“Nada é. Tudo está.”

18/01/2011

Alimentação no verão


As estações mais quentes causam mudanças no comportamento das pessoas. A busca pela melhora da forma física e a alteração nos hábitos alimentares são comuns com a chegada do verão. Neste calor, não podemos descuidar da alimentação, que requer cuidados, para nos sentirmos mais dispostos e em melhor forma.

Dica da nutricionista: Legumes e hortaliças devem estar sempre presentes. Uma boa dica é iniciar a refeição pela salada. Esses alimentos são ricos em fibras que causam a sensação de saciedade, evitando os exageros durante as refeições. Mas é preciso atenção aos temperos adicionados - o vinagre de maçã e as ervas aromáticas como: alecrim, manjericão, orégano, cebolinha, alho e salsinha dão um toque especial à preparação, sem acrescentar calorias. O azeite de oliva extravirgem, para finalizar, além de muito saboroso é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a modificar a distribuição de gordura corporal, favorecendo o menor acúmulo na região abdominal.

Além disso, com o aumento nos termômetros, ocorre maior perda de líquidos e minerais por causa da transpiração excessiva. Assim torna-se mais importante o cuidado com a hidratação. A ingestão de líquidos deve ser freqüente durante o dia todo. O ideal é não esperar que a sede apareça, já que essa sensação pode ser um sinal de desidratação.

Dica da nutricionista: Consumir pelo menos de 6 a 8 copos de água por dia. As frutas também são boas pedidas! Contém água, vitaminas e minerais que além de auxiliarem na hidratação, reforçam o sistema imunológico e aumentam a disposição. Podem entrar no cardápio na forma de sobremesa, sucos ou lanches entre as principais refeições. Tanto in natura, quanto nas versões desidratadas ou liofilizadas (para quem deseja maior praticidade). Essas últimas versões são excelentes para combater aquele desejo de consumir um docinho do meio da tarde, já que com a perda de água, concentram o açúcar natural da fruta. Os picolés a base de frutas também são leves e refrescantes!

Outras opções são a água de coco e os chás gelados. Os chás verde e branco ajudam na desintoxicação do organismo, além de contribuírem com o aumento do gasto energético (são termogênicos). 

Cuidado com petiscos, já que muitos deles podem ser altamente calóricos e sabotar a dieta! Evite as frituras e salgadinhos de pacote e modere a ingestão de bebidas alcoólicas.

Dica da nutricionista: para beliscar, as pastas de soja com pão sueco ou o tofu temperado. E, ainda, gelatinas elaboradas com agar-agar e suco de frutas. São alternativas interessantes, saudáveis e de fácil digestão.

E a atividade física regular, sem dúvida, é uma grande aliada não só em relação à questão estética, mas principalmente à saúde e ao bem estar. Durante o exercício físico, além de aumentarmos nosso gasto energético, liberamos substâncias (endorfinas) relacionadas à sensação de prazer, afastando a depressão e a ansiedade. Mas para não correr o risco de abandonar a prática depois de algum tempo, a dica é escolher algo divertido, como dança, natação, patinação, caminhada, etc. Só não esqueça de consultar o seu médico e buscar o acompanhamento de um profissional especializado.

Assim, será fácil e gostoso tirar melhor proveito da estação mais alegre e esperada do ano! 

Fonte: Flavia Figueiredo - Nutricionista da Rede Mundo Verde

Nenhum comentário: