“Nada é. Tudo está.”

15/09/2012

Saúde da mulher: dicas de como tratar a candidíase através da alimentação



A candidíase é uma doença causada pelo fungo Candida albicans. A cândida se manifesta e começa a crescer em quantidades desproporcionais quando ocorre uma diminuição na resistência do organismo. 

É importante que sejam avaliadas as origens da candidíase a fim de facilitar o diagnóstico e tratamento. 

Alguns fatores são desencadeadores desta micose, tais como: uso indiscriminado de antibióticos, gravidez, diabetes, infecções, baixa imunidade, uso de anticoncepcionais e corticóides. Além disso, fatores relacionados à nutrição também estão relacionados como: deficiência de nutrientes, consumo de alimentos alergênicos, alto consumo de carboidratos refinados, baixo consumo de nutrientes antioxidantes, jejum prolongado, estresse, medicamentos. 

A alimentação exerce papel fundamental na prevenção e tratamento da candidíase. Alguns alimentos possuem substâncias que auxiliam na sua prevenção e tratamento e outros devem ser evitados, pois podem agravar o quadro. 

O que consumir para a prevenção e tratamento da candidíase
- Orégano: contém carvacrol e timol, que diminuem o crescimento da cândida e estimulam a resposta imunológica. Pode ser utilizado o óleo de orégano ou orégano como tempero. 
- Cápsulas de óleo de alho: tem ação antifúngica e fortalece o sistema imunológico. 
- Óleo de coco extravirgem: fonte de ácido caprílico e láurico, que possuem ação antifúngica. Deve ser utilizado cru em saladas ou em alimentos já prontos. 
- Suco de cranberry: diminui a aderência e o crescimento de fungos e bactérias.
- Algas marinhas (kombu, Agar Agar, wakame, nori): ricas em nutrientes, rejuvenescem a pele e ajudam a matar os fungos. 
- Probióticos: equilibram a microbiota intestinal e vaginal, evitando a proliferação de fungos e bactérias nocivas.

O que deve ser evitado: 

- açúcar, mel, melado, frutose, adoçantes artificiais, refrigerantes, produtos feitos com farinha branca, pois são substratos energéticos para que os fungos cresçam;
- leite e derivados: contém lactose, que é substrato para o crescimento de fungos. 
- cogumelos em geral; 
- alimentos que contém leveduras: produtos de padaria, bebidas alcoólicas, vinagre e produtos que contenham vinagre (conservas, maionese, mostarda, picles, azeitonas verdes);
- amendoim, pois pode estar contaminado com aflotoxina;
- café, chá, condimentos industrializados;
- carnes, peixes ou frangos defumados, conservados em vinagre ou desidratados: salmão, ostras, sardinhas, salsicha, salame, presunto, bacon e outros embutidos;
- uso indiscriminado de antibióticos, pois eles destroem a microbiota intestinal saudável e, assim, aumenta a proliferação de fungos; 
- uso de laxantes, que levam à eliminação de bactérias boas e favorecem a disbiose intestinal;
- uso de antiácidos. Levam a desregulação do pH do sangue, que faz com que haja aumento das bactérias ruins, inclusive de fungos, como a cândida.

Dica da nutricionista: 
Adicione a alga kombu nas refeições. Pique a alga e pedaços pequenos (cerca de 3,0 cm). Coloque de molho em 300 ml de água filtrada por 2 horas. Retire a alga, aqueça a água e beba. Pique a água em pedacinhos e acrescente no feijão, arroz, vegetais cozidos, saladas etc. Se desejar, torre a alga, triture em liquidificador e adicione à comida. 

Fonte: Bruna Murta – Nutricionista da rede Mundo Verde. 

Nenhum comentário: