“Nada é. Tudo está.”

15/09/2012

Proteja o seu coração!

As doenças cardiovasculares são responsáveis por aproximadamente 30 dos óbitos no Brasil, tornando-se a primeira causa de morte entre a população brasileira.

Sua principal característica é a presença da aterosclerose, ou seja, o acúmulo de placas de gorduras nas artérias, que ao longo dos anos, impede a passagem do sangue. 
As causas da aterosclerose podem ser de origem genética, mas o principal motivo para seu surgimento é comportamental. Obesidade, sedentarismo, tabagismo, hipertensão, colesterol alto e consumo excessivo de álcool são as principais razões para a ocorrência do entupimento das artérias.

Para evitar sustos, a melhor conduta é a prevenção. E a alimentação exerce papel fundamental nesse sentido. 
O óleo de abacate destaca-se pelo alto teor de ácido oléico w-9, que colabora para a redução do LDL e aumento do HDL, auxiliando na prevenção contra doenças cardiovasculares. Contém beta-sitosterol fitosterol, que também colabora para a saúde do coração, equilibrando os níveis de colesterol. Pode ser usado como um azeite em saladas e torradas ou para a finalização de pratos quentes. A versão em cápsulas pode ser uma boa opção para quem busca praticidade! 
Alimentos como suco de uva integral, vinho tinto, cranberry e goji são fontes de polifenóis, flavonóides, quercetina, resveratrol e antocianinas - poderosos antioxidantes que varrem os radicais livres e relaxam os vasos, auxiliando no controle da pressão arterial e do colesterol. 
As sementes de chia e linhaça podem ser consumidas em vitaminas, sopas, saladas, com frutas e, ainda, para incrementar receitas de pães, tortas e cookies. São ricas em ômega-3, que auxilia no controle da pressão arterial, redução do colesterol total e LDL colesterol e na prevenção contra aterosclerose. As cápsulas de óleo de peixe conferem os mesmos benefícios ao organismo. 
Rico em alicina, o óleo de alho possui potente atividade antioxidante. Impede que o colesterol se fixe na parede das artérias evitando o entupimento dos vasos. Aumenta a sua elasticidade, favorecendo a circulação e reduzindo a pressão arterial. 
A lecitina de soja evita a formação de ateromas placas de gordura nas artérias. Em pasta pode ser usada como emulsificante nas receitas em substituição aos ovos, ou ainda, consumida na forma de cápsulas.

O chocolate amargo e o cacau possuem boas doses de epicatequinas e catequinas. De efeito antioxidante, elas reduzem a agregação plaquetária e auxiliam no controle do colesterol. Além disso, os flavonóides presentes nesses alimentos levam ao relaxamento dos vasos sanguíneos, podendo auxiliar na diminuição da pressão arterial. 
O sal light também pode ser um bom aliado! Possui teor reduzido de sódio, que em excesso, pode aumentar o risco para hipertensão e doenças cardiovasculares.

Dica da nutricionista: prepare um sal de ervas para usar em substituição ao sal refinado! Basta bater no liquidificador algumas ervas como alecrim, orégano, manjericão e salsinha, junto de 100g de sal light e colocar a mistura no saleiro. Além de reduzir o consumo de sódio, as ervas realçam o sabor, aroma e aparência dos alimentos e contém inúmeros compostos bioativos benéficos à saúde.

Nenhum comentário: