“Nada é. Tudo está.”

15/11/2012

Superalimentos do mês: Linhaça e Óleo de peixe


Vimos que os superalimentos desse mês – a linhaça e o óleo de peixe – trazem benefícios à saúde do coração e do cérebro, combatem inflamações, são importantes para gestantes e crianças. 
Isso, porque, são fontes de ômega 3, um ácido graxo essencial, que por não ser produzido pelo nosso organismo, deve ser adquirido através da alimentação. 

Ômega 3 x TPM
O consumo regular de linhaça e/ou óleo de peixe, pode atenuar os sintomas físicos e emocionais da TPM (Tensão Pré-Menstrual), tais como: cefaléia, dores nos seios, inchaço, nervosismo, ansiedade, tristeza, cólicas.
O ômega 3 contido nesses alimentos possui ação antiinflamatória, ajudando na redução de cólicas e retenção de líquidos. Tem ação, ainda, no sistema nervoso, melhorando o humor e depressão, sintomas comuns nesse período. 
Na linhaça, além do ômega 3, encontramos uma substância chamada lignana, um fitoestrógeno que também possui ação no alívio dos sintomas da TPM. 
Além do consumo desses Superalimentos é fundamental que a manutenção de bons hábitos alimentares e prática regular de atividades físicas. 

Como consumir: 
As cápsulas de óleo de peixe devem ser consumidas de acordo com as orientações do fabricante.
A linhaça deve ser triturada e adicionada a sucos, vitaminas, iogurtes, na comida. 

Dica da nutricionista
Consuma pela manhã 1 copo de suco de couve batido com folhas frescas de hortelã, água de coco, maçã e semente de linhaça.

Fonte: Bruna Murta – Nutricionista da rede Mundo Verde.

Nenhum comentário: