“Nada é. Tudo está.”

24/07/2013

Demência dá sinais antes do que se pensava

O paciente se queixou de problemas de memória, mas parecia normal.

"Ele insistia que as coisas estavam mudando, mas teve resultados excelentes em todos os exames", contou Rebecca Amariglio, neuropsicóloga do Hospital Brigham and Women's, em Boston.
Cerca de sete anos mais tarde, porém, o homem começou a demonstrar sinais de demência. Hoje, Amariglio pensa que ele tinha reconhecido uma modificação cognitiva tão sutil "que ele foi o único a identificá-la".
Creighton Phelps, chefe interino do setor de demências do Instituto Nacional do Envelhecimento dos EUA, disse que pacientes como esses eram descritos como "os saudáveis preocupados".
"Não achávamos válido levar essas queixas em conta."
Roger Siegel, 84, que diz perceber problemas de memória não vistos por seu médico, em sua casa no Arizona (EUA)
Roger Siegel, 84, que diz perceber problemas de memória não vistos por seu médico, em sua casa no Arizona (EUA)
Estudos apresentados na quarta numa conferência da Associação do Alzheimer em Boston mostraram que pessoas com alguns tipos de preocupação cognitiva têm mais risco de apresentar a patologia de Alzheimer no cérebro e de ter demência.Hoje, contudo, os cientistas vêm descobrindo que algumas pessoas que apresentam essas queixas podem, na realidade, estar detectando sinais precoces de alzheimer.
As pesquisas apresentadas por Amariglio concluíram que pessoas com mais preocupações com a memória e a habilidade de organização têm mais chance de ter amiloide, proteína crucial ligada ao alzheimer, no cérebro.
E, numa mudança importante que ganhou destaque na conferência, os pesquisadores estão identificando uma nova categoria chamada "declínio cognitivo subjetivo" --a percepção que a própria pessoa tem de que sua memória e suas habilidades de pensamento estão piorando, antes mesmo de outros terem notado o fato.
nem tudo é demência

Especialistas enfatizam que muitas pessoas com essas queixas não apresentam demência mais tarde. Certo grau de declínio da memória reflete apenas o processo normal de envelhecimento e algumas preocupações refletem angústia psicológica.
Pessoas que esquecem o que foram buscar na cozinha ou os nomes de pessoas pouco familiares provavelmente estão envelhecendo normalmente. Pessoas que esquecem detalhes importantes de acontecimentos recentes, perdem-se em lugares familiares ou perdem o fio da meada de programas de televisão podem não estar seguindo um processo normal, especialmente se apresentam mais problemas que outras pessoas de sua idade.
Ainda não está claro se a preocupação afeta as mudanças que as pessoas percebem ou se o próprio fato de se preocuparem eleva o risco de demência no futuro.
Pessoas que têm histórico de demência na família podem relatar problemas simplesmente porque já estão familiarizadas com a doença e seu componente genético.
Especialistas ainda não sugerem exames para verificar a presença de "declínio cognitivo subjetivo", porque são necessárias mais pesquisas e não existe tratamento eficaz contra a demência.
Richard Caselli, professor de neurologia na Clínica Mayo, disse que, quando pacientes mencionam problemas cognitivos, ele não recomenda exames de imagem para procurar alzheimer. "Se fizéssemos uma tomografia e disséssemos 'descobrimos amiloide em seu cérebro', não haveria nada a fazer."
Contudo, os exames subjetivos podem ajudar a identificar pessoas com risco maior de demência a determinar se poderão adiar ou prevenir o alzheimer com tratamentos como uma droga antiamiloide que será testada para prevenir a demência em indivíduos cognitivamente normais com amiloide no cérebro.
Paciente de Caselli, Roger Siegel, 84, nota problemas há pelo menos cinco anos e diz que hoje se recorda de 30% do que gostaria.
"Tomo banho e fico na dúvida se lavei aquela perna ou não." Com livros, "esqueço quem é tal personagem".
Nem sua esposa nem o médico percebem essas dificuldades. "Sei que minha cabeça está ficando fraca, mas, segundo ele, estou ótimo."
Caselli explicou que só recentemente houve um declínio nos exames de Siegel. "É possível que se encontre num estágio inicial de uma síndrome degenerativa que está progredindo lentamente."
Agora, os médicos buscam desenvolver exames cognitivos subjetivos padronizados, para identificar pessoas com maior risco quando houver tratamentos disponíveis.
Tradução de CLARA ALLAIN - http://www1.folha.uol.com.br

Nenhum comentário: