“Nada é. Tudo está.”

03/06/2013

O que é mioma?



Muitas mulheres já ouviram falar ou conhecem alguém que tem mioma no útero. É mesmo muito comum, especialmente em quem tem mais de 50 anos. O mioma é um “tumor” benigno – isso mesmo: totalmente benigno- que aparece no útero, em decorrência da proliferação de células musculares. Acredita-se que a causa da formação dos miomas esteja relacionada ao hormônio estrogênio.

Como diagnosticar?

Os miomas podem ter localização e tamanhos diferentes. Por isso os sintomas variam bastante e podem até não existir. É o caso das mulheres que são assintomáticas, isto é, não apresentam nenhum sintoma e descobrem o mioma durante exames de rotina, como o ultrassom, por exemplo.
Um dos sintomas mais comuns é o aumento do fluxo menstrual. Neste caso, sempre procure o médico para uma avaliação. O volume do abdômen também pode aumentar. Algumas mulheres tem dor, anemia ou compressão da bexiga ou intestino, gerando desconforto para urinar ou evacuar.

Há tratamento?

Sim. muito pode ser feito. Mas o tratamento do mioma vai depender do tamanho, da localização e principalmente dos sintomas apresentados.
A melhor dica para todas as mulheres é manter em dia os exames ginecológicos de rotina. Faça-os regularmente, ao menos uma vez por ano. E tenha saúde!


Dra Ana Escobar

Nenhum comentário: