“Nada é. Tudo está.”

01/08/2010

Aromaterapia e o sono dos Bebês

Os óleos essenciais são excelentes ferramentas contra a ansiedade.
O choro, as cólicas ou outras dificuldades em dormir tornam-se um dos principais motivos de cansaço dos Pais!
 A resposta para uma noite de sono tranquila para pais e filhos pode estar na aromaterapia. Esta técnica utiliza o uso de óleos essenciais - substâncias aromáticas naturais extraídas de flores, folhas, sementes, cascas,raízes e é aplicada para tratar diversos problemas. 
Inalados, aplicados no corpo por meio de massagens, compressas ou num delicioso banho, os óleos essenciais restauram as energias curativas e proporcionam o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. O óleo essencial de lavanda, por exemplo, é um poderoso aliado para o bem estar das crianças de todas as idades.
De acordo com alguns especialistas, os aromas provocam sensações emocionais e físicas, porque o olfacto é o único dos cinco sentidos que está ligado ao cérebro, o centro das emoções, e ao sistema límbico. Ansiedade, depressão, medo e raiva emanam desta região. 
Especialistas contam ainda que os recém-nascidos, por exemplo, têm um olfacto bastante apurado. "Durante uma pesquisa, envolveram um tecido no corpo da mãe do bebé que testaram  e numa outra mulher. De seguida, ambos os tecidos foram postos perto do bebé. Ele, instintivamente, aproximou a sua cabeça daquele que pertencia à sua mãe porque reconheceu o aroma dela, possivelmente uma sensação de  segurança.
É por isso que ouvimos o melhor remédio para acalmar um bebé agitado ou manhoso é o colo da mãe. É o cheiro dela que o acalma. E na falta do colo, recorra aos óleos essenciais de lavanda.

Massagem 
O óleo essencial de lavanda pode ser utilizado durante a Shantala, massagem indiana muito aplicada em bebés. Neste caso, basta utilizar a seguinte mistura: colocar seis gotas de lavanda em 100 ml de óleo vegetal de semente de uva, girassol ou amêndoas. Esta dosagem é mínima, para que o bebé aproveite, sem nenhum risco, todos os benefícios da prática e do aroma.

Nenhum comentário: