“Nada é. Tudo está.”

01/05/2012

Óleo Essencial de GERÂNIO – pelargonium graveolens



O gerânio é cultivado em larga escala, seja para servir como ornamento, seja para ser utilizado nas indústrias de cosméticos e alimentar.
Também é usado como remédio para a disenteria, cólera e fraturas. As mulheres consideram-no muito benéfico no combate à tensão menstrual e também durante a menopausa.

Propriedades: Equilibra, anima, tonifica, revigora e desperta. Regenerador, hemostático, adstringente, antidepressivo, diurético, anti infeccioso, antibiótico, tônico.

Aromaterapia no dia a dia
Tem o poder de equilibrar os níveis hormonais do organismo.
Estimula o córtex.
Pode ser útil na síndrome pré-menstrual e na menstruação abundante, bem como nos problemas associados à menopausa.
Pode ajudar a reduzir a retenção de água e o edema, sendo duplamente benéfico no tratamento da celulite, pois atua também como um estimulante do sistema imunitário.

Pode ter um efeito positivo no sistema respiratório, e ajuda a aliviar as dores de garganta e a amidalite.

É um tónico para o fígado e rins, podendo ajudá-los a limpar as toxinas do organismo. Pode também limpar o muco digestivo e ser um ponto de quando se abandona um vício.

É um tónico para o sistema circulatório, tornando-o mais fluido.
Exerce um efeito tónico e sedativo sobre o sistema nervoso: num banho quente, é profundamente repousante; num banho mais frio, restaura as energias.

Pode ajudar a aliviar uma dor de cabeça.
Um bom repelente de insetos.

Pode ser útil para todos os tipos de pele, uma vez que equilibra a produção de sebo, a substancia gordurosa que mantém a pele flexível.
Um bom produto genérico de limpeza da pele, que pode revigorar uma pele pálida, aumentando a circulação.

Também pode ser útil em caso de acne, caspa, eczema, queimaduras, herpes zoster, tinha, frieiras e pé-de-atleta.

Aplique uma única gota na área afetada.
Sendo um tônico para o sistema nervoso, combate a depressão (principalmente em combinação com a bergamota), reduzindo o stress e a tensão nervosa.

Curiosidades
Usos Através dos Tempos
  • A crença nos poderes      do gerânio tem levado as pessoas a planta-lo em volta das suas casas para      afastar os maus espíritos. A erva Robert, uma espécie nativa da Inglaterra      da mesma família do gerânio, era muito usada com esta finalidade antes de      o gerânio ter sido importado.
  • Tem sido      diferentemente respeitada como um remédio para feridas, tumores, cólera,      disenteria e fraturas.
Método de extração –  Destilação a vapor das folhas, hastes e flores.
Cultivado – Madagascar, Egito, Marrocos, Rússia, China, França, Estados Unidos
Nota- média
Aroma – Doce porém penetrante.

Composição química
Gerânico (ácido); geraniol, citronelol, linalol, mirtenol, terpineol (álcoois); citral (aldeído); me tona (cetona); eugenol (fenol); sabineno (terpeno).

Mistura-se bem com
Cedo do Atlas, bergamota, salvia esclareia, grapefruit/toranja, jasmim, alfazema, mandarina/ tangerina, neroli, patchouli, camomila-romana, rosa, alecrim, sândalo e manjericão.

Cuidados e precauções
Usar sempre diluído. Manter fora do alcance de crianças. O gerânio é perfeitamente seguro em casa, se usado com moderação. Em quantidades muito grandes, pode causar irritação em peles sensíveis.


Nenhum comentário: