“Nada é. Tudo está.”

29/10/2012

Interação de Medicamentos com Óleos essenciais


INTERAÇÃO DE MEDICAMENTOS COM ÓLEOS ESSENCIAIS


Interação medicamentosa é um evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento, bebida e de alguns óleos essenciais.
Estas interações constituem causa comum de efeitos adversos, por isso todo Aromaterapeuta deve ter o conhecimento de que não é permitido usar óleos essenciais e determinados medicamentos ou bebidas alcoólicas no mesmo dia. A combinação destes pode aumentar ou diminuir o efeito do medicamento/bebida ou óleo essencial ou ainda ocorrer o aumento da toxidade do medicamento ou do óleo essencial utilizado. É claro que uma interação já conhecida não afetará na mesma intensidade todos os usuários da mesma forma.
As interações que ocorrem de medicamentos e bebidas com óleos essenciais são várias como: interações de efeito, interações farmacodinâmicas e farmacocinéticas.
Um exemplo de interação de efeito é o uso de óleo essencial de alecrim durante o dia por inalação e a noite ingerir uma pequena quantidade de bebida alcoólica é o suficiente para poder causar enrijecimento muscular, palpitação, angústia, aumento da pressão arterial, dificuldade para dormir, apneia entre outros.
Outro exemplo de interação de efeito é o uso de óleo essencial de lavanda por uso tópico durante o dia, e a noite ingerir uma pequena quantidade de álcool pode gerar sonolência exagerada, dificuldade de concentração, fraqueza e tontura.
Conheça alguns dos óleos essenciais que interagem com medicamentos:
Óleo essencial de Alecrim, Eucalipto e Hortelã Pimenta - interage com nicotina, medicamentos anti-hipertensivos, anticonvulsivantes, antidepressivos e outros que atuam no SNC;
Óleo essencial de Bergamota, Cipreste, Erva doce, Grapefruit, Laranja doce, Laranja amarga, Limão siciliano e Tangerina – interagem com nicotina;
Óleo essencial de Canela, Cravo e Gengibre  - interagem com anticoagulantes, antidiabéticos, anti-hipertensivos;
Óleo essencial de Erva Doce, Sálvia Esclaréia e Gerânio -  interagem com anticoncepcionais orais;
Óleo essencial de Erva doce, Canela, Cravo, Gengibre e Manjericão – interagem com paracetamol;
- Todos os óleos essenciais interagem com bebidas alcoólicas causando danos ao fígado. Por isso muito cuidado!

Nenhum comentário: