“Nada é. Tudo está.”

20/09/2012

Alcachofra

Além de permitir deliciosas receitas, o alimento faz um bem danado para a saúde
Originária dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, desde a Grécia Antiga a alcachofra é saboreada como ingrediente principal em requintados pratos. A flor - sim, ela é uma flor e pertence à família da margarida e do girassol - já teve fama de afrodisíaca entre os europeus na Idade Média, mas a partir do século 18 ganhou status medicinal, sendo considerada um 'alimento-remédio'. Hoje é uma das campeãs em benefícios para o organismo. "Suas fibras frutooligossacarídeos (FOS) são resistentes à ação de enzimas e por isso deságuam em vantagens, entre as quais: prevenção de diarréia e prisão de ventre; diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sangüíneos - agindo assim no combate de doenças cardiovasculares; redução do risco de obesidade, diabetes e até de câncer intestinal", enumera a nutricionista Milena Lima, do portal CyberDiet.
Suas folhas, ricas em ciarina, têm ação eficiente sobre o fígado e a vesícula biliar. "São excelentes protetoras das células hepáticas. E por ativar a quebra de gorduras, melhoram a digestão como um todo", atesta a fitoterapeuta e nutricionista Vanderli Marchiori, do Conselho Regional de Nutricionistas. Pensa que acabou? A alcachofra ainda é rica em vitaminas do complexo B - o que reforça o nível de energia e auxilia no funcionamento do sistema nervoso - e possui sais minerais, como ferro, cálcio e iodo, fundamentais para o equilíbrio orgânico. 'Magrinha' que só ela - uma porção de 100 g possui apenas 50 calorias -, é superindicada em dietas de emagrecimento. "Isso faz com que possa ser consumida com mais liberdade por aquelas pessoas que querem eliminar os quilos extras", diz Milena.
Boa para o consumo
Na hora da compra, escolha alcachofras que estejam com sua cor característica, em tom verde-escuro com alguns roxos aqui e ali e com as pétalas bem fechadas. "Muito aberta, é sinal de que já está passando do ponto. Sua conservação pode ser feita em saco plástico, dentro da geladeira, por um período de 8 a 15 dias", ensina o chef Antonio Cavalcante, do restaurante Peternelli, em São Paulo, autor da deliciosa receita ao lado.

Para cozinhá-las, corte os talos e a parte de cima das pétalas, cerca de dois centímetros. Em seguida, lave em água corrente e coloque em uma vasilha com água, sal, limão ou vinagre e cozinhe por 30 a 40 minutos.
Segundo a nutricionista Vanderli, o cozimento diminui parcialmente o volume de vitaminas, mas não inativa as propriedades terapêuticas da planta. Porém, na água utilizada no processo sobram benefícios. Ali está, por exemplo, uma verdadeira bebida de efeito diurético. "Considero que a melhor forma de consumir a alcachofra seja por meio de chás ou extrato, no entanto é necessária a recomendação de profissionais capacitados", diz a especialista.


Poderosa contra a celulite
 
A médica Ana Maria de Albuquerque Lima, da clínica L'Equipe, de São Paulo, garante que a alcachofra combate até uma das piores inimigas da mulher. "A celulite está ligada a um processo inflamatório e de sustentação da estrutura do tecido adiposo. Sendo assim, o poder antiinflamatório da flor reduz de forma rápida o problema", diz. A fitoterapeuta Vanderli explica: "Ela ativa a digestão de gorduras e, como conseqüência, auxilia na diminuição de adiposidades localizadas, principalmente quando aplicada diretamente na região". Para eliminar os excessos no quadril e nas coxas são recomendadas 10 injeções intradérmicas e, segundo Ana Maria, a partir da terceira é possível notar resultados. Claro que, sempre, com indicação médica.
 

Salada de alcachofra à provençal
 
Produção: Marcella MidaniCALORIAS POR PORÇÃO: 175
PREPARO: 50 MIN
RENDIMENTO: 4 PORÇÕES
INGREDIENTES
3 alcachofras grandes
80 g de lula
6 dentes de alho picados
30 ml de azeite
sal e pimenta a gosto
3 folhas de alface americana
3 folhas de alface roxa
2 folhas de alface crespa
5 folhas de alface frisé
6 folhas de rúcula
4 fatias de torrada (pão de fôrma)
MODO DE FAZER
Corte os talos e a parte de cima das pétalas. Lave a flor e cozinhe por 30 a 40 minutos, até as pétalas começarem a soltar. Corte as alcachofras em fatias e a lula em anéis. Reserve. Em uma frigideira, doure o alho com o azeite. Junte a lula e refogue por 2 minutos. Coloque as alcachofras e deixe por mais 2 minutos. Adicione sal e pimenta a gosto. Disponha as folhas de alface e rúcula em um prato, intercalando com a lula e as alcachofras refogadas. Finalize com as fatias de torrada.
  
Fonte: Revista Viva saúde


Nenhum comentário: