“Nada é. Tudo está.”

17/08/2012

Nina e Jorginho, de ‘Avenida Brasil’, poderiam ser tratados com florais para supera traumas e ódio

Nina e Jorginho sofreram traumas na infância

Nina sofreu a perda do pai, foi jogada em um lixão e cultivou o ódio e o sentimento de vingança por seus agressores até à vida adulta. Jorginho também foi abandonado em um lixão e, após ser separado de Lucinda, a mulher que ele considerava como sua mãe, rejeitou a ‘mãe adotiva’, Carminha, tendo sua vida psicológica prejudicada. Os personagens da novela ‘Avenida Brasil’ bem que poderiam ser pessoas comuns, já que todas carregam traumas – em maior ou menor nível – e, em alguns casos, não conseguem superá-los.

Para combater os sentimentos ruins que levam às doenças, os Florais de Bach originais são bastante indicados. “Os Florais de Bach foram descobertos pelo médico inglês Edward Bach, que viu a cura por meio das essências retiradas das plantas como um método complementar ao tratamento tradicional. Apesar de não substituírem os tratamentos alopáticos, os Florais são extremamente eficazes sobre os sentimentos, fazendo com que haja a superação dos momentos negativos”, explica Maria Aparecida das Neves, terapeuta e educadora floral.

Aparecida mostra como os Florais de Bach poderiam ajudar em casos como o de Nina e Jorginho:

Nina
A necessidade de vingança está fazendo com que a moça perca todo o sentido da vida. Ela não se diverte, não desfruta do amor de Jorginho e não mede esforços para destruir seus oponentes. Para que Nina supere o desejo de vingança, o Floral de Bach indicado é Holly, que transforma os sentimentos negativos em amor universal, permitindo que a bondade seja uma característica mais forte que a vingança.
Já para o trauma do abandono na infância, o Floral de Bach indicado é Star of Bethlehem, capaz de cicatrizar as feridas deixadas pelo abandono. Esse floral traz consolo para a alma e ajuda a superar tal trauma.


Nina também vive presa ao passado, não se permitindo viver o presente e pensar num futuro melhor. Para tais sentimentos, o Floral de Bach indicado é Walnut, que a ajudará a cortar vínculos com esse passado ruim. Ela também poderá beneficiar-se de Honeysuckle, que permitirá que siga em frente e pense em seu presente e no futuro.

Jorginho
O rapaz também vive preso ao passado, não permitindo que sua vida evolua no presente. Para ele, os mesmos Florais de Bach indicados a Nina farão efeito: Walnut, que a ajudará a cortar vínculos com esse passado ruim; e Honeysuckle, que permitirá que siga em frente e pense em seu presente e no futuro.

Jorginho não aceita sua mãe porque sente muita raiva por ter sido enganado. Neste caso, é possível associar os Florais de Bach Holly e Pine, de maneira que ele desenvolva amor e perdão.

E para que ele não cometa os mesmos erros do passado – terminar e reatar o relacionamento com Débora, por exemplo – o Floral de Bach indicado é o Chestnut Bud, que valoriza o aprendizado vivenciado no dia a dia.

Os Florais de Bach

O médico inglês Edward Bach, na década de 30, descobriu um sistema universal de cura: os chamados Florais de Bach. A cura, neste caso, não era física, mas sim emocional, afinal, para ele a desordem dos sentimentos e emoções se refletia em malefícios no corpo – uma constatação, atualmente, muito fácil de entender.


Os Florais de Bach são 38 essências feitas a partir de plantas e florais, ‘gotinhas’ que ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica – perdas, traumas, etc. Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável, livre de qualquer mal. 

Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo.

A chave para receitar as essências é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito. É o passo mais importante para equilibrar as emoções. São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida. 

O sistema criado por Bach tem ainda outras vantagens: é totalmente natural, não é algo caro e não têm contraindicação. Esta forma de tratamento tem sido utilizada, cada vez mais, por terapeutas e pessoas comuns que buscam o equilíbrio com a ajuda de métodos naturais. 


Nenhum comentário: