Com um delicioso sabor semi-doce e uma atrativa cor azul púrpura, os mirtilos estão repletos de nutrientes saudáveis. São uma fruta pequena e conveniente para se usar em muitas receitas como batidos, molhos, saladas e doces. Ou também se podem simplesmente lavar e comer à mão-cheia, sem necessidade de descascar ou cortar! Atrativos, pobres em calorias e supernutritivos, os mirtilos merecem um lugar privilegiado à nossa mesa.
HISTÓRIA
Originários da América do Norte, Ásia e Europa Central, os mirtilos têm sido consumidos pelo homem desde tempos pré-históricos. Em Portugal, encontram-se em regiões onde o Inverno é muito rigoroso, como a zona do médio Vouga.
Existem mais de 30 espécies que crescem em regiões distintas e centenas de diferentes variedades. Os mirtilos cultivados têm um sabor ligeiramente doce e os selvagens são mais adstringentes.
INTERESSE NUTRICIONAL
Excelente fonte de flavonóides, especialmente antocianinas, que lhe dão a típica cor azulada, vitamina C, fibra solúvel e insolúvel, como a pectina. Também muito ricos em taninos, vitamina E, manganésio e riboflavina.
EXCELENTES PARA A NOSSA SAÚDE
Os benefícios dos mirtilos advêm principalmente dos seus pigmentos antocianos que têm um poder antioxidante muito elevado. Os antioxidantes combatem os radicais livres destrutivos, compostos instáveis produzidos pelo nosso metabolismo e encontrados nos poluentes ambientais. Pensa-se que os radicais livres podem provocar várias doenças como o cancro e as doenças cardiovasculares, bem como contribuir para o processo de envelhecimento e doenças como as cataratas, glaucoma, varizes, hemorróidas e úlceras pépticas.
* Proteção do coração - Segundo um estudo publicado pelo Journal of Agriculture and Food Chemistry, os mirtilos fornecem 38% mais anti-radicais livres do que o vinho tinto, alimento com reputação de protetor do coração.
* Fruta visionária – Os mirtilos melhoram a visão e protegem contra a degeneração macular relacionada com o envelhecimento; excelentes para prevenir cataratas e retinopatias dos diabéticos. Também melhoram a visão noturna e reduzem a vista cansada.
* Promovem a saúde do trato urinário – Estudos recentes conduzidos pela Rutgers University NJ, provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário.
* Um cérebro mais funcional – Estudos laboratoriais levaram a concluir que os mirtilos melhoram a memória e a coordenação motora afectada por doenças de carácter degenerativo, protegendo o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por acção do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo. São excelentes antídotos para a depressão.
* Uma eliminação mais saudável – Os mirtilos podem ajudar a regular o trânsito intestinal e reduzir a inflamação do sistema digestivo.
ANTIOXIDANTE
O mirtilo é o fruto que contém mais antioxidantes, estes consistem num grupo de vitaminas, de minerais e de enzimas. Os antioxidantes trabalham para neutralizar radicais-livres que prejudicam o nosso sistema imunológico e que conduzem a muitas doenças degenerativas. Os radicais livres aparecem quando estamos expostos a uma variedade de substâncias tais como a radiação, os produtos químicos, a poluição, o fumo, as drogas, o álcool e pesticidas.
REDUZ O COLESTEROL
Novos estudos e pesquisas efetuadas por laboratórios credenciados, nos Estados Unidos, revelaram que os mirtilos podem também baixar o nível de mau colesterol, o mirtilo é mais eficiente que muitos medicamentos prescritos pelos médicos.
IMPEDE INFECÇÕES URINÁRIAS
Estudos recentes provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário.
MEMÓRIA E COORDENAÇÃO MOTORA
Melhora a memória e a coordenação motora afetada por doenças de caráter degenerativo, o mirtilo protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por ação do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo.
VISÃO
O mirtilo melhora a vista, diversos estudos na Europa documentaram que os mirtilos têm concentrações muito elevadas de anticianina, um composto normalmente vinculado com prestações que melhoram a visão noturna e reduzem a vista cansada.
"VIDA COM QUALIDADE"
Essa frase traduz a realidade da Fazenda Rio Fundo (Minas Gerais). Desde 1992, produzindo frutas de qualidade para o mercado nacional e para exportação. Com responsabilidade social, valorizando a vida e o meio ambiente, vem desenvolvendo seus produtos com pesquisa, trabalho e dedicação de todos os seus funcionários.
Fonte: www.seagri.ba.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário