“Nada é. Tudo está.”

09/01/2011

Claras de Ovo: Conheça os Benefícios



O ovo para muitos atletas e desportistas é considerado a melhor fonte de proteínas. Trata-se de um alimento que contém quantidades importantes de elementos necessários para o nosso corpo como, por exemplo, o ferro, a vitamina B, a vitamina E, entre outras vitaminas e minerais. Não podemos deixar de realçar o fato de que a gema do ovo é a parte mais interessante neste ponto de vista. Quem faz muito desporto deve assim privilegiar o consumo de claras de ovo em detrimento da gema de ovo. A verdade é que as claras de ovo são o alimento por excelência para os que praticam desporto de forma regular, e isto porque concentra mais de 50% de vitamina B2 contida no ovo.

É importante consumir uma quantidade suficiente de proteínas. Consiste, de fato, num dos elementos mais essenciais para a reconstrução e renovação dos tecidos do nosso organismo. As proteínas constituem 50% da massa seca das nossas células e desempenham um papel importantíssimo em todas as funções fisiológicas. Distinguimos dentro das proteínas duas categorias: as proteínas estruturais e as proteínas funcionais. Estas proteínas participam na formação dos tecidos do nosso corpo e aceleram os processos químicos no organismo. A prática de exercício físico implica uma degradação dos nossos músculos através do processo de catabolismo, daí a importância de ingerir este tipo de proteínas. Desta forma os desportistas que vão contrariar o processo anteriormente referido entrarão na fase de anabolismo. Apesar disso, há que ter cuidado com a quantidade de claras de ovo ingerida. Pois, o consumo regular e acima da média de proteínas pode levar a um aumento da porção de gordura no nosso corpo. É de fato capital praticar desporto para evitar isto.

A clara de ovo é menos calórica do que a gema. Embora sejam muitos os atletas ou desportistas que comem ovos – a gema e a clara – a verdade é que a gema tem uma quantidade maior de calorias em comparação com a clara. A clara é duas vezes menos calórica.

As claras de ovo são facilmente digeridas pelo nosso organismo. Isto quer dizer que a absorção dos nutrientes pelo nosso corpo é rápida. As proteínas contidas nas claras de ovo desfazem em micromoléculas, neste caso, aminoácidos. Ao tornarem-se micromoléculas, tornam-se suficientemente pequenas para serem absorvidas pela primeira porção do nosso intestino. Depois de absorvidas pelo nosso intestino, seguem para o nosso fígado antes de serem levados para os fibroblastos onde vão dar origem a fibras colágenas que formam os elementos constituintes dos nossos músculos e da nossa pele.

Outro benefício é o fato de ser um alimento bastante barato. O único trabalho que se pode ter é separar a gema da clara, embora já exista a possibilidade de comprar garrafas de claras de ovo apenas ou ainda comprimidos ou pós de proteínas das claras de ovo.

Para quem pratica desporto, é aconselhável comer em média 4 claras de ovo por dia. Embora não se deva abusar das gemas de ovo pelas razões já abordadas anteriormente, a verdade é que não é bom eliminar por completo a gema de ovo das nossas dietas. Não se pode comer 6 gemas com o risco de estar a absorver uma quantidade de calorias demasiada elevada. O ideal é ingerir 2 gramas de proteínas provenientes da clara do ovo por cada quilo do nosso peso. Tomemos um exemplo para que seja mais fácil perceber este ponto: se pesar 60 kg, poderá então consumir até 120 gramas desse gênero de proteínas.

As claras de ovo são de fato um elemento com “proteínas de referência”, expressão utilizada pelos nutricionistas para se referirem às proteínas específicas deste alimento. São excelentes porque se trata de um produto relativamente barato e que permite aos atletas e desportistas  ganhar rapidamente massa muscular quando a sua ingestão está associada a um programa de exercício físico regular e específico, devido às características e qualidades próprias da albumina do ovo que possui nove ácidos aminados essenciais para as necessidades nutricionais dos atletas ou daqueles que praticam desporto muito frequentemente. Estes elementos são benéficos antes e depois do esforço porque otimizam a reposta metabólica do nosso corpo.

Fonte: http://www.emforma.net/nutricao/claras-de-ovo-conheca-os-beneficios/

Nenhum comentário: