“Nada é. Tudo está.”

18/02/2011

Psyllium – Plantago psyllium


O Psyllium (Plantago psyllium) é também conhecido como Psilium e compreende as espécies Plantago ovata, Plantago arenaria e Plantago indica, que são utilizadas permutavelmente com a Plantago Psyllium. Pertence a família Plantaginaceae.
Usos Tradicionais: abscesso, auto-intoxicação, colesterol alto, colite, constipação, diabetes, diarréia, disenteria, Doença de Crohn, dor de dente, febre, hemorróidas, hipertensão, indigestão, infecções, inflamação de pele, irritação intestinal, obesidade, panarício, úlceras.
Propriedades Medicinais: demulcente, emoliente, laxante.
O Psyllium emagrece e pode ser um excelente medicamento natural para quem deseja perder peso, vez que as fibras da Psyllium tendem a inchar e criar uma sensação de saciedade no corpo, o que faz com que modere o apetite.
A qualidade fibrosa da casca da Psyllium permite fazer um laxante natural muito efetivo, vez que aumenta o volume total do cólon, ocorrendo a consequente ativação da motilidade intestinal, aumentando a motilidade propulsora. Inclusive o Psyllium pode ser benéfíco no tratamento da diarréia.
As sementes e as cascas das sementes, que são as partes mais utilizadas da erva, são ricas em componentes químicos como mucilagem (arabinoxilano, absorvem grande quantidade de água, auxiliando o intestino), aucubina, proteínas, enzimas, xilose, galactose, óleo (linoleico, oleico, palmítico) e gomas.
Os óleos da planta também favorecem as propriedades laxativas da planta, sendo também utilizada como um emoliente e demulcente. Na medicina alternativa, o Psilium em forma de cataplasma pode curar infecções e tratar dores de dente. Pode ser usada para abscessos, irritação na pele e panarício (infecção nas pontas dos dedos). Pode ser usado como máscara facial.
Na culinária, as folhas jovens podem ser comidas em saladas. As sementes de Psyllium podem ser acrescentadas a cereais e iogurtes. É recomendado sempre usar o Psyllium com bastantes líquidos. O Psyllium pode diluir enzimas tônicas digestivas e por isso é melhor ser consumido entre as refeições, sendo melhor assimilada antes de dormir ou como primeira refeição pela manhã, no lugar do café da manhã. Não é recomendado durante gravidez.
Curiosamente, o nome que Psyllium é derivado da palavra grega para “pulga” (psylla), que recorre ao aparecimento das sementes minúsculas.

Nenhum comentário: