AMAR A SI MESMO É UMA ENCANTADORA AVENTURA, TALVEZ O ÚNICO PRAZER QUE PODE DURAR ETERNAMENTE
“Amar e ser amado.” Esta é uma frase conhecida, mas pouco realizada. O ser humano está sempre querendo ser amado, aceito e adorado pelo outro, sem se questionar se internamente está pronto para esse relacionamento.
O sentimento de amor é repleto de alegria. Não amamos na dor, isso é coisa para poetas. O amor é um sentimento precioso, que vem inevitavelmente acompanhado de desapego e aceitação. Numa relação a dois, esse sentimento resulta em atenção, carinho, amizade e presença de ambas as partes.
Depender de alguém para ser feliz é a maior cilada já inventada pelo ego.Escuto muito em consultório, pessoas das mais variadas idades, incomodadas, se questionando sobre estar só. Elas se ressentem por não ter um companheiro ou uma companheira. Mas, reflita: estar só não significa necessariamente não ter um par. Estar só é sentir-se solitário, sozinho numa situação da vida. Você pode se sentir só até ao lado do amor de sua vida, simplesmente por não estar dando conta de si mesmo. O outro não tem a obrigação e nem vai te completar nunca. Você é quem deve se preencher completamente para, então, satisfazer um companheiro. Esta é a verdadeira mágica do amor. Se cuidar, se amar incondicionalmente lhe fará ser amado exatamente na medida que deseja e precisa.
Esta ideia de que só estamos plenos e realizados com certo alguém que vai nos proporcionar, num futuro próximo, uma família linda e bem sucedida é idealização baseada numa inverdade. Com a crença de que só se é feliz completamente em uma relação de amor, já se pré determina que seremos dependentes do outro.
Quando pensamos assim, limitamos nosso potencial de realizações em várias áreas de nossa vida. Estar ansioso para encontrar um amor pode lhe distanciar de suas metas. Afinal, deixando de viver no presente, além de não perceber o que está acontecendo ao seu redor, você pode se envolver numa idealização do objeto a ser conquistado. Não há nenhuma realidade nisso.
Para amar alguém de verdade, temos que nos amar muito antes. Não estou falando do amor egóico onde, cultuamos nosso corpo, nossas capacidades e talentos com apego. Estou falando de aceitação e respeito. Com isso, você estará pronto para ser amado.
1. PARE DE SE CRITICAR: Os que auto-impõe a obrigação de ser perfeitos criam uma imensa pressão sobre si mesmo, que impede de olhar os aspectos da sua vida que precisam ser melhorados. Procure descobrir o que torna diferente dos outros, aprecie sua individualidade e as qualidades que possuo. 2. PARE DE AMEDRONTAR-SE: Pensamentos assustadores são afirmações negativas: Perder o trabalho, indigno de amor, doenças, disciplina difícil, professor “carrasco”... levam ao não sucesso.
3. SEJA GENTIL E PACIENTE CONSIGO MESMO: A impaciência nada mais é do que resistência ao aprendizado. O autor Oren Arnold escreveu com bom humor: “Querido Deus, rogo por paciência. Quero tê-la agora mesmo!”
4. SEJA GENTIL COM SUA MENTE: Afaste toda culpa, acusações, castigos, dor, procure relaxar para ligar-se ao poder interior. Meditar é aquietar-se para ouvir sua própria sabedoria interior.
5. ELOGIE-SE: A crítica derrota o espírito interior, o elogio o faz crescer. Reconheça o poder que existe em você, a parte de Deus que há em seu interior quando você se menospreza, está depreciando o poder que o criou.
6. PROCURE APOIO: A auto-suficiência leva as pessoas à não procurarem apoio em seus amigos. Permita que eles o auxiliem.
7. AME SUAS FALHAS: Quem vive dizendo. “Odeio meu emprego, odeio minha casa, odeio minha escola, odeio minha doença, odeio meus relacionamentos, odeio isto ou aquilo” não está fazendo nada para que o bem entre em sua vida.
8. CUIDE DE SEU CORPO: Seu corpo é uma casa maravilhosa para você habitar algum tempo. O que você faz com ele?
9. TRABALHO NO ESPELHO: Descobrir o que nos impede de nos amarmos. Use o espelho para falar com você, amar você, perdoar-se de desafiar-se.
10. AME-SE AGORA: Comece a amar-se imediatamente. Ninguém esta aqui para agradar outras pessoas ou para viver de modo como alguém deseja. Você veio a este planeta para se realizar e expressar amor em todos os níveis. Está aqui para aprender, evoluir, absorver e irradiar compaixão e compreensão. E lembre-se acima de tudo de que quando você deixar este mundo não levará consigo sua conta bancária ou relacionamento. A única coisa que irá com você é a sua capacidade de amar! (Texto do livro: O Poder dentro de você – Louise L. Hay)
Nenhum comentário:
Postar um comentário