“Nada é. Tudo está.”

11/07/2013

ENTENDA O QUE É A LABIRINTITE E COMO SE PREVENIR


A labirintite é um problema que atinge milhares de brasileiros, e muitos deles não sabem exatamente como lidar com ela. Por isso, o Portal Vital conversou com a otorrinolaringologista Trissia Vassoler, da clínica Copec, de Curitiba, que ajudou a entender melhor a doença, como tratá-la e as formas de prevenção. Confira!

O que é a labirintite?

Trissia explica que esse nome é uma definição geral para as doenças do labirinto, uma estrutura interna do ouvido responsável por ajudar o corpo a encontrar o seu centro de equilíbrio. “O principal sintoma é a tontura, que pode ser desde uma simples instabilidade até uma vertigem rotatória, acompanhada ou não de fatores auditivos, náusea, vômito e dores de cabeça”, enumera.

Geralmente, a labirintite ocorre em decorrência de outros problemas no organismo, como a diabetes, o colesterol, as doenças virais e bacterianas. Tudo o que prejudicar o bom funcionamento das células do labirinto pode levar à inflamação. Por isso, para o diagnóstico, é imprescindível que o paciente procure um profissional especializado.

“A principal avaliação é a consulta, pois, inicialmente, precisamos distinguir a doença labiríntica de alterações musculoesqueléticas, oftalmológicas e do sistema nervoso central, entre outras. A partir daí, o médico recomendará a melhor opção de tratamento. Os exames serão solicitados de acordo com a suspeita, podendo incluir: de sangue, auditivos, labirínticos e até de imagem”, afirma Trissia.

O que causa a labirintite?

Embora os fatores associados à doença sejam muitos, a doutora ressalta que a mais comum é a chamada “vertigem postural paroxística benigna”.

O nome complicado está relacionado ao simples envelhecimento do sistema vestibular: o conjunto de órgãos do ouvido interno responsáveis pela manutenção do equilíbrio. Isso ocorre mais comumente em mulheres idosas. Mas é possível encontrar casos em pacientes com mais de 30 anos.

Essa alteração no sistema auditivo também acontece devido a traumas no ouvido interno ou insuficiência circulatória na região. Por esse motivo, o tratamento é feito por meio de terapia e medicamentos de reabilitação.

Labirintite tem cura?

Apesar de nem sempre ser possível curar definitivamente um paciente com essa doença, alguns cuidados com a saúde são essenciais para um bom tratamento. A vida saudável, aliás, é a melhor maneira de prevenção.

Por isso, a recomendação médica é a de que sejam colocados na lista dos cortes na rotina o cigarro e as bebidas alcoólicas, que podem deixar as crises mais frequentes. Doces e alimentos com muito açúcar devem ser evitados. E lembre: nunca passe mais do que três horas sem se alimentar e leve à risca a regra de ingerir dois litros de água por dia.

Para finalizar as orientações, saiba que a prática de exercícios regulares é essencial, bem como eliminar da alimentação chá, café, chocolate e qualquer outro produto estimulante. Devido a um efeito similar ao causado por esses itens no organismo, pacientes com labirintite costumam ter crises em ambientes com muitos estímulos visuais ao andar pela rua ou ao dirigir.

Revista FisioBrasil

Nenhum comentário: