“Nada é. Tudo está.”

15/11/2012

Aproveitamento integral dos alimentos


Diminua o desperdício aproveitando integralmente os alimentos 
A alimentação saudável é fundamental para a manutenção da saúde e melhor qualidade de vida. No entanto, a maioria das pessoas não conhece o valor nutricional encontrado em todas as partes de um alimento, não o aproveitando totalmente, o que leva ao desperdício de toneladas de recursos alimentares. 
Partes normalmente desprezadas dos alimentos, como cascas, talos e sementes, são riquíssimas em nutrientes. Dessa forma, devemos aproveitar tudo que o alimento pode nos oferecer como fonte de nutrientes, para aumentar o valor nutricional das preparações. 
O aproveitamento integral dos alimentos é a utilização do alimento em sua totalidade. São aproveitadas as cascas, talos, folhas, polpas e sementes – partes normalmente desprezadas e altamente nutritivas. São ricas em vitaminas, minerais, substâncias antioxidantes. 
Quando aproveitamos integralmente os alimentos, diminuímos o desperdício, reduzimos o custo das preparações, há aumento do valor nutricional e do rendimento da refeição e promoção da economia pelo melhor aproveitamento dos alimentos. 
Além disso, ocorre redução da quantidade de resíduos que são jogados nos aterros e seus impactos ambientais associados com a decomposição de resíduos orgânicos, como por exemplo, a geração de chorume que pode contaminar os lençóis freáticos, geração de gases de efeito estufa etc. 

Dicas para o combate ao desperdício de alimentos:
  • Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados como recheios de tortas, patês, saladas.
  • Os talos do agrião, contêm muita vitamina C, nutriente importante para aumentar a imunidade do organismo, além de ser antioxidante. Refogue com tempero e ovos batidos, faça sucos;
  • As folhas da cenoura são ricas em vitamina A (importante para saúde dos olhos, pele, cabelos e para o crescimento). Podemos aproveitá-las para fazer bolinhos ou para substituir o uso da salsinha.
  • A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas hidrossolúveis. Aproveite-a para agregar valor nutricional ao arroz, macarrão etc.
  • A casca da laranja pode ser caramelizada, para ser servida com café, ou utilizada em compotas ou mesmo para biscoitos.
  • A parte branca da melancia pode ser usada para fazer cocada. Já a parte branca do maracujá pode render uma deliciosa compota, que se prepara como o doce de mamão verde.
  • Com as cascas das frutas (goiaba, abacaxi, etc.), pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.
Aproveite dos alimentos tudo o que for possível. Não jogue fora o que pode servir como fonte de nutrientes. Aproveitar integralmente os alimentos significa mais do que economia. Significa usar os recursos disponíveis sem desperdício, reciclar, respeitar a natureza e utilizar os alimentos de forma sustentável.
Fonte: Bruna Murta – nutricionista da rede Mundo Verde.

Nenhum comentário: