07/12/11

POEJO: em excelente remédio para os pulmões


Muito comum em hortas e quintais, o poejo é uma planta popular, não apenas por ser considerada ornamental, mas também por possuir propriedades medicinais. por seu cheiro forte, é conhecido também como a "hortelã dos pulmões", indicado como expectorante e principalmente nos tratamentos de gripe, resfriado e tosse.

Propriedades terapêuticas:
Poderoso aliado na luta contra os sintomas de gripes e resfriados, o poejo também funciona como um excelente digestivo, pois possui substâncias capazes de diminuir acidez do estómago, melhorar o problema de gases intestinais e combater vermes presente nesse órgão, além de aliviar dores estomacais e reumáticas.
Como tem ação cicatrizante ajuda a aliviar picadas de insetos e a acalmar inflamações, principalmente na boca. Também é indicado para tratar distúrbios menstruais, insônia ou debilidades do sistema nervoso.

Outros benefícios:
O chá de poejo ajuda a prevenir prisão de ventre, a aliviar a tensão nervosa e a reduzir cólicas durante o período menstrual. Acredita-se que essa planta pode proporcionar um sono tranquilo se tomado antes de dormir.

Seu uso externo também apresenta benefícios. Compressas feitas com a planta pode auxiliar no tratamento de dores reumáticas e até servir como repelente de insetos.

Dica:
Experimente colocar um pouquinho de poejo em sachês para perfumar o ambiente, já que seu aroma é parecido com o de hortelã; isso serve também para espantar insetos e pequenos bichos. se quiser, pode colocá-lo dentro do guarda-roupa.

Contra-indicações:
O poejo pode se tornar tóxico se for consumido em grandes quantidades, principalmente na forma de óleo. mulheres grávidas não devem usá-lo.

Curiosidades:
Os antigos gregos e romanos acreditavam que o poejo, quando aplicado em forma de chá frio nos pêlos dos animais tinha o poder de exterminar as pulgas. E muitas pessoas ainda o utilizam para esse fim.

Chás poderosos:
Acidez e gases intestinais: ferva 1 colher (chá) de poejo seco e 1 xícara (chá) de água. Coe e tome a cada 6 horas.

Diminuir catarro: Em uma panela, ferva 1 colher (chá) de folhas de poejo, 1 colher 8chá) de hortelã e 1 xícara (chá) de água. coe e adoce com mel. Beba bem quente antes de dormir.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tomo todos os dias. Nao tem coisa melhor.