Rosa e Melissa, mas, ao fazer isso, está aberta a cópia sintética ou adulteração. Deve notar-se que um óleo produzido sinteticamente é aceitável na indústria de perfumaria, onde uma "assinatura" aroma é a exigência, mas não tem lugar na aromaterapia, pois não irá manter as mesmas propriedades terapêuticas e as capacidades de cura assim como um óleo aromático verdadeiro.

Fonte:
http://suite101.com/article/jasmine-essential-oil-a69057
Davis, Patricia 2005 Aromatherapy An A-Z London:Vermilion
Lavabre, Marcel 1990 Aromatherapy Workbook Vermont: Healing Arts Press
Lawless, Julia 1995 The Illustrated Encyclopedia of Essential Oils London: Element

Nenhum comentário: