“Nada é. Tudo está.”

14/04/2012

Ginko Biloba

Lembre-se, ginkgo biloba
A planta milenar pode prevenir ou aliviar alguns males, além de combater o envelhecimento e, claro, estimular a memória


POR ROSANA FARIA DE FREITAS

ORIGEM
O ginkgo biloba é a árvore mais antiga da face da Terra, sendo por isso identificada como um "fóssil vivo", com aproximadamente 225 milhões de anos. Sua altura pode chegar a 40 metros e sua longevidade alcançar quatro mil anos.

O QUE ESTÁ COMPROVADO
Uma das propriedades reconhecidas é sua capacidade de aumentar a irrigação dos tecidos, notadamente o cerebral. Isso significa que a planta pode melhorar o desempenho intelectual e combater males como dor de cabeça, depressão e insônia.
Além disso, ao aumentar a circulação no labirinto, estrutura interna da orelha, ajuda a diminuir zumbidos e tonturas. A melhoria na irrigação de áreas distantes do coração alivia dores nos membros - braços e pernas.

MEMÓRIA AFIADA
Vários estudos sugerem que o ginkgo biloba estimula as funções cognitivas, além de ajudar no tratamento de indivíduos com doenças degenerativas e com declínio das capacidades intelectuais relacionadas com a idade. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a planta capaz de estimular memorização e aprendizado.

MAIS JUVENTUDE
A ação combinada de diferentes princípios ativos - entre eles os bioflavonóides - reduz a densidade dos radicais livres nos tecidos nervosos. Isso significa que a planta evitaria danos às células que vão piorando com a idade, e por isso é uma arma valiosa no combate às rugas.

VIAGEM PELO MUNDO
A maior parte do consumo vem das árvores cultivadas na região de Bordeaux, na França, e na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Depois, as folhas são enviadas à Irlanda para serem extraídas e, a partir daí, a matériaprima é exportada para vários países - inclusive o Brasil - onde os comprimidos são elaborados.

CUIDADOS NO USO
O ginkgo é comercializado no país de duas formas: em comprimidos vendidos nas farmácias - e, nesse caso, só com receita médica, pois é considerado um medicamento com tarja vermelha; ou em cápsulas de pó moído e folhas, geralmente vendidas em lojas de produtos naturais e expostas nas prateleiras, ao alcance do consumidor. Embora sejam raros os casos de efeitos colaterais, é bom que a pessoa só adquira o produto com orientação de um especialista. A dose máxima recomendada é de 240 mg por dia.

SAIBA QUE...
A planta tem origem no Extremo Oriente. Suas folhas se dispõem em leques e são semelhantes ao trevo.
A árvore despertou o interesse de muitos pesquisadores, depois de resistir ao ataque aéreo da bomba atômica de Hiroshima, no Japão. Ela foi a primeira a voltar a brotar sob as ruínas da cidade devastada.
Há cerca de cinco mil anos, os orientais a cultivam com fins ornamentais, sobretudo em locais sagrados, como templos. Uma de suas características é adaptarse às mais precárias condições ambientais, bem como a agentes externos, como poluição, bactéria, vírus, radiação..
A investigação científica sobre o extrato de ginkgo biloba, nos últimos 20 anos, compreende mais de 400 estudos publicados, que incluem cerca de 50 ensaios clínicos. Eles apontam que os benefícios não são resultado da ação de um só ingrediente e sim de toda a complexa composição da planta, já que há mais de 70 compostos presentes.

CONSULTORIA: ALEXANDRE MERHEB, MESTRE EM NUTROLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), DIRETOR DO ESPAÇO MERHEB DE EMAGRECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA

Fonte: Revista Viva Saúde

Nenhum comentário: