11/01/11

Benefícios da lecitina de soja



Lecitina de soja: amiga da saúde cardiovascular

A lecitina de soja tem muitas propriedades, mas é conhecida pelas propriedades cardiovasculares por ajudar a eliminar o colesterol e os triglicerídeos. A lecitina da soja obtém-se das sementes de soja e costuma apresentar-se em forma granulada.

O que é lecitina de soja?
A lecitina de soja é um complexo de fosfolípides obtidos a partir das sementes de soja. Habitualmente comercializa-se em forma de granulado ainda que também a há em cápsulas ou comprimidos. A lecitina de soja é o nome comum para um determinado tipo de fosfolipídios.

Quais são as propriedades da lecitina de soja?
É ideal para o tratamento das doenças cardiovasculares e níveis de colesterol altos ou com um coeficiente HDL/LDL desequilibrado. Muitos estudos científicos relacionam o consumo de lecitina de soja com a diminuição do colesterol plasmático e um incremento de colesterol HDL (o bom) de 46%.

A lecitina ajuda, por exemplo, contra os cálculos biliares, e impede que a gordura se acumule especialmente no fígado.
Como já sabemos, a soja ajuda contra o colesterol alto, sendo muito benéfico para a saúde, da mesma forma que o leite de soja, ideal para pessoas que, por exemplo, sofrem de intolerância à lactose.
A lecitina de soja tem muitas propriedades saudáveis, mesmo que as mais conhecidas são sua importantíssima capacidade para regular as taxas de colesterol no sangue, ou inclusive a de melhorar a memória.
Benefícios e propriedades da lecitina de soja
*A lecitina de soja é capaz de combater a hipercolesterolmia ao ajudar a reduzir os níveis de colesterol alto, especialmente o “colesterol mau” (LDL), e aumentar por sua vez o “bom colesterol” (HDL).
*É boa se desejamos melhorar capacidades cognitivas diversas como a aprendizagem, a memória e a concentração. Isto é devido graças ao seu conteúdo em fosfatidilcolina, que eleva a concentração de acetilcolina no cérebro.
*Previne o fígado gorduroso, já que favorece a degradação das gorduras que podem tender a acumular-se no fígado.
*Melhora também a absorção daquelas vitaminas que sejam lipossolúveis, como as vitaminas E, D e K.
*Conta com fósforo, um mineral que ajuda a diminuir a fadiga e o cansaço, e implicado na produção de energia celular.
*É boa também na saúde da pele, mantendo sua elasticidade e favorecendo a hidratação.

Fonte: http://www.vivendosaudavel.com/beneficios-da-lecitina-de-soja/

Um comentário:

maisvegetariano disse...

Realmente, a Lecitina de Soja tem inumeras funções no nosso organismo, o uso da lecitina deixa uma sensação de bem estar.Vale apena experimentar, so vai acrescentar beneficios a saude.