“Nada é. Tudo está.”

14/04/2012

Óleo Essencial de Cravo da Índia



Syzigium aromaticum
O óleo essencial de cravo-da-índia é muito usado como fungicida e analgésico.
Os perfumes com toque picante normalmente contêm cravo, que também é usado em licores e vinhos aquecidos e adoçados com especiarias. O uso farmacêutico em larga escala reconhece suas propriedades anti-sépticas e bactericidas.
Especialmente indicado como analgésico, anestésico, antiemético, anti-séptico, antiespasmódico, estimulante do apetite, afrodisíaco, carminativo, cicatrizante, desinfetante, inseticida, facilitador do parto, tônico estomacal, tônico para o útero e vermífugo.

É um óleo muito forte que deve ser administrado com cautela. A massagem não é o meio ideal de aplicação, pois pode ocorrer irritação de pele.

O óleo essencial tem efeito positivo e estimulante sobre a mente, fortalecendo a memória. Sua qualidade revitalizante ajuda a tratar sensações de fraqueza e letargia.

É benéfico para o sistema digestivo, conhecido por aliviar os gases através da redução da ação absorvente. É eficaz no combate ao vômito, à diarréia, ao espasmo intestinal, à dispepsia e aos parasitas. Também alivia a náusea e o mau hálito decorrentes da fermentação gástrica. Tem efeito tônico sobre os rins, o estômago, o baço e os intestinos. Suas propriedades de agente analgésico podem ajudar a amenizar dores de dente, inflamações bucais, reumatismo e artrite. Funciona melhor em aplicações locais em áreas específicas do que no sistema em geral.

Nenhum comentário: