“Nada é. Tudo está.”

11/08/2012

Aliadas em tempos de estresse

chamada
Algumas plantas têm o poder de acalmar, outras melhoram a concentração, por isso, são bem-vindas no corre-corre cotidiano
Que tal uma xícara de chá para aplacar os ânimos? A ação de ervas no sistema nervoso é conhecida há milhares de anos, mas a ciência não cansa de testar sua eficácia. Até a prosaica camomila aparece em pesquisas recentes, conforme destaca a nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori, de São Paulo. “Um trabalho recente da Universidade da Pennsylvania, nos Estados Unidos, mostra que a planta atenua a ansiedade”, revela.

Além de novos estudos, os pesquisadores ainda reservam um belo espaço para debater o tema, como aconteceu no VII Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional,realizado em setembro, na capital paulista. A fitoterapia teve uma mesa redonda exclusiva para debates no evento.
Veja a seguir, algumas das mais eficazes ervas que afetam os humores e que foram mencionadas durante o congresso:

Hipérico (Hypericum perforatum)
Graças a uma soma de flavonoides e óleos essenciais, ele combate a depressão leve e moderada. “O hipérico ajuda a recuperar as terminações nervosas”, afirma a nutricionistaNatália Marques, que coordenou a mesa de discussões sobre fitoterapia no Congresso de Nutrição Clínica Funcional. Mas, quando usado sem orientação, pode interferir com medicamentos, inclusive os anticoncepcionais.

Ginkgo (Ginkgo biloba)
As sementes e folhas dessa espécie concentram terpenoides e flavonoides, uma dupla que age na circulação sanguínea do cérebro. “O ginkgo contribui para a concentração e a memória”, diz Vanderlí. Pesquisas apontam ainda sua eficácia contra zumbidos. Mas a especialista enfatiza que grávidas, diabéticos e hemofílicos não devem utilizar. E, outra vez, fica o recado: o uso só deve ser recomendado por médico, após uma análise criteriosa.

Maracujá doce (Passiflora alata curtis)
Atenção, aqui estamos falando das folhas da espécie e não do fruto. Elas concentram alcaloides e – outra vez! – flavonoides que têm efeito calmante. “A passiflora diminui a irritabilidade e afasta a insônia relacionada ao estresse”, explica Natália. Por causa de sua ação sedativa não é indicada para quem é sonolento ou tem a pressão baixa.

Kava-kava (Piper methysticum)
Estudos mostram que a planta é rica em compostos que agem no sistema nervoso e trazem tranquilidade, por isso a kava-kava ficou famosa por combater a agitação e a ansiedade, melhorando o sono. Mas ela não deve ser consumida por aqueles que têm problemas no fígado, já que algumas de suas substâncias podem danificar o órgão. Não custa reforçar a recomendação de ingerir somente com o aval do médico.

Romã (Punica granatum)
É uma soma de antioxidantes que a torna uma grande benfeitora do cérebro, daí ser chamada de “neuroprotetora” pelos especialistas. Há estudos que associam a romã à diminuição do risco de Alzheimer. “A planta tem diversos efeitos positivos na prevenção de doenças degenerativas”.

Nenhum comentário: