“Nada é. Tudo está.”

13/09/2010

Florais para acalmar os ânimos

../IMAGENS/IMAGEM_GRANDE/floral.jpg
Há séculos as plantas são utilizadas como poderosas fontes de cura e, por isso, muita gente acredita que elas realmente têm algo que nenhum medicamento pode fornecer: um poder sobrenatural. Para quem não acredita, elas são simples seres vivos que servem para decorar a casa. No entanto, o Dr. Edward Bach, médico inglês, desenvolveu uma medicina natural, para tratar a saúde emocional e espiritual, descobrindo as 38 Essências Florais, conhecidas com Florais de Bach Originais,  que são preparadas cada uma para um estado emocional específico. 
“As essências florais ampliam a capacidade de comunicação entrea alma e a personalidade, desbloqueando e limpando o canal de comunicação, mantendo uma sintonia sutil e amorosa com o universo e promovendo equilíbrio para o ser humano”, explica a terapeuta holística Adriana Cardoso. Segundo a profissional, os florais não são remédios alopáticos, logo, não tratam diretamente um problema físico ou psíquico. “Ele trata o campo vibracional. A terapia floral não deve substituir os tratamentos convencionais, mas auxiliá-los.” 
Mesmo sem o poder de substituir os medicamentos, os especialistas garantem que eles amenizam os sentimentos opressores, tirando aquela velha sensação de sempre sentir um peso nas costas e que nada dá certo na vida.
“São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida”, revela Maria Aparecida das Neves, terapeuta floral, especializada em florais de Bach. 
Contra-indicação não há, garantem os terapeutas. Mesmo assim, é muito importante o processo da escolha das essências. Caso o paciente não se sinta capacitado de escolher para si mesmo, deve procurar um terapeuta floral e pedir orientação. “Se a pessoa tomar um floral que não tenha a ver com o seu real problema, não conseguirá desenvolver as qualidades positivas e eliminar as negativas”, afirma Adriana. 
“Não acreditava nos florais. Imaginava que eles demoravam anos para fazer efeito. Depois de uma crise, na qual não sabia mais para onde correr, resolvi testá-los e o resultado apareceu em três dias. Hoje, não consigo mais sair de casa sem eles”, lembra a ginecologista Flávia Pacheco, de 32 anos. 
Nas farmácias de manipulação, onde, geralmente, é possível encontrá-los, há vários tipos de florais, com propriedades e preços distintos. Os florais de Bach, até hoje, são os mais conhecidos. Utilizados em larga escala na Europa, são elementos retirados de 38 essências de plantas e florais criadas pelo médico inglês Edward Bach na década de 30. “O que poucas pessoas sabem é que eles agem no organismo de maneira a equilibrá-lo. Por isso, chamamos os florais de Bach de terapia complementar", explica Maria Aparecida. 

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo

Nenhum comentário: