“Nada é. Tudo está.”

17/07/2013

Chuchu



Desenxabido, sem graça, sem gosto de nada. Essas são só algumas definições que perseguem o chuchu. No entanto, por absorver bem o gosto de temperos e carnes, ele é aceito no cardápio como mero coadjuvante. E ainda tem muita gente que, mesmo assim, torce o nariz. Mas, depois de saber a quantidade de benefícios e a diversidade que esse "zero à esquerda" possui, o tratamento vai ser outro: ele vai passar a ingrediente principal nas preparações.
Para começar, vamos apresentá-lo direito: chuchu não é um legume e sim um fruto de uma trepadeira originária do México e da América Central. Hoje está nos quatro cantos do planeta por ser resistente a várias condições climáticas. Essa fácil adaptação também o fez ganhar o Brasil: cresce em praticamente todos os lugares onde é plantado e é facilmente encontrado nas diferentes regiões do país.
Andréia Manetti Previero, nutricionista do portal Dieta e Saúde diz que o chuchu é riquíssimo em nutrientes. Aquela aparência nada atrativa esconde boas doses de minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio e vitaminas como A, C e do complexo B. "O cálcio e magnésio fazem parte da composição óssea e ajudam a prevenir doenças como a osteoporose, o ferro ajuda a evitar anemias, a vitamina C atua como antioxidante, fortalecendo o sistema imune e combatendo os radicais livres e as vitaminas do complexo B combatem a depressão e fadiga e mantem o metabolismo ativo", explica. Dentre as vitaminas do complexo B encontradas, a niacina merece destaque: ela é responsável por promover o crescimento, contribuir para a saúde da pele e estimular o apetite.
O baixo valor calórico - cerca de 30 calorias em 100 gramas - põe o chuchu na lista dos alimentos aliados da dieta. "Cada vegetal tem um benefício diferente, pois traz vitaminas e minerais diferentes em sua composição. O chuchu juntamente com os outros vegetais tem a sua importância na dieta e o fato de ser um alimento com baixo valor calórico se torna muito atrativo principalmente para quem está busca uma alimentação saudável", garante Andréia.
Outro ponto positivo do chuchu são as fibras presentes na sua constituição. "As fibras não são digeridas pelo organismo, isso faz com que elas aumentem o bolo fecal e acelerem o trânsito intestinal, prevenindo a constipação. Como as fibras retém água é importante lembrar que o seu consumo deve ser associado a uma boa hidratação, para evitar esses casos de constipação intestinal", esclarece a especialista.
E o chuchu ainda ganha pontos em outro quesito: é diurético. Andréia explica que tanto o fruto como a folha possuem esse efeito, sendo indicados para pessoas que sofrem de pressão elevada. "É indicado inclusive o consumo do alimento em forma de suco e chás feitos com suas folhas", diz. E outras partes da planta também têm boas propriedades. Os brotos refogados auxiliam no combate à carência das vitaminas C e do complexo B.
A especialista dá algumas dicas para a hora da compra. "O ideal é sempre preferir o chuchu verde ao maduro e com casca lisa. Quando a casca estiver amarelada e sem brilho significa que ele está passado", ensina. No auge da safra, que vai de junho a outubro, o preço - que já não é elevado - fica ainda mais convidativo.
E, para colher todos os benefícios do chuchu, preste atenção na forma de prepará-lo. "Evite fritá-lo ou cozinhá-lo por muito tempo e com muita água para não perder as propriedades", ressalta Andréia, completando: "Pode ser refogado com um fio de azeite ou cozido e adicionado em diversas preparações".
O chuchu pode até ser meio sem gosto e desprovido de um colorido que deixe o prato mais bonito. No entanto, é um alimento super versátil. Dá para preparar diversas receitas com ele: saladas, omeletes, bolos salgados, recheado com legumes, em sopas, suflê e com creme de milho.

Receita utilizando chuchu:
Suflê de chuchu
Ingredientes:
3 unidades médias de chuchu cru
1 unidade grande de cebola crua
5 dentes de alho cru
1 colher (sopa) cheia de margarina
2 gemas
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
4 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo comum
250 ml de leite desnatado
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
1 pitada de sal refinado
Pimenta do reino em pó a gosto
2 claras
Modo de preparo
Lave, pique e cozinhe os chuchus até ficarem macios. Reserve. Em uma panela, derreta a margarina e refogue o alho e a cebola. Acrescente as gemas batidas, o queijo ralado, a farinha de trigo, o leite, o fermento, o sal e a pimenta do reino. Reserve o creme. Em uma batedeira ou com um fouet, bata as claras até o ponto de neve. Misture delicadamente as claras em neve junto ao creme e acrescente os chuchus cozidos. Despeje a mistura em um refratário untado. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até dourar. Sirva a seguir. 

Chuchu recheado
Ingredientes:
2 unidades médias de chuchu cozido
1/2 unidade pequena de cebola crua
3 colheres (sopa) cheias de maionese light
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 lata de seleta de legumes em conserva
Modo de preparo
Lave e corte os chuchus no sentido do comprimento. Cozinhe os chuchus em água até que fiquem cozidos porém ainda firmes. Retire a polpa com o auxilio de uma colher, deixando cada metade dos chuchus em formato de "canoa". Em uma tigela, misture a polpa dos chuchus, a seleta de legumes, a cebola e a maionese. Distribua o recheio preenchendo cada metade do chuchu. Polvilhe o queijo ralado e disponha em uma assadeira. Leve ao forno pré-aquecido até gratinar. Sirva. 

Nenhum comentário: