“Nada é. Tudo está.”

22/12/2012

INCENSO E AS SUAS PROPRIEDADES


USO PRÁTICO DO INCENSO

Fragrâncias de incenso pode ser de grande força de tal forma que elas obscurecem outros odores menos desejáveis. Este utilitário levou ao uso de incenso em cerimônias funerárias, pois o incenso pode abafar o cheiro de decomposição. Outro exemplo desse uso, bem como do uso religioso é o turíbulo Botafumeiro gigante que balança no teto da Catedral de Santiago de Compostel. Ele é usado, em parte, para mascarar o cheiro de muitos cansados, os peregrinos sujos amontoados na Catedral de Santiago de Compostela .
Um uso similar utilitarista de incenso pode ser encontrada na Igreja pós-Reforma da Inglaterra. Embora o uso cerimonial de incenso foi abandonado até que o Movimento de Oxford, era comum ter incenso (tipicamente incenso) queimada antes grandes ocasiões, quando a igreja estaria lotada. O incenso era levados ao redor por um membro da sacristia antes que o serviço em um navio chamado de “pan perfumar ‘. Na iconografia do dia, este vaso é mostrado a ser alongado e achatado, com uma pega única longo de um lado. É importante notar que o pan perfumar foi usado em vez do turíbulo, como este último provavelmente teria ofendido a sensibilidade protestantes dos séculos 17 e 18.
A queima regular de incenso combustão direta tem sido utilizado para a medição cronológica em relógios de incenso. Estes dispositivos podem variar de uma simples trilha de material calibrado incenso para queimar em um período de tempo específico, a instrumentos elaborados e ornamentado com sinos ou gongos, projetados para envolver e cativar vários dos sentidos.
Incenso feito de materiais como citronela pode repelir mosquitos e outros insetos agravantes, distracção ou pestilento. Este uso tem sido implantado em conjunto com os usos religiosos por zen-budistas que afirmam que o incenso que faz parte de sua prática meditativa é projetado para manter os insetos incômodos de distrair o praticante.Atualmente, mais eficaz piretróide baseado incenso repelente de mosquito está amplamente disponível na Ásia.
Papier d’Arménie foi originalmente vendido como um desinfectante, bem como para a fragrância.
O incenso é também muitas vezes utilizado em pessoas que fumam dentro de casa, e não querem o perfume para ficar.
***USO ESTÉTICO DO INCENSO***
Muitas pessoas queimam incenso para apreciar o seu cheiro, sem atribuir qualquer outro significado específico para ele, da mesma forma que os itens renunciando pode serproduzido ou consumido apenas para a contemplação ou fruição da experiência sensorialrefinado. Esta utilização é talvez melhor exemplificado no kodo , Onde(frequentemente caro) matérias-primas como o incenso agarwood são apreciadas em um ambiente formalizado.

***USO RELIGIOSO DO INCENSO***
[Artigo no Wikipédia]
O uso de incenso na religião é prevalente em muitas culturas e podem ter suas raízes nosusos práticos e estéticos, considerando que muitas religiões, com não muito mais emcomum incenso todos os usos. Um motivo comum é o incenso como uma forma de oferta de sacrifício para uma divindade. Esse uso era comum na adoração judaica e permanece em uso por exemplo, nas Igrejas Católica e Ortodoxa, taoístas e budistaschineses Jingxiang .

**INCENSO E A SAUDE***
Fumaça do incenso contém vários contaminantes, incluindo gases poluentes, como monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), óxidos de enxofre (SOx), compostos orgânicos voláteis (VOCs) , e absorvidos poluentes tóxicos (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e metais tóxicos). As partículas sólidas variar entre ~ 10 e 500 nm. A taxa de emissão diminui na linha de sândalo indiano> japonês aloeswood> Taiwan aloeswood> sândalo sem fumaça. Não há dúvida de que esses contaminantes são cancerígenas e podem causar doenças respiratórias, mas o risco de aqueles depende da exposição. Citação [necessário ]
Pesquisa realizada em Taiwan em 2001, ligado a queima de incensos para a lenta acumulação de possíveis carcinógenos em um ambiente mal ventilado, medindo os níveis de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (incluindo benzopireno) dentro de templos budistas. O estudo descobriu aldeídos alifáticos gasosos, que são cancerígenos e mutagênicos, na fumaça do incenso.
Uma pesquisa de fatores de risco para câncer de pulmão, também realizado em Taiwan, observou uma associação inversa entre a queima de incenso e adenocarcinoma do pulmão, embora o resultado não foi considerado significativo.
Em contraste, um estudo realizado por diversos centros de pesquisa do cancro da Ásia mostrou: “Não foi encontrada associação entre a exposição a queima de incenso e sintomas respiratórios como tosse crônica, expectoração crônica, bronquite crônica, nariz escorrendo, chiado, asma, rinite alérgica, pneumonia ou entre os três populações estudadas. ou seja, crianças de escolas primárias, as suas mães não-fumantes, ou um grupo de idosos não-fumadores controles do sexo feminino A queima de incenso não afetam o risco de câncer de pulmão entre não fumantes, mas reduziu significativamente o risco entre os fumantes, mesmo após o ajuste para a quantidade de fumar vida. “ No entanto, os pesquisadores qualificados os resultados notando que queimar incenso na população estudada foi associada com determinadas baixo risco de câncer hábitos alimentares, e concluiu que “a dieta pode ser um fator de confusão significativo de estudos epidemiológicos sobre a poluição do ar ea saúde respiratória”.

Frankincense foi mostrado para causar um comportamento antidepressiva em ratinhos.Isso ativou os canais de íon mal compreendidos no cérebro para aliviar a ansiedade e depressão.

I. Os incensos, uma vez utilizados de maneira correta, criam uma atmosfera no ambiente, de energia, equilíbrio e harmonia, que ajudam o ser humano a sintonizar mais facilmente com os planos superiores;
II. Associa o homem à divindade, o finito ao infinito. Alguns, ainda, afirmam que os incensos possuem a incumbência de levar a prece para o céu.
III. O incenso está relacionado ao elemento ar e representam a percepção da consciência que, no ar, está presente em toda parte. De fato, estas são apenas algumas das inúmeras afirmações devotadas a este “santo remédio”, se assim podemos chamá:lo.

Os Incensos são misturas de ervas, aromas, ou seja, misturas de componentes alquímicos que possuem a função básica de elevar espiritualmente, tanto o ambiente como o próprio ser, servindo como agente mediúnico das intenções humanas ao Astral.
Para manipular corretamente o incenso, devemos tomar certos cuidados tais como:

a) Acender o incenso sempre com uma intenção clara, podendo ser um puro agradecimento, prece, meditação ou o que mais tiver em mente;
b) Nunca devemos apagar o incenso com sopros;
c) Tentar sempre escolher a fragrância ou mistura conciliando com o que buscamos.
Alguns escritores descrevem a fumaça como sendo o, abstratamente, a transmutação da matéria em espírito , ou seja carvão com o aroma, respectivamente. Talvez isto explique o porque da necessidade de se ter uma intenção.

Abeto: Combate à fadiga.

Absinto: Perfume exótico que estimula a imaginação, criatividade e sensualidade. Favorece a clarividência, e também, para proteção e amor.

Acácia: Evita pesadelos e transmite um sono tranqüilo. Bom para saúde e sucesso nos negócios.

Agreste: Estimulante e antidepressivo.

Água Fresca: Combate à dificuldade de concentração.

Alecrim: Planta sagrada usada na magia e na medicina das mais antigas tradições. Afasta a depressão, purifica o local em questão, eleva o nível de pensamentos, acalma as pessoas.

Alfazema: Eleva o astral, transmite tranqüilidade, acalma a mente, evita estress e nervosismo, atrai a paz, é recomendado para pessoas sensíveis a odores e para crianças.

Algas: Combate tensão e ansiedade.

Almíscar: Aumenta a sorte o sucesso e a intuição, fornece confiança, inspira determinação e estimula para o amor.

Aloe Vera (Babosa): Conhecida desde os tempos bíblicos por suas propriedades curativas que agem do nível do espírito para o corpo físico.

Âmbar: Elo de ligação à energia cósmica, produz atração divina e espiritual. Bom para dar início a qualquer atividade e vencer a timidez. Protege dos maus espíritos e do mau olhado.

Amêndoas: Combate à insônia e seus males.

Andiroba: Combate à preguiça.

Angélica: Aumenta a proteção.

Anis: Combate vertigens apreensão.

Anis Estrelado: Atrai a boa sorte.

Anjos: Protege contra o mal em geral, possibilita os sonhos proféticos e a visão.

Anti-Fumo: Purifica o ar restaurando a vibração energética.

Anti-Magia: Retira energias negativas.

Aradhana: A essência do mais puro Jasmim que tranqüiliza e induz ao relaxamento. Aradhana: significa suprema devoção.

Arruda: Confere proteção espiritual e aumenta a segurança. É muito eficiente na eliminação de energias negativas e sua purificação. Autodefesa. Poderosos para inveja e mau olhado.

Artemísia: Faz aflorar a clarividência.

Bálsamo: Indicado para harmonizar e acalmar ambientes carregados. Afasta negatividades. Combate à irritabilidade.

Baunilha: Combate depressão e atitudes impulsivas.

Benjoim: Aumenta a criatividade, seja em trabalhos artísticos ou escritos, expulsa os espíritos malignos. Usado também para proteção, sucesso, riquezas e felicidade. Purifica o ambiente, atraem energias positivas e combate as forças negativas.

Bergamota: Relaxante.
Bouquet: Combate à frieza emocional.

Cajepute: Combate desânimo e apatia.

Calandre: Relaxante, combate insônia.

Calêndula: Conforta o coração e o espírito. Pode ser usado em terapias no sentido mais amplo, por suas propriedades benéficas.

Camomila: Aroma leve e agradável com propriedades calmante e sedativa. Acalma o sistema nervoso.

Cananga: Possui propriedades afrodisíacas.

Canela: Anti-séptico, pode ser utilizado no quarto dos doentes. Traz bons fluídos financeiros, boa sorte, felicidade e alegria de viver, tranqüiliza o ambiente. Exala um odor muito sensual.

Cânfora: Aumenta a realização emocional e profissional e elimina todo tipo de energia negativa. Produz limpeza astral, dissolve energias densas e alivia antigos ressentimentos.

Capim Cheiroso: Para perfumar ambientes.

Capim Limão (Lemongrass): Possui efeito tônico e estimulante. Indicado para pessoas depressivas, acomodadas e sem ânimo.

Cardamono: Controla o comportamento explosivo.

Cedro: Usado como rejuvenescedor, acredita:se que proporcione longevidade. Foi usado no Egito como componente para embalsamar. Seu aroma masculino está ligado a tradicional reputação de afrodisíaco. Muito indicado para purificar os ambientes, pois atrai vibrações de harmonia. Quanto aos negócios, ajuda a ter sucesso com as vendas. Bom para concentração.

Cenoura: Limpa a mente estimulando a reflexão.

Cereja: Afrodisíaco.

Césamo: Combate insegurança, medo.

Chandan: Incenso de sândalo de qualidade superior. Cria no ambiente uma atmosfera de bem estar. Indicado para meditação.

Cipreste: Aumenta a concentração, a firmeza e o equilíbrio. Proporciona prosperidade e fortuna.

Citronela: Tranquilizante. Afasta os insetos.

Citrus: Combate nervosismo e depressão.

Coco: Traz o equilíbrio emocional necessário para a tomada de decisões.

Copaíba: Estabiliza emoções fortes.

Cravo: Abre os caminhos, atrai dinheiro, destrói as energias negativas reinantes e confere segurança. Indicado para energizar comércios e negócios. Bom para pessoas que exigem muito da voz.

Cravo e Canela: Bem estar físico e mental.

Cristal: Mistura de cânfora, olíbano e benjoim. Ótimo para limpeza de ambientes carregados.

Dama da Noite: Estimula a sensualidade.

Ecstasy: Formulação especial de rosa, canela, jasmim, Ylang:Ylang, âmbar e beijoim. Combate à depressão e o pessimismo.

Erva Cidreira: Confere felicidade e sucesso; assim como promove o encontro de verdadeiro amor.

Erva Doce: Eficaz no “olho gordo”, também promove a harmonia e paz.

Eucalipto (Eucalyptus): Renova as energias e promove uma verdadeira limpeza energética do local. Estimula e refresca a mente, aumenta a concentração. 
Provoca uma reavaliação de conceitos e valores. Auxilia em problemas respiratórios, antibióticos respiratório em geral.

Flor de Laranjeira: Relaxante, proporciona um sono tranqüilo. Estimulante da memória e da concentração, reduz ansiedade emocional.

Flor de Lótus: Atrai altas vibrações espirituais. Traz boa saúde, abundancia de bens materiais, felicidade, vida longa.

Flor de Pitanga: Fortalece o emocional.

Flor do Campo: Combate desgosto e apatia. É ótimo para crianças.

Flor do Nepal: Combate à depressão e estimula a reflexão.

Floral: Mistura de flores perfumadas, para o aspecto emocional, tranquiliza e relaxa.

Funcho Doce: Espanta crises existenciais e depressão.

Gardênia: Restaura a paz, protegendo a alma.

Gengibre: Combate cansaço e fadiga. Gnomos e Duendes gostam deste aroma.

Gerânio: Poderoso anti:stress, é um estimulante para casos de fadiga física ou desgaste mental. Aumenta a coragem, afugenta o medo, protege contra prejuízos e perigos. Excelente para benzer um novo lar. Para fechar bons negócios.

Gita: Incenso de gerânio. Regenerador emocional. Aumenta a capacidade de superar obstáculos.

Grape Fruit: Aguça a imaginação.

Harmonia: Traz equilíbrio energético ao ambiente.

Herbal: Combate tensão e insegurança.

Hora Íntima: Estimula a sensualidade.

Hortelã: Anula as energias negativas. É muito indicado para aumentar a compreensão, o poder de decisão, a ordem e a consciência ecológica.

Hortelã Pimenta: Estimula a criatividade.

Incenso da Sorte: Aroma proveniente de uma fruta exótica da Austrália semelhante à cereja. Proporciona boa sorte.

Indian Gold: Sua composição com menta e lavanda proporciona relaxamento e aumento da acuidade intelectual.

Indígena: Ameniza pequenos males.

Ipê Roxo: Estimula a concentração.

Jaborandi: Traz bem estar e energias positivas.

Jasmim: Sagrado na antiga Pérsia, acalma a mente, harmoniza emoções e induz ao otimismo. Usado para receber benção, proteção e sorte. Ajuda a aumentar as energias espirituais. Bom para ser usado em preces, meditações, relaxamentos; emana amor espiritual. Aumenta a resistência física e melhora os negócios. Acalma o ambiente. Bom para pessoas sombrias e tímidas.

Kashmir: Valoriza e da um ar de sensualidade ao ambiente.

Lama Negra: Controla a euforia em demasia.

Lavanda: Elimina a depressão e confere um sono tranqüilo. Próprio para meditações respiratórias. Relaxa, acalma e refresca a mente. Traz boa sorte e tranquilidade aos negócios e relacionamentos.

Limette: Traz ânimo e disposição.

Lírio: Estimula a criatividade e a presença de espírito. Seu aroma eleva os pensamentos e refina as emoções.

Lírio do Vale: Promove a paz espiritual, acalma os nervos e reduz acessos de raiva.

Maçã: Dá disposição para o desempenho das tarefas diárias.

Maçã Verde: Beneficia a saúde física, ajuda as pessoas enfermas e convalescentes. Poderoso auxiliar em todos os processos de cura física.

Madeira: Para obter glória individual e em empreendimentos.

Madressilva: Regenerador em todos os níveis. Ideal para ser usado em trabalhos de cura.

Manjericão: Traz sorte, felicidade, prosperidade e proteção.

Maracujá: Estabiliza o emocional.

Marine: Estimula a criatividade e a personalidade.

Megha Mala: Incenso preparado com resinas de madeira. Seu aroma traz ao usuário tranqüilidade e segurança emocional.

Mel: Indicado para suavizar momentos difíceis e adoçar relacionamentos. Atrai sucesso, brilho e reconhecimento.

Mel e Rosas: Uma exótica combinação que induz atmosfera de romantismo e sensualidade.

Melaleuca: Sensação de bem estar.

Melissa: Combate apreensão e insônia.

Menta: Estimula a inteligência e facilita a assimilação de informações nova.

Mil Flores: Canaliza força para as realizações pessoais.

Mirra: Estimula a intuição. Eficaz para afastar o mal e quebrar encantos em rituais de magia. Popularmente usado para proteção energética, além de ser usado para limpezas espirituais, também afasta influências maléficas. Cria um bom ambiente para preces, meditações e trabalhos espirituais.

Morango: Para acalmar ambientes, refresca atmosfera tensa.

Moscatel: Energizante, aguça a criatividade.

Musgo de Carvalho: É aconselhável para a cura, tanto emocional como material.

Musk: traz sensualidade ao ambiente.

Narciso: Traz amor e afetividade.

Nardo: Concede intuição.

Noz Moscada: Alegra o ambiente e atrai dinheiro, da maneira justa e merecida. Aumenta o grau de segurança emocional. Gera energia e disposição, melhora as condições materiais.

Olíbano: Atuam na respiração, relaxamento e harmonização. Considerava: se que servia para apaziguar os deuses.

Om Shanti: Laranja e Patchouli. Acalma trazendo otimismo e alegria.

Ópium: para energizar o ambiente. Desperta a sensualidade de forma sutil e: envolvente.

Orquídea: Indicado para purificar o ambiente de trabalho e, ajudar a encontrar soluções para problemas práticos.

Paco: Combate à agressividade e estimula o raciocínio.

Palmarosa: Combate insônia.

Papaia: Energético, traz disposição.

Paradise: Mistura de mirra e benjoim. Tem ação repousante e relaxante. Facilita a meditação e expande o campo da consciência. Proporciona elevação espiritual.

Patchuli : Traz abundância e reativa a fertilidade. Proporciona paz de espírito. Facilita a meditação e aguça a intuição. Atrai o sexo oposto, dizem que quando usado no corpo perde: se amigos.

Pau Rosa: Ajuda a combater mágoas e desânimo.

Pêssego: Para fazer novas amizades.

Petit Grain: Estimula a memória.

Phebo: Combate depressão, stress.

Pimenta da Jamaica: Elimina brigas dentro de casa; atrai dinheiro e boa sorte.

Pinho: Atrai proteção e aumenta a fertilidade.

Pitanga: Facilita ganho financeiro.

Prashanti: Mistura de rosa com mel, traz para o ambiente romantismo e sensualidade.

Precious Fragance: Composta de lírio, rosa, sândalo e madeira, facilitam a meditação e produz no ambiente um aroma inebriante.

Primavera: Combate raiva, pânico e medo.

Querubim: Fortalece relacionamentos em crise.

Raízes: Equilibra sentimentos, proporciona paz de espírito.

Rosa: Para despertar o amor.

Rosa Branca: Limpa o ambiente contra as energias maléficas e acalma as pessoas que estão ao seu redor. Traz uma nova consciência espiritual gerando desapego e tranqüilidade em momentos de dificuldades.

Rosa Musgosa: Alivia tensão e ansiedade.

Rosa Vermelha (Real Rose): Eleva o ânimo e incentiva o amor pela vida. Espanta solidão.

Sálvia: Equilíbrio entre mente e corpo.

Sândalo (Sandal Wood): Eleva o estado de consciência e cria uma atmosfera de bem estar. Sendo indicado para a meditação e paz de espírito. Ajuda na expansão da intuição. Bom para prática de viagem astral e meditação.

Sândalo Branco: Traz sucesso, proteção e aumenta o poder da meditação.

Sapthagirl: Fragrância floral que traz um toque de requinte e suavidade para o ambiente onde é usado.

Sete Ervas: Atrai energias positivas.

Silvestre: Evita vertigens e nervosismo.

Sucess Sândalo com rosa.: Equilibra as emoções e aumenta o bom: senso. Ideal para pessoas indecisas.

Suganda Sarathi: Deliciosa combinação de flores perfumadas. Tem ação estimulante que favorece a sensualidade.


Talco: Estimula a concentração.

Tangerina: Fortalece a memorização.

The Moon: Incenso de Nardo. Traz paz, amor e tranqüilidade ao ambiente. Amplia a intuição e a imaginação.

The Sun: Mistura equilibrada de lavanda, alecrim, olíbano, canela e sândalo. Possui um delicioso perfume. Atrai as vibrações positivas.

Tomilho: Restaura o equilíbrio emocional.

Tuberosa: Tradicionalmente usado para facilitar contato com esferas superiores.

Tulasi: Afasta lembranças negativas.

Uva: Afrodisíaco.

Vetiver: É a fragrância que protege o comercio, favorecendo as boas vendas, atraindo dinheiro e a boa sorte. Afasta más influências. É ótimo para ser utilizado em ambientes onde circulam muitas pessoas.

Violeta: Transmuta a negatividade de ambientes e pessoas, isto é, transforma o negativo em positivo, modifica a vibração. É indicado para equilibrar o emocional depois de choques e traumas. Ajuda a espantar as energias negativas. Poderoso para reverter casos de depressão ou mágoas profundas. Reaproxima pessoas.

Vivre Traz: Traz alegria e felicidade.

Ylang: Ylang: Natural da Indonésia, cuja tradição é a “flor das flores”, traz auto: estima e amor próprio, sendo poderoso afrodisíaco.

Nenhum comentário: