“Nada é. Tudo está.”

01/08/2010

Aromaterapia para Crianças

óleo essencial de lavanda acalma, trata a pele e beneficia o sono 
Aromaterapia para crianças: pequenos podem – e devem! – se beneficiar do poder dos óleos essenciais.
“Tenham em casa o óleo essencial de lavanda, um poderoso aliado para o bem estar de crianças de todas as idades”.
A aromaterapia é a ciência que prega o uso de aromas nos mais diversos tratamentos. Eles são provenientes dos óleos essenciais - substâncias aromáticas naturais extraídas de flores, folhas, sementes, cascas e raízes. Inalados, aplicados ao corpo por meio de massagens, compressas ou num delicioso escalda-pés, restauram as energias curativas e proporcionam o equilíbrio entre corpo, mente e espírito – inclusive de bebês e crianças.
“Um aroma provoca sensações emocionais e físicas porque o olfato é o único dos cinco sentidos que está ligado ao cérebro, o centro das emoções, e ao sistema límbico. Ansiedade, depressão, medo e raiva emanam desta região. Os óleos essenciais agem profundamente no campo psicológico quando inalados demonstrando que ocorre uma relação emocional antes do pensamento – o que não acontece com outros sentidos como o tato, audição, degustação e visão”.

Os  recém-nascidos, por exemplo, têm o olfato bastante apurado. “Durante uma pesquisa, envolveram um tecido no corpo da mãe do bebê testado e também em outra mulher. Em seguida, ambos os tecidos foram postos perto do bebê. Ele, instintivamente, aproximou sua cabecinha daquele que cobriu sua mãe porque reconheceu o aroma dela, que representa segurança. É por isto que ouvimos que o melhor remédio para acalmar um bebê agitado ou manhoso é o colo da mãe. É o cheiro dela que o acalma.

Óleo Essencial de Lavanda: não fiquem sem ele!
As crianças podem e devem fazer uso da aromaterapia – obviamente, sempre com orientação de um especialista e em doses extra-diluídas.
A lavanda é o óleo essencial especialmente indicado para bebês e crianças. É possível utilizar este aroma desde o primeiro dia de vida em diversas situações. É excelente para acalmar, combater a insônia, relaxar e tratar a pele. E estes são apenas algumas das aplicações deste óleo.


Dicas:
Massagem
O óleo essencial de lavanda pode ser utilizado durante a Shantala, massagem indiana muito aplicada em bebês. Neste caso, basta utilizar a seguinte mistura: colocar seis gotas de lavanda em 100 ml de óleo vegetal de semente de uva, girassol ou amêndoas. Esta dosagem é mínima, bem sutil, para que o bebê aproveite, sem nenhum risco, de todos os benefícios da prática e do aroma.

Banho
A hora do banho também fica especial com a lavanda se a mamãe colocar, na banheira, uma colher de café de óleo de semente de uva com uma gota de lavanda. Também é interessante usar um sabonete de lavanda - que pode ser comprado já pronto ou preparado de maneira caseira (segue receita logo abaixo).

Na troca do bebê para evitar assaduras
Durante a troca de fraldas, há outra dica interessante para evitar o surgimento de assaduras: prepare uma mistura composta por 60 ml de óleo vegetal de amêndoas com três gotas de óleo essencial de lavanda. Passe esta sinergia na pele que fica em contato com a fralda.

Aromatização do quarto
O quarto das crianças também pode ser aromatizado com lavanda. Neste caso, coloque dez gotas num aromatizador plug e o deixe ligado por 15 minutos. Nos primeiros dias de vida do bebê, não deixe por muito tempo porque ele ainda estará se adaptando a novos estímulos.

Segurança
Mantenha os frascos de óleos essenciais sempre longe das crianças. Os óleos são solventes, inflamáveis e não devem ser ingeridos ou colocados próximos aos olhos.

Prepare um sabonete de lavanda para seu filho
Compre um sabonete de glicerina em farmácias homeopáticas e de manipulação. Derreta-o em banho-maria até que fique totalmente liquido. Tire-o do fogo e coloque três gotas de óleo essencial de lavanda. Coloque a mistura numa fôrma de silicone ou em qualquer potinho limpo. Após endurecer, retire da fôrma ou do pote eu use o sabonete no banho do bebê e das crianças. A combinação da água, do toque da mãe e do aroma da lavanda fará com que a criança sinta-se relaxada e protegida, como se ainda estivesse na barriga da mãe.


Fonte: Sâmia Maluf, aromatóloga e aromaterapeuta – idealizadora da By Sâmia Aromaterapia

Nenhum comentário: