“Nada é. Tudo está.”

06/05/2012

Óleo essencial de CARDAMOMO (Elettaria cardamomum)




O óleo essencial foi destilado pela primeira vez em 1544 por Valerius Cordus, depois que um explorador português conseguiu a erva na costa sudoeste da Índia. Os árabes usam essa semente no café como sinal de hospitalidade, ao passo que nos países escandinavos ela é usada em licores. O cardamomo é um ingrediente familiar e importante da cozinha asiática.

Propriedades: Indigestão, flatulência, cansaço mental, retenção de liquido, cãibras musculares e estomacais, dor de cabeça de sinusite, prisão de ventre.

Aromaterapia no dia a dia - AQUENTADOR
Digestivo eficaz, indicado também para náuseas, azia e flatulência, além de útil nos casos de diarréia aliviando as cólicas.Refrescante, tônico e revigorante em uma mistura de óleos para banhos. Como afrodisíaco que a sua propriedade mais difundida na Índia.

O cardamomo tem efeito digestivo, anti-séptico, diurético, laxante e expectorante – uma boa opção para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados nessa época do ano, quando o índice dessas doenças aumenta.
Tosse e  sinusite, usar em vaporização, ambiente e no colar aromatizador pessoal.

Cãibras e espasmos musculares, fazer massagem diluindo cardamomo em óleo vegetal ou creme vegetal.

Mistura-se bem com
manjericão, bergamota, cedro, canela, cravo, funcho/erva doce, gengibre, grapefruit, limão , capim limão, tangerina, litsea cubeba, nérole, laranja, patchouli, palmarosa, petitgrain, sândalo, vetiver, jasmim, Ylang- ylang.

CURIOSIDADES
Usos Através dos Tempos
A planta é utilizada na prática médica tradicional do Oriente há mais de 3.000 anos, sendo mencionada nos textos védicos dedicados à medicina.

Através do Oriente Médio, o Cardamomo foi importado para o antigo Egito, Grécia e Roma, e os egípcios usavam-no para fazer perfumes e incensos.

Na índia o cardamomo é amplamente utilizado como digestivo, seja na forma de um condimento acrescido aos alimentos.

Método de extração – Destilação a vapor das sementes.
Cultivados- India, Sri Lanka, Tanzânia, Guatemala.
Aroma – Fresco, doce, picante, balsâmico.
Composição química – Cineol, alfa terpenil acetato, linalol, terpenil , Geraniol, limoneno.
Cuidados e precauções : Usar sempre diluído. Manter fora do alcance de crianças.


Nenhum comentário: